Pesquisar
Close this search box.

‘Primário de 2011 é maior do que para igual período de 2010’

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o superavit primário do governo central acumulado de janeiro a junho deste ano de R$ 55,52 bilhões é bem maior do que os R$ 24,89 bilhões registrados no primeiro semestre do ano passado.
O ministro reafirmou que o avanço da arrecadação não será utilizado para aumentar as despesas que, segundo ele, estão crescendo em ritmo menor às receitas.
De acordo com Mantega, a arrecadação subiu 19,3% de janeiro a junho deste ano contra 10,8% de avanço das despesas. No primeiro semestre do ano passado, as receitas subiram 19,2% ante avanço de 18,2% dos gastos públicos.
“Temos como princípio que as despesas cresçam menos do que o avanço registrado pela economia (PIB)”, afirmou.
Em entrevista a jornalistas, após participar de almoço com empresários, Mantega destacou a boa evolução da arrecadação, mas foi muito enfático ao afirmar que o governo não vai relaxar no cumprimento da meta do superavit primário que, segundo ele, será de 3% do PIB.
“Posso garantir que não vamos usar o aumento da arrecadação para elevar as despesas. Não vamos liberar novas despesas com aumento de arrecadação”, afirmou, ressaltando que excesso de receitas eventualmente poderá ser direcionado para desoneração tributária da sociedade.
Mantega destacou que o rigor fiscal do governo é um dos principais elementos que está colaborando para reduzir o ritmo do IPCA.
“Há um pouso suave da inflação. Todos os indicadores mostram que a inflação de junho é menor do que a de maio”, ressaltou.
Mantega, contudo, afirmou que como o combate à inflação é prioridade número um do governo o Banco Central continua com total liberdade para agir para cumprir as metas estabelecidas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
“Se o Copom vai continuar elevando ou não os juros isso precisa ser perguntado ao Banco Central”, concluiu.
Mantega afirmou ainda que o “combate à inflação é uma questão de honra para o governo. O Brasil seguirá empenhado no controle da inflação e vai continuar a tomar todas as medidas necessárias para que isso ocorra”.
O ministro afirmou que o IPCA de julho deve ter um número parecido com o do IPCA-15, que subiu 0,10% neste mês.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar