15 de setembro de 2024

Prefeitos do Amazonas recebem apoio do MTur para incrementar o Turismo na Região.

Gestores do Amazonas estiveram no Ministério do Turismo (MTur) e reuniram-se com os Secretários Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi e o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento, Carlos Henrique Sobral, no dia 15/08, em Brasília./DF.

O presidente da Associação dos Municípios e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson José de Souza, e o prefeito do município de Juruá, Dr. José Maria Rodrigues da Rocha Júnior estavam acompanhados das equipes técnicas e da Diretora de Gestão Intergovernamental da Presidência da República, Jéssica Italoema Moura e apresentaram projetos e ações que visam impulsionar o turismo nos municípios da região, entre eles: Projeto Orla, Turismo de Pesca Esportiva, rede trilhas.

Os prefeitos trouxeram um conjunto de reivindicações, para iniciar uma reaproximação com os gestores da região e o órgão estadual de turismo, Amazonastur. O mais importante é isso, trabalharmos, todos juntos, para levantar o nosso setor e agregar todos esses atores que podem colaborar com o turismo brasileiro”, destacou o Secretário Milton Zuanazzi.

O ministro do Turismo Celso Sabino adiantou que uma das prioridades do MTur é promover o Ecoturismo Sustentável como ferramenta eficaz de sustentabilidade e de empoderamento das comunidades tradicionais amazônicas. “O ecoturismo sustentável será uma das bases sólidas junto com o turismo de base comunitária e com outras práticas relacionadas ao turismo que vão constar do plano”, garantiu.

Ecoturismo na Amazônia – Uma das prioridades do MTur é para a promoção do Ecoturismo Sustentável como ferramenta eficaz de sustentabilidade e de empoderamento das comunidades tradicionais amazônicas. Em recente participação nos Diálogos Amazônicos, evento promovido pelo governo federal em Belém (PA) para definir estratégias sustentáveis à Amazônia, o ministro Celso Sabino, anunciou a inclusão do termo Ecoturismo Sustentável na política pública do turismo no país.

Em sua recente participação nos Diálogos Amazônicos, evento promovido pelo governo federal em Belém (PA) para definir estratégias sustentáveis à Amazônia, o ministro Celso Sabino, anunciou a inclusão do termo ‘Ecoturismo Sustentável´ na política pública do turismo no país.

Diálogos Amazônicos – Evento promovido pelo governo federal em Belém (PA) trouxe estratégias sustentáveis para a Amazônia, com um painel sobre a contribuição do turismo na área. O debate, que contou com as presenças do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, abordou o papel do segmento como ferramenta eficaz de sustentabilidade e de empoderamento das comunidades tradicionais amazônicas.

O titular do Ministério do Turismo citou ações do Governo Federal que ajudam a desenvolver um turismo efetivamente sustentável, com forte poder de inclusão social e aliado à defesa dos recursos naturais da região, levando desenvolvimento econômico a comunidades rurais, quilombolas e a povos originários. Dentre elas, os projetos Experiências do Brasil Rural e Experiências do Brasil Original, organizados em parceria junto aos ministérios da Agricultura e Pecuária, dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial e a Universidade Federal Fluminense (UFF) e que trabalham a qualificação do turismo rural.

O ministro também ressaltou o caráter transversal do trabalho. “Por determinação do presidente da República, há um trabalho sistêmico e transversal, através do diálogo com o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério das Cidades, o Ministério dos Povos Originários, o Ministério das Mulheres, o Ministério da Integração Regional, a Secretaria de Patrimônio da União e o Incra. Isso vai proporcionar que o turismo possa servir como fonte de geração de renda para as populações da Amazônia. E para provar, para todo o mundo, que podemos preservar o meio ambiente e contribuir para que as mudanças climáticas, que têm se acentuado no planeta, possam receber um freio”, apontou Sabino, destacando, ainda, esforços do MTur no sentido de avançar na qualificação profissional na área em parceria com a Embratur e o Sistema S.

MTur lançou o novo painel de consulta das informações cadastradas no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISmapa) e a Categorização dos Municípios. Com aparência mais simples e dinâmica, a nova plataforma tem o objetivo de aprimorar a experiência dos usuários e fornecer informações mais acessíveis sobre os destinos turísticos do Brasil. Todos os dados foram informados pelos municípios que fazem parte do Mapa do Turismo 2023, que permanece aberto para a adesão. A nova ferramenta é resultado de um trabalho conjunto com os municípios, regiões e estados brasileiros para ofertar conteúdo útil para todos os envolvidos no turismo brasileiro. É importante prestar atenção nas notas explicativas que constam na nova plataforma. Com essa iniciativa, o Ministério do Turismo reafirma o compromisso do governo em fomentar o setor turístico brasileiro, tornando-o mais acessível, dinâmico e atrativo para turistas nacionais e internacionais contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico e social do país. Acesse o site oficial do Mapa do Turismo Brasileiro: 

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando

Veja também

Pesquisar