13 de dezembro de 2024

Usando insumos da Amazônia, startup maranhense lança produtos para saúde animal

Quem não se recorda do ministro Antônio Rogério Magri, lá dos tempos do Collor? Ele ficou famoso por conta das suas frases inusitadas e criativas! Uma delas foi “cachorro também é gente”. À época, dada a nossa ignorância, o político foi motivo de piada, hoje, sabemos que ele tinha razão!

E a afirmação é sedimentada pelos números do mercado pet que não me deixam mentir! Afinal, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o faturamento desse setor no país em 2021 chegou a R$ 35,8 bilhões, representando a sexta posição do índice mundial, com 4,5%. A associação afirma ainda que o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais do mundo, além de ser o terceiro maior país em população total de animais de estimação.

E para engrossar os números do setor, lá do Maranhão vem a Midas Pet & Life, empresa que desenvolve e comercializa uma linha de produtos voltados para a saúde dos animais domésticos. O portfólio contém fórmulas para cuidados médicos, como loções, pomadas e sabonetes. Entretanto, o carro-chefe da Midas é o seu famoso `Pelonete´ (junção de pelo + sabonete), uma formulação composta por bioativos presentes na Amazônia que auxiliam na recuperação dos pelos dos animais.

Tudo começou lá atrás em 2016, quando as futuras sócias Emanuelle Pinheiro (à esq.) e Raquel Pontes, que são casadas há dez anos, adotaram o Midas (foto), um Chow-Chow cheio de fungos que precisou de muito tratamento. Por causa disso, o espírito empreendedor veio com tudo, e as meninas fizeram do problema a solução.  Como Raquel possui mestrado e doutorado em Biomedicina não foi difícil iniciar o processo para o desenvolvimento de uma fórmula para tratamento de alergias. Após o período de pesquisas, o resultado: o sabonete ‘Pelonete´, produzido à base de mastruz e óleo de coco babaçu, bioativos presentes na Amazônia maranhense.

Segundo a pesquisadora, a formulação com esses principais ativos do Pelonete traz benefícios à recuperação na pele de cães e gatos. “O mastruz possui um ativo que estimula os folículos capilares, estimulando-os a crescer, restabelecer e manter a pele saudável. Caso ele tenha algum tipo de falha na pele, o Pelonete ajuda a crescer e restabelecer o pelo”, explica.

Para angariar recursos em prol da pesquisa e desenvolvimento da formulação do produto, a Midas Pet & Life participou de programas de incentivo a startups no Maranhão, como o Centelha e o Inova Amazônia.

Em 2020, a empresa apresentou o projeto de um embrião do Pelonete: uma pomada cicatrizante. Após a aprovação da ideia, a startup recebeu um aporte de R$ 50 mil para viabilizar os primeiros passos do produto. Porém, com prazos curtos para aplicar a verba e as dificuldades burocráticas e técnicas para registro técnico do item, a versão em gel foi substituída pelo sabonete.

Após o recebimento do segundo aporte no valor de R$ 13 mil foi possível dar andamento nas partes de validação e fabricação em escala do Pelonete. Elas explicam que o produto não substitui o tratamento feito pelos veterinários, trata-se de um complemento.

“A adesão a produtos naturais para o mercado pet tem crescido bastante e queremos que o sabonete se torne um aliado, até porque é um produto 100% natural e sem nenhuma restrição de uso. Também buscamos tornar público o poder que os biomas brasileiros guardam em termos de bioativos que têm algum tipo de contribuição tanto para a saúde humana quanto para a saúde animal”, diz Emanuelle.

Pra conhecer a startup é só acessar o Instagram (@midaspetlife/) ou enviar e-mail ([email protected]).

Empresa, com pouco mais de um ano, fatura cerca de R$ 15 milhões em apenas 12 horas

Tudo começou quando Virginia Fonseca e Samara Pink decidiram iniciar um negócio em outubro de 2021, chamado `We Pink´. No primeiro mês, as meninas venderam nada menos do que R$ 10 milhões em produtos cosméticos e, se você pensa que isso é tudo, não é não! Na semana passada, as empreendedoras decidiram fazer uma live promocional para divulgar e vender os produtos com até 60% de descontos. A transmissão durou cerca de 12 horas e nesse período elas faturaram praticamente R$ 15 milhões.  Os números superlativos não param por aí! Em 2022, a We Pink faturou R$ 168 milhões e a previsão é que em 2023, a cifra supere a casa dos R$ 250 milhões. Para alcançar esse resultado, uma das estratégias é administrar cerca de 40 quiosques próprios, que já estão sendo implementados.  

CVC dispensa funcionários e acumula dívidas

Pra quem navega pela plataforma  da CVC Corp, uma das principais empresas de turismo do Brasil, está tudo favorável: à disposição dos potenciais clientes estão as propagandas dos cruzeiros com Luan Santana e Xuxa, além da campanha publicitária que traz a imagem da sorridente Ivete Sangalo. Mas, o tempo pode fechar a qualquer momento. Nos últimos dias, a companhia demitiu cerca de 100 funcionários. Em comunicado, a CVC comentou que o corte de colaboradores é apenas um ajuste de estrutura e que irá focar no varejo. A empresa que opera no país há 45 anos tem passado por  alguns perrengues: em 2020, foi detectado um rombo contábil que bateu os R$ 362 milhões referentes aos 2 anos anteriores. Em outubro de 2022, a empresa reportou uma dívida bruta ao fim do segundo semestre de mais de R$ 687 milhões. Tomara que a viagem dos sonhos não se transforme em tsunami.

RÁPIDAS & BOAS

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está com edital aberto para selecionar entidade parceira para executar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Acre. O chamamento para instituições públicas e privadas está aberto até a quarta-feira (8/2). O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o objetivo de qualificar as empresas brasileiras para que iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. O edital está disponível no endereço eletrônico (https://bityli.com/ghAXJ).

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Estão abertas as inscrições até a sexta-feira (24/2) da 2ª e 3ª chamadas para seleção de multiplicadoras do Programa Ela Pode, da Rede Mulher Empreendedora. O programa é uma parceria com o Google.org que já capacitou mais de 200 mil mulheres em todo Brasil, com foco no Norte e Nordeste do país. Segue endereço eletrônico para informações e inscrições (https://bityli.com/7Y3r7).

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o SibratecNano receberá, até a quarta-feira (1º/3), propostas para o 14º ciclo de avaliações de projetos direcionados à criação de produtos e processos nanotecnológicos, com foco no mercado e na geração de valor para negócios e sociedade. O edital é voltado especialmente para as micro e pequenas empresas (MPEs). Mais informações podem ser obtidas através do link (https://bityli.com/EXYY5).

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.

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