Pesquisar
Close this search box.

‘Fui levada a esse rumo’, afirma Dilma

https://www.jcam.com.br/FOTO_19102014 A4.jpg

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, responsabilizou nesta sexta-feira (17) o adversário Aécio Neves (PSDB) pelo aumento dos ataques pessoais na reta final da campanha eleitoral e disse que foi “levada” a adotar um tom agressivo.
No debate entre os presidenciáveis promovido pelo SBT, portal UOL, e rádio Jovem Pan nesta quinta-feira (16), a petista insinuou que o oponente foi apanhado dirigindo “sob álcool e droga” e que beneficiou parentes no governo de Minas Gerais.
O tucano, por sua vez, afirmou que um irmão de Dilma foi funcionário fantasma da Prefeitura de Belo Horizonte quando a capital era administrada pelo PT.
Em entrevista após ato político em Florianópolis, a presidente foi questionada sobre a agressividade nos debates e a decisão da Justiça Eleitoral que suspendeu uma propaganda do PT que acusava Aécio de perseguir jornalistas quando governou Minas.
Questionada se pretendia mudar o rumo da campanha, Dilma respondeu: “Eu não estou tomando este rumo, fui levada a esse rumo. Acredito que os debates seriam melhores se fossem mais propositivos”.
“Acontece que não é da mesma forma que o candidato adversário tem se comportado”, disse a petista, afirmando que preferia apresentar programas federais como o Pronatec e Minha Casa Minha Vida. “Agora, eu não posso me furtar ao debate que vier, porque sou candidata. Não posso usar de nenhum artifício e fugir das discussões”, concluiu.

Afagos
Dilma visitou Santa Catarina visando aumentar sua votação na região Sul, onde as pesquisas apontam vantagem de Aécio na corrida eleitoral. O tucano venceu as eleições no Estado no primeiro turno, com 52,8% dos votos válidos. Dilma teve 30,7%. À tarde, a petista irá ao Paraná, para uma caminhada em Curitiba.
A presidente fez diversos afagos ao governador Raimundo Colombo (PSD), reeleito no primeiro turno com 51,3% dos votos. Colombo fez campanha para José Serra, então candidato do PSDB, nas eleições de 2010, mas neste ano decidiu apoiar a petista.
“Há quatro anos eu não lhe apoiei, mas hoje estou aqui com a maior convicção”, disse Colombo, que citou várias vezes ter “gratidão” a Dilma por parcerias em obras de enfrentamento às enchentes, pelo apoio à exportação para frigoríficos sediados em Santa Catarina e pela duplicação da BR-101, ainda em andamento.
Dilma devolveu os elogios. “Entendo que vocês tenham eleito Colombo no primeiro turno, foi mais do que merecido. Homens públicos dessa envergadura sempre devem ser valorizados”, disse a presidente.
Ao lado de Dilma e Colombo, no palco montado em um centro de convenções de Florianópolis, estava Cláudio Vignatti, presidente do PT-SC e candidato derrotado ao governo.
Durante a campanha, ele fez forte oposição ao governador, mas ficou em terceiro lugar, com 15,5% dos votos.
Antes do comício, que reuniu militantes do PT e de partidos aliados como PMDB, PDT e PC do B, Dilma se reuniu com cerca de 160 prefeitos do Estado para pedir apoio na reta final.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar