12 de dezembro de 2024

Parintins movimenta o maior pólo turístico do estado

De acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o 56º Festival Folclórico de Parintins deverá movimentar cerca de R$ 120 milhões na economia de Parintins e nas cidades do entorno. O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, aponta que só os Setores de Comércio e Serviços têm alta de 200% no faturamento, comparado ao período sem festividades no município. e O evento é realizado pela Prefeitura de Parintins organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Este ano, o evento que será focado em Cultura, Turismo e Sustentabilidade.

Os benefícios serão principalmente para as cidades próximas de Parintins, como Nhamundá, Barreirinha, Maués e Boa Vista dos Ramos.  “Hotelaria, Agência de viagem, Comércio, Serviço, Restaurantes, Bares são os setores que serão mais beneficiados com esse festejo. Além disso, temos um benefício para a região do Baixo Amazonas, antes, durante e depois do festival”, destaca Sampaio.

O festival tem uma relevância tanto nacional quanto internacional, o que atrai novos públicos para Parintins, gerando emprego, renda e oportunidade nesta região do Baixo Amazonas como um todo, sem contar que a capital é o ponto de partida do maior fluxo nesse período que começou no final de abril com a Alvorada do Garantido e o Boi de Rua do Caprichoso culminando com as três noites dos shows inigualáveis dos dois Bumbás que se confrontam no Bumbódromo nos dias 30 de Junho a 02 de Julho.

O Festival Folclórico de Parintins é um evento anual que ocorre na última semana de junho na cidade de Parintins (369 quilômetros da capital manauara). Considerado um importante patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O evento começou a ser realizado em 1965 e desde então é popular na região, atraindo pessoas de todo o país e do exterior.

Pesquisa – A Amazonastur está realizando pesquisas com mais de 4 mil turistas e moradores de Parintins e vai avaliar o perfil dos turistas e percepção da população para auxiliar no desenvolvimento das atividades turísticas na localidade. Ao todo, 18 profissionais estão atuando em diversas áreas da Ilha Tupinambarana como a Praça da Catedral, Porto, Praça Digital, Turistódromo e Bumbódromo para alcançar o maior número de pessoas. Para os visitantes do Turistódromo, a pesquisa será digital por meio de escaneamento de QR Code da pesquisa ou utilizando um dos dispositivos móveis da Amazonastur.

Píer 1851 abre leque de opções para o Festival 2023

Num cenário paradisíaco de Parintins situado no Lago Macurany, é inaugurado um dos locais mais esperados da temporada bovina. Preparado para ser mais um local de entretenimento aos visitantes do Festival de Parintins, o Píer 1851, além de oferecer uma experiência exclusiva aos clientes, vai apresentar uma playlist amazônica, combinando com seu cenário paradisíaco. É possível chegar ao Píer 1851 por terra ou por água, localizado na rua Oriximiná, 1851, bairro Palmares, na margem direita do Lago Macurany.

A empresária Dunia Assayag explica que, inicialmente, o Píer 1851 foi estruturado para funcionar como sistema de atracação de iates e barcos de médio e grande porte. No entanto, nos dias do Festival de Parintins – 30 de junho a 2 de julho – o local vai oferecer o serviço Day Use.

Day Use – Para os visitantes nos dias do Festival podem adquirir os vouchers de acesso pela pré-venda, por meio do WhatsApp (92) 99462-7937. O pagamento poderá ser feito via PIX.

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando

Veja também

Pesquisar