“Canal do Amazonas” ganha empresa

A empresa equatoriana Insa (International Shipping & Storage Co. Ltd.), está trabalhando para instalar uma filial em Manaus. A idéia é iniciar a operação de transporte multimodal na rota entre o porto de Manta, no Equador, a Ma­naus, o chamado Canal do Amazonas. A equatoriana também deseja fortalecer laços com empresas do ramo de transporte em Manaus, para futuras parcerias.
A Insa presta serviço de transporte no Equador desde 1958. Trata-se de uma empresa especializada em serviços não só dentro do Equador, mas também internacional, atuando com importação, exportação e mudanças. A articulação para a instalação da filial da Insa em Manaus está sendo tratada pelo próprio fundador da empresa, Carlos Enrique Avalos.
A rota entre Manta e Manaus através dos rios Napo e Solimões é importante para a indústria do PIM (Pólo Industrial de Manaus), porque reduz em até 27 dias o transporte de mercadoria entre a Ásia e a capital amazonense.
Atualmente, os produtos importados da Ásia, com trajeto pelo Canal do Panamá, dura em média 45 dias. Só que, como a frequência das viagens é de sete em sete dias, o tempo das importações do continente asiático pode chegar a 52 dias. Por Manta, o tempo cai para 25 dias, apenas 48% do tempo gasto pela via atual, de acordo com estudos do governo equatoriano, que trabalha para viabilizar a rota.
Caso a rota se viabilize, as indústrias não se beneficiarão apenas da diminuição de tempo e custos com transporte. Os benefícios atingem inclusive a redução de custos com armazenagem e estoques de insumos industriais.

ZPEs – A deputada Federal Vanessa Grazziotin (PC do B/AM) em visita ao JC e à Rádios Globo Manaus, demonstrou satisfação com os rumos das negociações sobre a instalação das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) no Brasil. Segundo a deputada, ainda que unidas, as bancadas do Amazonas e São Paulo, não teriam força para ganhar qualquer embate na Câmara Federal.

# # #

ZPEs 2 – A satisfação da deputada deve-se principalmente ao fato da diminuição de concorrência entre as futuras ZPEs e a ZFM. As ZPEs po­derão vender no mercado brasileiro 20% da sua produção, mas essas vendas não serão isentas dos tributos federais. Esse fato equilibra os dois modelos de desenvolvimento, haja vista os problemas logísticos enfrentados pelas indústrias ins­taladas em Manaus, principalmente devido à distância entre a capital amazonense e os principais centros consumidores do país.

# # #

Turismo – A Amazonastur (Empresa Estadual de Tu­rismo), realizou, na sexta-feira, 7, as inaugurações dos CATs (Centros de Atendimento ao Turista) do aeroporto internacional Brigadeiro Eduardo Gomes e da avenida Eduardo Ribeiro. A empresa também fez o lançamento do Plano Estadual de Turismo 2008/2011.

# # #

Jornalistas – A empresa Tropical Hotels & Resorts Brasil trouxe a Manaus no final de semana, junto com a TAM, um grupo de jornalistas da área de turismo de vários veí­culos de comunicação do país. A idéia foi proporcionar a eles experiências que só Manaus pode oferecer com relação a potencial turístico. Os veículos representados foram: “Viaje Mais” e “Correio Popular” (SP), “Jornal do Brasil” e “O Globo” (RJ), “Jornal Hoje em Dia” (MG), “Jornal de Brasília” (DF), “Jornal do Commercio” (PE) e “Zero Hora” (RS).

# # #

Jornalistas 2 – No domingo, o grupo de jornalistas se despediu da cidade, participando de um ‘bate-papo’ informal, na área da piscina, com o presidente da rede Tropical, Adenias Gonçalves, que também esteve em Manaus. Em seguida, foi servido o almoço (buffet de bassas), no restaurante Karu Grill.

# # #

Feiras – O Jornal do Commercio tem observado que alguns fiscais da vigilância sanitária de Manaus vem atuando de forma exemplar na feira do porto da Ceasa. Lá, observou-se a fiscal

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email