13 de dezembro de 2024

Nova diretoria da PF reforçará defesa do ambiente

A PF (Polícia Federal) terá maior a tenção no próximo governo. Uma nova diretoria será criada para o combate a crimes ambientais, o que reforçará as medidas em defesa do meio ambiente, principalmente na Região Amazônica, onde garimpeiros, madeireiros e pescadores ilegais operam em terras indígenas demarcadas, destruindo fontes de alimentos para centenas de etnias que dependem desse sustento.

A equipe de transição de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve propor alterações no organograma de diversas pastas e órgãos públicos. Entre as propostas, o grupo de trabalho da área de Justiça e Segurança Pública vai sugerir a criação de uma diretoria de combate a crimes ambientais na Polícia Federal. A corporação também pode ter um setor dedicado exclusivamente ao combate de crimes digitais e cibernéticos.  

A proposta foi revelada pelo coordenador do grupo, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), durante conversa com jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na noite desta terça-feira (29). 

“Nós temos debates que se referem à reorganização da PF, com a criação de novas diretorias. Por exemplo, uma tratando de crimes ambientais, outro setor específico para crimes cibernéticos e digitais”, afirmou Dino. Segundo ele, a questão ambiental é um dos aspectos “identitários” do novo mandato e deverá ser uma prioridade transversal em todas as pastas.

A equipe de transição anunciou a criação de uma Secretaria de Políticas para os Territórios Periféricos, que deverá estar vinculada ao futuro Ministério das Cidades, pasta que será recriada para o novo governo. 

“[Será uma secretaria] voltada para as periferias urbanas, que pense não só moradia, mas infraestrutura urbana, serviços, equipamentos públicos. Ou seja, uma articulação federal que tenha foco nas periferias”, explicou o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP), integrante da equipe de transição para a o setor, durante entrevista a jornalistas na manhã desta quarta-feira (30). 

Ainda nesta quarta, os 31 grupos de trabalho da transição deverão apresentar relatórios preliminares ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segue em Brasília. Em uma postagem nas redes sociais, ele destacou o andamento dos trabalhos. 

“Seguimos em Brasília, trabalhando na transição para um governo de todos os brasileiros. Hoje serão concluídos relatórios preliminares. As análises dos grupos de trabalho mostram que teremos muito trabalho pela frente, para junto do povo brasileiro reconstruirmos o país”, disse.

Nota abre Perfil

Cabo de guerra na CMM

Às vésperas das eleições para a presidência, a CMM é sacudida por muita tensão, principalmente após o anúncio de Serafim Corrêa (PSB), ex-líder do governo, de que o prefeito David Almeida (Avante) estaria ‘fritando’ a candidatura do vereador Caio André (PSC), o aclamado pela maioria dos parlamentares. O clima se incendiou. Fontes de bastidores dizem que o governador Wilson Lima (UB) também está exercendo a sua influência na escolha do melhor nome para dirigir a Câmara Municipal.

Nesse cabo de guerra, Almeida estaria fora das cartas do baralho na disputa, só preponderando o lobby de Lima – o prefeito conspirando em favor de Wallace Oliveira (Pros), seu provável indicado, e o governador defendendo Caio André, que faz parte do partido ao qual ele esteve filiado anteriormente. Pelo que se observa, a vontade de Lima deve prevalecer. As eleições acontecem dia 5 de dezembro.

Futrica

Mais encrenca fomentada por vereador da CMM. A justiça mandou Rodrigo Guedes (Republicanos) retirar publicações nas redes sociais contra Gabriel Alexandre da Silva Lima, genro do prefeito David Almeida, anunciando que iria investigar suposto enriquecimento ilícito da família do gestor por operações de postos de combustíveis. Encrenqueiro de carteirinha, Guedes vê o assunto como oportuno para ficar sob os holofotes na Câmara. Com certeza, Almeida vai retaliar. Já deu mostras de ser reativo.

Decisivo?

Será que desta vez emplaca? A venda de sacolas plásticas como embalagem nos estabelecimentos comerciais no Amazonas será proibida a partir de fevereiro de 2023. A restrição valerá a partir desta data caso o governador Wilson Lima sancione projeto, aprovado na quarta-feira (30), pelos deputados estaduais. Se sancionada, a legislação entrará em vigor 90 dias após a publicação no diário oficial. Os estabelecimentos comerciais têm até dia 31 de dezembro deste ano para se adequarem às novas regras.

Fraude

A PF fecha o cerco contra a malversação de verbas. Ontem, foi divulgado um vídeo em que aparecem agentes federais vasculhando documentos e materiais do ex-governador Henrique Oliveira e de Adriana Mendonça, sua ex-esposa, e ainda de três empresas que possuem um mesmo sócio em comum. A Operação Amor Fantasma apura denúncias de caixa 2 no fundo partidário do Pros, sigla à qual o político é filiado e disputou as eleições para o governo este ano. O esquema é escancarado.

Corrupção

A Suframa também encampa medidas de maior transparência nas contas públicas. Hoje, a autarquia promove o evento ‘Atuação Correcional no Combate à Corrupção’, que será realizado em seu auditório, das 8h30 às 11h40. O encontro acontece em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro. Segundo a corregedoria da instituição, o objetivo é fomentar mais conscientização na prevenção a fraudes de toda ordem. Aliás, o Brasil é o país dos esquemas.

Reconhecimento

Merecidamente. Ontem, a Assembleia Legislativa aprovou a concessão da Medalha Ruy Araújo ao deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). Economista, o parlamentar não foi reeleito e seu mandato encerrará este ano. A proposta partiu de todos os deputados estaduais – foi coletiva. O colega Belarmino Lins (PP) justificou a comenda. “É mais do que justa porque distingue um dos grandes parlamentares amazonenses, competente, extremamente dedicado à causa popular e amigo de todos nós”, disse.

Impasse

Mais um capítulo do imbróglio envolvendo medidores elétricos.  A juíza Naira de Oliveira Norte, da 13ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus, arquivou a ação em que o senador Eduardo Braga (MDB) tentava impedir a instalação dos novos aparelhos no Estado. Alegando ‘inadequação’, a magistrada também revogou uma decisão que proibia a Amazonas Energia de usar os equipamentos. Com a medida, a empresa está autorizada a dar continuidade à instalação do sistema. Paradoxo.

Otimismo

Novos números retomam o otimismo no mercado. Segundo o Caged, o Amazonas criou 3.463 novos postos de trabalho formais em outubro. O saldo resultou de 19.738 contratações e de 16.275 demissões no período. No acumulado deste ano, 37.464 vagas foram geradas no Estado. Outro ponto positivo. A região tem um estoque de 481.994 empregos com carteira assinada. A maior parte no setor de serviços – são 220.049. A indústria, ancorada na ZFM, registra 121.006 contratos. Bom fôlego.

Alarmismo?

Alarmismo ou não, a Covid-19 volta a ser tema de muita preocupação. O Brasil está na lista dos países onde as novas variantes da doença começam a se disseminar. Segundo dados publicados pela OMS, o aumento na taxa de mortes por conta do coronavírus no País foi de 113%, em comparação aos sete dias anteriores. Com isso, ocupamos a terceira posição, com 535 casos de mortes na semana que terminou em 27 de novembro, quando houve 8,4 mil óbitos no mundo. É hora de mais prevenção.

FRASES

Vereador não indica secretário. Prefeito não indica presidente”.

Marcelo Serafim (PSB), vereador, sobre candidatos à presidência da CMM.

“Temos debates para reorganização da PF”.

Flávio Dino (PSB-MA), senador eleito, da equipe de transição do novo governo.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar