Pesquisar
Close this search box.

Trends JC – Cultura reúne forças para renascer

Compartilhe:​

Depois de um longo limbo, ou podemos dizer ‘inferno astral’ que o setor cultural passou nos últimos quatro anos, com o combo fatal: abandono pelo poder público e pandemia, novos ventos estão soprando para este poderoso nicho. Já escutamos seus sinais: como a recriação do Ministério da Cultura; liberação de linhas de fomento nacionais; destravamento de projetos e as novas Leis de incentivo à cultura. Para debater esse segmento, já está acontecendo o I Encontro de Gestores e Produtores Culturais do Amazonas, projeto idealizado pela segunda turma do curso de pós-graduação em Gestão e Produção Cultural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E se é novidade, é assunto para o Trends JC.

O evento chega na sua primeira edição, puxado pelo novo cenário que vem se abrindo para esta cadeira produtiva renascente. A missão é aproximar os profissionais de diversos segmentos da cultura e da economia criativa, incluindo gestores, produtores, agentes culturais, artistas e artesãos que irão dialogar sobre as políticas públicas do setor cultural. Para isso foi elaborada uma série de atividades formativas que iniciarão no dia 18 de janeiro e seguirão até o dia 2 de fevereiro de 2023. 

Em participação no podcast Trends, os gestores e coordenadores do evento, Pedro Cacheado e Bianca Correia avisaram que as oficinas, que fazem parte da programação do evento, já estão acontecendo e vem mais nesta semana. “Pegamos algumas das principais dúvidas que os artistas e produtores têm sobre a profissionalização pessoal dentro do segmento e desdobramos em oficinas e workshops. Queremos ajudar a destravar a cena estadual, capacitando as pessoas para promoverem seus eventos e projetos de forma eficiente”, explica Pedro, que também é DJ e produtor cultural. “Eu também fui buscar qualificação para poder crescer no setor e profissionalizar projetos e realizações no âmbito regional”.

A programação principal acontecerá no Palácio Rio Negro, localizado na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus. Dentre as atividades estão  previstas palestras e discussões como o painel “Como aproveitar oportunidades para projetos culturais pelas Leis de Incentivo (Federal, Estadual, Municipal)” e a roda de conversa “Inclusão na Produção Cultural Negra, LGBTQIAP+, Indígena e Cabocla”. 

Segundo Pedro, para as próximas edições do evento, o foco será trazer gestores do interior do Amazonas. “A interiorização da cultura é um fator fundamental para a gente ter um setor vibrante, até porque é de onde vem a nossa cultura, não é?. A Lei Aldir Blanc II, Lei Paulo Gustavo e a Rouanet estão abrindo novas possibilidades. Os municípios precisam se preparar para receber essas verbas e fazer girar esses movimentos, por que sabemos que a cultura é geradora de emprego e renda e nos interiores, a gente sabe que o potencial é turístico e cultural. A gente precisa olhar para isso como uma força do interior”.

Bianca Correia, que é contra-baixista, arquivista na Orquestra Amazonas Filarmônica e na Orquestra de Violões, nasceu na música, tornou-se artista e depois buscou a profissionalização. “Eu resolvi estudar o que acontece nos bastidores e, assim, melhorar minha atuação como profissional. Dessa forma, a gente aprende a fazer certo e a ter ganhos mais significativos”, disse.

Bianca revelou que para a próxima semana, o evento guarda um line up incrível de artistas em um mini festival de música. “Teremos palhaçaria; dança e música que vai do regional ao jazz, passando pelo rock e pop. Estão confirmadas diversas bandas e djs. Então, você pode ir para conhecer o lindo Palácio Rio Negro, ou para aprender novas técnicas nas oficinas e painéis, participar do festival musical ou, simplesmente, curtir a feirinha da economia criativa que acontecerá no local”.

Evento bom é evento completo, não acha? e isso… os profissionais, gestores e artistas da cultura sabem fazer muito bem.

Serviço:

OFICINAS:

Oficina: Marketing para redes sociais

Dia: 25 e 26 de Janeiro de 2023

Horário: 19h00 às 21h00

Local: ESAT (Local: UEA-ESAT, Rua Major Gabriel , Centro)

Carga horária: 4 horas

20 VAGAS PRESENCIAIS + VAGAS HÍBRIDAS;

Oficina: Escrita de projetos culturais

Dia: 25 e 26 de Janeiro de 2023

Horário: 19h00 às 21h00

Local: ESAT (Local: UEA-ESAT, Rua Major Gabriel , Centro)

Carga horária: 4 horas

20 VAGAS PRESENCIAIS + VAGAS HÍBRIDAS;

SITE DO EVENTO

https://encontrogpam.wixsite.com/egpcam

INSCRIÇÃO ON-LINE, PELO SYMPLA:  

CONTATO E-MAIL: [email protected] / whatsapp: (92) 99350-4022

Lílian Araújo

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar