Pesquisar
Close this search box.

O tesouro culinário do Norte do Brasil

Compartilhe:​

O turismo gastronômico encontra no Amazonas o destino perfeito. Com uma culinária ancestral e sabores marcantes, a gastronomia amazonense alcançou 95% de aprovação entre os turistas, conforme os dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

A gastronomia amazonense usa ingredientes das florestas e dos rios como protagonistas e cria receitas ímpares, sendo um prato cheio para aqueles que amam viajar para explorar novos sabores.

Com auxílio de especialistas, a Amazonastur fez uma lista com os pratos que o turista não pode deixar de experimentar quando visitar o Estado. A chef de cozinha e proprietária do Zefinha Bistrô, Selma Reis, elegeu os pratos mais icônicos.

Ao escolher os pratos prediletos, não faltaram opções. Selma destacou, no entanto, que o peixe da maior bacia hidrográfica do planeta, que está localizada no Amazonas, são as estrelas dos pratos, em conjunto com a farinha de mandioca – herança ancestral dos povos indígenas.

Pratos icônicos do Amazonas

Matrinxã assada na folha de bananeira – O prato preserva o sabor e a suculência de um dos peixes mais saborosos dos rios amazônicos. A deliciosa receita representa o Amazonas e traduz a simplicidade culinária aliada aos ingredientes frescos encontrados na região.

Pirarucu de Casaca – Um dos pratos mais tradicionais do Amazonas recebe influências portuguesas, incorpora o pirarucu a uma deliciosa mistura de temperos doces e salgados. A explosão de sabores conta com ingredientes como banana e farinha do Uarini.

Tacacá – Com sabor forte que une o famoso caldo de tucupi com folhas de jambu, camarão e goma de mandioca, o tacacá é destaque na gastronomia do Norte.

Tambaqui – O tambaqui faz parte do cotidiano dos amazonenses e pode ser consumido frito, assado na brasa ou na tradicional caldeirada de tambaqui. O peixe de água doce assado é a marca registrada nos almoços de domingo.

X-Caboquinho – A dica imperdível para quem visita o destino Amazonas é saborear o café da manhã amazonense, com sanduíches que levam ingredientes típicos da floresta. Entre os sanduíches, o preferido da população local é o X-Caboquinho, servido tradicionalmente no pão francês com lascas de tucumã, banana da terra frita e queijo coalho.

Texto e foto: Amazonastur (Amazonastur disponibiliza a ferramenta ‘Amazonas to go’ para encontrar espaços gastronômicos credenciados)

VISITA

O novo secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi esteve na Rossi & Zorzanello, onde foi recebido pelos diretores da empresa Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Desde a sua primeira passagem pelo Ministério do Turismo em 2003, Zuanazzi mantém uma boa relação o Festuris. No encontro, Zuanazzi apresentou os desafios do cargo, como a reestruturação do Plano e do Conselho Nacional de Turismo, além de captação de mais recursos para o setor. “É bom vê-lo novamente no Ministério do Turismo”, afirmou Marta Rossi.

CREDENCIAMENTO

O credenciamento dos veículos de imprensa que desejam realizar a cobertura do 25º Festival Folclórico do Amazonas está aberto até o dia 29 de agosto de 2023. As solicitações devem ser enviadas para o endereço eletrônico [email protected] até a data limite, com a apresentação de CNPJ, endereço atualizado da empresa, nomes completos dos profissionais a serem credenciados, função, número do RG e CPF (ou cópia digitalizada do passaporte, caso estrangeiro), telefone, e-mail, bem como o nome completo e RG do profissional responsável por receber as credenciais.

LANÇAMENTO FESTURIS

O Festuris terá lançamento internacional da 35ª edição em Montevidéu, no Uruguai, no dia 31 de agosto. Na oportunidade, os CEOs do grande evento de negócios turísticos das Américas, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello entregarão o convite oficial ao ministro do Turismo do país, Tabaré Viera, oficializando o Uruguai como país convidado de honra desta edição. O lançamento é exclusivo para agentes de viagens, imprensa e autoridades, na sede do Ministério do Turismo. No encontro, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o vice-prefeito e secretário de Turismo, Luia Barbacovi, apresetarão o destino aos presentes.

MINISTRO DO TURISMO

O ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou à Câmara dos Deputados a linha mestra do Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, o qual, segundo ele, vem sendo discutido com diversos setores da sociedade e será apresentado até o final de setembro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apontando o preço das passagens aéreas e a tímida divulgação de destinos nacionais como entraves ao desenvolvimento do turismo no Brasil, Sabino disse que o ministério estuda, junto com as companhias aéreas, formas de ampliar o número e a frequência para destinos nacionais a preços mais baixos.

UNIDESTINOS

O empresário Marcelo Perim, que também é presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) da Fecomércio, assumiu a presidência do Palmas Convention & Bureau nesta quinta-feira, no auditório central do Hotel Girassol Plaza. Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e Presidente da Unedestinos – União Nacional de Conventions e Entidades de Destinos esteve presente. Na ocasião, Toni Sando proferiu a palestra “O impacto econômico do Turismo de Negócios e Eventos em um Destino”. Toni é Membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

EM NYC

O maior Festival de Artes Integradas do Norte do país, o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, além de potencializar a carreira dos fazedores de cultura, também, vai posicionar a cidade entre os maiores destinos turísticos da América Latina. O megaevento realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio Manauscult, foi lançado na Times Square, que é um dos destinos mais famosos do mundo visitados em Nova York, nos Estados Unidos. Para o prefeito David Almeida, poder apresentar a cidade para os maiores players do Turismo por meio do megaevento é uma revolução de impactos positivos em vários aspectos.

PROCOLÔMBIA

O ProColombia, entidade encarregada de promover o país vizinho como destino turístico, atrair investimento direto e promover as exportações não tradicionais, movimentou o cenário turístico de Manaus nesta terça-feira. Foram  dois eventos significativos voltados para promover as belezas naturais e as possibilidades de negócios entre os mercados brasileiro e colombiano, uma vez que o Brasil se tornou importante destino para as exportações. Andres Diaz, diretor do ProColombia apresentou os destinos promissores do País. E Alan Oliveira, da Avianca, mostrou as facilidades de transportes aéreos.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar