TikTok dá mais retorno em publicidades que outras redes

Compartilhe:​

Quem em 2023 ainda não ouviu falar do TikTok? A rede social das dancinhas (e muito mais do que isso) cresceu consideravelmente nos últimos anos e ganha destaque dentro da indústria publicitária.

Um estudo da Nielsen, encomendado pelo TikTok, mostra que, considerando-se o retorno sobre investimento em publicidade, as campanhas na plataforma de entretenimento podem ser 73% mais eficientes do que o retorno médio de outras mídias digitais e 80% mais eficientes do que em mídias offline.

Esse dado exemplifica o que muitos produtores de conteúdo e empreendedores já perceberam na rede: que além da exposição da marca, ela é também relevante para a conversão de vendas.

Um paraíso para a publicidade

De 2021 para 2022 a plataforma viu um aumento considerável na quantidade de empresas anunciantes. Dessa forma, a pesquisa mostra que as campanhas no TikTok tiveram aumento de 80% no retorno sobre o investimento em publicidade.

Além disso, as ativações deixaram de ser pontuais, de forma que os anúncios são mais longos e contínuos (mais semanas online), gerando resultados mais significativos.

Sobre a parceria que resultou na execução do estudo, Daniel Paez, Líder de Marketing Effectiveness da Nielsen para América Latina, comentou:

“A Nielsen e o TikTok têm trabalhado em parceria ao redor do mundo para fornecer insumos valiosos aos anunciantes a fim de entender melhor como a plataforma os ajuda a impulsionar os resultados com a audiência. Neste recente estudo que realizamos para a operação no Brasil, envolvendo grandes anunciantes de alimentos e bebidas, foi possível mensurar a performance de TikTok como plataforma de mídia e entender a relação que sua execução tem com a geração de venda incremental de uma forma eficiente”.

Ademais: “O TikTok tem demonstrado que não é uma ferramenta só para aumentar exposição da sua empresa, mas também uma plataforma de performance e as empresas têm percebido isso. Nos três primeiros trimestres deste ano observamos um crescimento de 151% no número de anunciantes aqui na América Latina. E ainda existe um potencial enorme a ser explorado pelas marcas, principalmente quando têm presença contínua na plataforma, para terem ainda mais performance em suas ativações”, afirma Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais para Negócios do TikTok para América Latina.

Transformando a experiência de compras

O TikTok está mudando a forma de se fazer compras online. Não é mais um caminho linear. Agora, é um ecossistema de engajamento, com conteúdo criativo, original e com autenticidade, que desencadeia a compra.

Outro destaque do levantamento é com relação à experiência de quem compra e de quem anuncia. Com uma experiência menos linear, mas um ecossistema de engajamento focado no conteúdo criativo, 80% dos usuários dizem confiar na plataforma, bem como enxergam credibilidade nos vídeos assistidos. Além disso, 85% afirmam ter pesquisado um produto depois de tê-lo visto em algum conteúdo da plataforma.

Novas soluções para empresas

“O TikTok é uma plataforma de entretenimento que busca inovar o tempo todo, então, estamos sempre testando novos recursos para trazer o que há de mais inovador e criativo para a nossa comunidade”, diz Comazzetto.

A plataforma lançou ao longo deste ano uma série de novas soluções para as empresas, como Creator Market Place e Branded Mission, ferramentas focadas na conexão mais fácil e ágil entre esses dois públicos (marcas e criadores).

O TikTok também passou a oferecer novos produtos de desempenho como foram os casos do: Pulse, que funciona como um horário nobre no TikTok, em que as empresas podem anunciar em conteúdos ou tendências com mais engajamento.

Já a ferramenta de Geração de Lead, dá às marcas a opção de inserir anúncios já com formulários atrelados ao conteúdo para que pessoas da comunidade TikTok possam se cadastrar e demonstrar interesse.

Por fim, o Shopping Ads, uma solução inteligente e prática capaz de aumentar o alcance dos catálogos de produtos das marcas. Por meio do Vídeo Shopping Ads, as empresas podem destacar um ou mais produtos com anúncios em formato de vídeo no feed do TikTok.

Sobre o estudo do TikTok com a Nielsen

A Nielsen realizou um estudo de Marketing Mix Modeling, avaliando o desempenho, bem como o impacto dos investimentos de cinco grandes marcas da indústria de bens de consumo –divididos entre Alimentos e Bebidas –em campanhas no TikTok e em outras mídias online e offline.

Foi considerado um período de dois anos para essa meta-análise –de maio de 2020 a abril de 2021 e maio de 2021 a abril de 2022, mensurando os seguintes veículos: TV aberta e paga, out of home, rádio, online vídeo, display, TikTok e outras mídias sociais.

Lílian Araújo

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio

Qual sua opinião? Deixe seu comentário