Pesquisar
Close this search box.

O cidadão e o desenvolvimento dos municípios

Compartilhe:​

Augusto Bernardo Cecílio e Moisés Hoyos

Em Boca do Acre, Sefaz conscientiza população sobre papel do cidadão no desenvolvimento do município

Estreitar os laços entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a população do Amazonas e o poder público local, com apoio das agências e postos da pasta no interior, é o principal objetivo do Projeto Sefaz em Ação, que acaba de cumprir mais uma etapa no município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus).

A segunda cidade visitada do projeto, que já passou por Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), no Alto Solimões, contou com uma série de encontros, palestras e reuniões com autoridades, representantes do setor produtivo, estudantes e público em geral.

Entre os temas debatidos nas palestras, estão: os serviços da secretaria no interior do estado; a importância da regularização fiscal e da arrecadação tributária, que tem impacto direto nos repasses aos municípios do interior; a importância da educação fiscal para a conscientização sobre a aplicação social dos tributos; e os canais de contato do público da Sefaz por meio da Ouvidoria Fazendária.

Joel Brito, chefe da Gerência de Arrecadação de Unidades Descentralizadas (Gard), destacou o sucesso de mais uma etapa do Projeto Sefaz em Ação. “Sucesso de público, com participação de artesãos, estudantes, empresários, produtores rurais e público geral. Eu me sinto muito feliz de poder dirimir as dúvidas que apareceram e ajudar a população local a compreender melhor a legislação tributária”.

A Regina Barbosa, chefe da agência da Sefaz em Boca do Acre, atribuiu as atividades do projeto Sefaz em Ação à necessidade de trazer uma maior consciência ao contribuinte sobre o papel do cidadão no desenvolvimento dos municípios. “Boca do Acre recebeu com muita alegria esta ‘jornada de conhecimento ao cidadão’ que é o Sefaz em Ação. Foi essencial para aproximar mais os cidadãos das atividades da secretaria, além de esclarecer, por meio do projeto de Educação Fiscal e Nota Fiscal Amazonense, que as ações conscientes do contribuinte são essenciais no desenvolvimento e crescimento do município”.

Auditório lotado para o Seminário da Sefaz em Boca do Acre.

Ellen Patrícia, Chefe da Ouvidoria Fazendária da Sefaz, realizando a sua palestra

Produtores rurais de Boca do Acre recebendo informações da Sefaz e tirando dúvidas.

Webinário discute impacto do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

No próximo dia 25 de abril, às 14h30 (horário de Brasília), será realizado Webinário Nacional sobre o Impacto do Prêmio Nacional de Educação Fiscal na sociedade.

O evento será transmitido pelo canal do Youtube GT66 – Educação Fiscal e contará com a presença de Maria Aparecida Lacerda e Meloni (Papá), coordenadora-geral do Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Febrafite, que discutirá como os projetos premiados contribuem para a manutenção e aprofundamento de práticas de cidadania ativa. Além disso, serão apresentadas as novidades da edição de 2023 e depoimentos de ganhadores da última edição do Prêmio, que compartilharão experiências sobre motivação, desafios na execução dos projetos e resultados sociais e comunitários.

O webinário será mediado pelo jornalista Rafael Carneiro, do Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás. Por meio do chat da transmissão ao vivo, participantes poderão interagir com a palestrante, além de terem acesso a formulário de avaliação que permitirá obtenção de certificado de participação.

Contato da coluna

[email protected] ou [email protected]

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar