11 de dezembro de 2024

Marta Rossi, sempre pioneira

Por indicação da diretoria e aprovação unânime da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, a empresária Marta Rossi é a primeira mulher a receber a Medalha do Mérito Acadêmico na história da instituição.

A entidade tem como um dos principais compromissos conceder Diplomas, Medalhas de Honra ao Mérito e outras honrarias, para homenagear indivíduos e entidades que contribuíram ou contribuem, de forma considerável, para o progresso e aprimoramento dos setores.

Até o presente momento a Academia, por meio das indicações do seu Colégio Acadêmico, já outorgou medalhas do mérito acadêmico para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013), o reitor Gabriel Rodrigues (2014), o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015), o publicitário Nizan Guanaes (2016), o empreendedor Ozires Silva (2017), o empresário Armindo Dias (2018), o criativo Danilo dos Santos Miranda (2019), o empreendedor cultural Roberto Medina (2020) e o promotor de eventos José Victor Oliva (2021).

Este ano, Marta fez história na Academia sendo a primeira mulher a receber a medalha. “Me sinto muito honrada em receber essa deferência, pois acredito que a inclusão da figura feminina no meio turístico é mais que fundamental para o progresso do trade. Confesso que muita emoção bateu no peito, além de muito orgulho, porque serei a primeira mulher, entre os já homenageados, a receber este título”, declara a empresária.

Há anos, o nome Marta Rossi se tornou sinônimo de turismo em meio ao trade. Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta atuou na Prefeitura de Gramado desenvolvendo projetos educacionais com apenas 17 anos.

Entretanto, foi em 1980 que a gramadense ingressou no segmento do Turismo, trabalhando nos principais hotéis da cidade. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, iniciou uma transformação para o mercado turístico.

As profissionais criaram a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feira e Eventos. Visionárias, cientes da grande demanda de turismo de negócios presente no Brasil, as sócias criaram o Festival Internacional de Turismo de Gramado, que desde 2015 leva o nome de Festuris. O evento ficou consolidado e, em 2023, terá a realização de sua 35ª edição de forma ininterrupta. Em 2022, o Festuris reuniu 12,5 mil participantes, 2,7 marcas em exposição e 40 destinos internacionais.

A Academia foi fundada sem fins lucrativos em 17 de fevereiro de 2006 e possui um colegiado formado por 40 membros nacionais e 20 internacionais, sendo mulheres e homens referências nos segmentos de eventos e turismo. Há cerca de cinco anos, diversos profissionais do setor, despertaram para uma discussão plena sobre a importância atual e expressiva dos eventos, não só no contexto do turismo, como da hospitalidade e da sociedade como um todo.

ILUSÃO

O Chocoland Hotel Gramado, empreendimento inédito que abriu suas portas no final de junho, está recebendo os ilusionistas Henry e Klauss durante uma temporada especial de apresentações do “Illusion Show – Uma jornada Mágica”, que acontece de 1º a 30 de julho, no Palácio dos Festivais, em Gramado. O hotel temático do chocolate é um dos apoiadores e a hospedagem oficial dos maiores ilusionistas da América Latina. “Escolhemos o Chocoland como hotel oficial do Illusion Show em Gramado por ser um ambiente muito especial e mágico”, comentam Henry Vargas e Klauss Durães.

FESTURIS EM GOIÁS

O Festuris esteve presente, pela primeira vez, na Expo Turismo Goiás como expositor. O evento realizou a sua 3ª edição este ano. O grande evento de negócios turísticos das Américas foi representado pelo CEO Eduardo Zorzanello, pela gerente comercial Andrea Oliveira, e pela gerente de logísticas e viagens Débora Dilkin. O Festuris expôs sua história e anos de experiência no mercado turístico em um stand aberto ao público, cumprindo a agenda de dois dias com intensa ação de relacionamento com o mercado de Goiás e região, networking e divulgação de suas 35 edições transformando o turismo.

MINI MUNDO NO AEROPORTO

O Mini Mundo está desde a última semana com um espaço de ativação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, posicionado de forma estratégica ao lado do desembarque doméstico. No local, transitam diariamente milhares de pessoas que desembarcam na capital gaúcha. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a promoção da marca, atrair visitantes e fortalecer o posicionamento no mercado gaúcho. Em dezembro de 2023 o Mini Mundo completa 40 anos e, por sua peculiaridade, segue sendo uma das referências turísticas mais visitadas de Gramado.

MUSEU DO PORTO

Em 1902, há 121 anos, se iniciavam oficialmente as obras de melhoramento do porto de Manaus. A empreitada incluía a construção da Casa de Máquinas, o primeiro prédio da história da administração portuária. Neste mês de julho, a atenção da Prefeitura está novamente voltada à Casa de Máquinas, o museu do porto da capital. A edificação recebe estudos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e projetos para requalificação e revitalização para voltar a ser ponto de visitação, com nova ambiência e recuperando a edificação histórica de tijolinhos e o casarão.

MUDANÇA NO FOCO

O maior evento de negócios do setor turístico do Nordeste já tem um novo período! O evento que aconteceria de 17 a 20/09/2023, passará para o período de 18 a 21 de abril de 2024. O local do evento não sofrerá alteração, permanecendo no Vila Galé Eco Resort do Cabo em Pernambuco. O CEO da Foco Operadora, Antonio Neto, revelou que o grupo Foco atendeu os pedidos das caravanas do mercado Nacional, principalmente os pedidos que vieram do Centro-Oeste e do Norte. Esses mercados, assim como outros, alegaram os altos valores dos aéreos para o Nordeste.

FAZENDA IRANDUBA

Muito bem localizada, no KM 12 da Rodovia AM 070, Iranduba, a Fazenda Santa Rosa é um dos atrativos turísticos mais interessantes da região em torno de Manaus. Todo fim de semana, ela atrai amazonenses e turistas para um contato direto com a natureza. Lá é possível acariciar os animais e conhecer o modo de vida de cada espécie. Sem falar na oportunidade de colher frutas diretamente do pé. As tangerinas são deliciosas. E nos lagos, espécies de peixes nativos podem ser pescados pelos visitantes no sistema pesque-pague. E o café da manhã que recebe os visitantes é simplesmente divino.

TURISMO ANGUSTIANTE

Passar o verão na Itália parece um bom programa. cena de cinema que pode, muito bem, se tornar real. Mas dividir as ruas estreitas, a praia, os restaurantes e todos os pontos turísticos do roteiro com milhares de outras pessoas que tiveram a mesma ideia, pode ser difícil. O The Wall Street Journal publicou uma reportagem que relata em detalhes a sensação angustiante de quem resolveu conhecer, por exemplo, as Cinque Terre (Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, as cinco terras), aldeias cravadas na costa italiana da Ligúria, uma atração turística global. Um inferno turístico.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Veja também

Pesquisar