Pesquisar
Close this search box.

‘Cristo bota fé nos jovens’, diz pontífice

Em um português com leve sotaque e estilo coloquial, o papa Francisco se sucedeu à presidente Dilma no palácio do Guanabara para exaltar, em discurso, a importância dos jovens, a quem chamou de “menina dos olhos”.
O pontífice afirmou que veio ao Brasil para se juntar a jovens de todo o mundo, que foram atraídos ao país pelo braços do Cristo Redentor. “Cristo abre espaço para eles porque sabe que a energia pode ser maior do que o coração”, afirmou em discurso.
“Cristo bota fé nos jovens e confia-lhes o futuro e sua própria casa. E também os jovens botam fé em cristo”, complementou o pontífice. No discurso, o papa Francisco reforçou o estilo de recusa a ostentações ao dizer que não trazia ouro, nem prata, mas apenas Jesus Cristo.
O pontífice falou por menos de 15 minutos a autoridades e jornalistas na sede do governo do Rio de Janeiro. Foi o seu primeiro discurso no Brasil, onde desembarcou hoje e ficará até o final da semana.
Em sua chegada à cidade, na tarde de hoje, o pontífice causou preocupação e exigiu um esforço da equipe de segurança pela proximidade com que os peregrinos conseguiram chegar do carro do papa.
Antes de entrar no papamóvel, o papa percorreu várias vias da cidade em um veículo comum, com a janela aberta, e chegou a ficar preso em meio a um corredor de ônibus. No percurso, ele cumprimentou fiéis e beijou ao menos três crianças.
O papa Francisco encerrou o discurso desta tarde com uma bênção à sociedade brasileira.
“Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal… Ninguém se sente excluído do afeto do papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, temos que recordar Nossa Senhora Aparecida. Desde já a todos eu abençoo. Obrigado pelo acolhimento”, finalizou o papa Francisco.

Chegada

O papa chegou ao Brasil às 15h43, na base aérea do aeroporto internacional do Galeão, no Rio. Foi colocado um tapete vermelho para o sumo pontífice passar.
Às 16h01, ele desceu as escadas com um sorriso no rosto e foi saudado pela presidente Dilma Rousseff. O papa recebeu flores de duas crianças e deu um beijo no rosto delas.
Ele foi recepcionado pelo toque de corneta e duas filas de militares – -tratamento dispensado aos chefes de Estado que visitam o país.
Além disso, a banda da base aérea e um coral formado por 120 jovens interpretaram o tema da Jornada Mundial da Juventude, encontro internacional de católicos que ocorre de amanhã ao domingo.
Autoridades foram ao local para receber o sumo pontífice. O papa as cumprimentou com aperto de mãos e abraçou o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.
A comitiva de políticos incluiu o vice-presidente Michel Temer e mais oito autoridades, como o governador do Rio, Sergio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Também estavam no avião jornalistas, que acompanharão o papa durante a Jornada Mundial da Juventude.
No centro da cidade, a multidão gritava: “ou, ou, ou, o papa já chegou”. Os sinos da Catedral Metropolitana, no Rio, tocaram no momento da chegada do papa.
Boas-vindas
O papa Francisco recebeu as boas-vindas da Força Aérea Brasileira ainda a bordo do avião A330 que o trouxe da Itália ao Rio de Janeiro.
Às 11h56, o controlador de voo tenente Ricardo Antônio fez um anúncio: “O Departamento de Controle do Espaço Aéreo deseja boas-vindas para a aeronave que transporta o Papa Francisco e sua delegação. Seja bem-vindo ao Brasil e para Jornada Mundial da Juventude de 2013”.
A aeronave havia acabado de entrar na área sob a responsabilidade do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, que cobre 22 milhões de quilômetros quadrados. O texto foi lido em inglês, via rádio, e por um outro sistema de transmissão. “Os pilotos garantiram que ela chegou ao papa”, disse o tenente.
Ricardo Antônio disse ter sido voluntário para controlar o voo. “Eu me emociono porque é o papa”, disse.
O avião estava a 516 km da costa – -ainda não era espaço aéreo brasileiro, mas uma área sob a jurisdição do Cindacta-3 (Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), do Recife (PE). Por força de tratados internacionais, o Brasil é responsável pelo controle de tráfego aéreo sobre o Atlântico até o meridiano 10 Oeste.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar