Manaus irá sediar o XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Compartilhe:​

Augusto Bernardo Cecílio e Moisés Hoyos

O XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista ocorrerá entre os dias 20 e 22 de setembro, em Manaus/AM. Com o lema “A Nossa Trajetória é o Nosso Sucesso!”, a edição tem como objetivo reunir profissionais de renome nacional para debater assuntos relacionados à área técnico-contábil e à gestão empresarial, focada no universo feminino.

Além de propiciar networking de qualidade, o encontro é direcionado para todos os públicos e oportuniza aos participantes se conectarem com as principais tendências da Contabilidade.

Atualmente, as mulheres representam quase 50% dos profissionais da contabilidade no Brasil. O evento promove encontros e reencontros com a profissão e, de acordo com a coordenadora nacional da Comissão da Mulher Contabilista, Marlise Alves, cada um dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) estão determinados a fazer com que este seja um encontro marcante na vida de todos que estiverem presentes.

Para a anfitrião, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Joseny Gusmão da Silva, a expectativa do encontro é de uma experiência encantadora para todos os presentes. “Em especial, queremos mostrar a representatividade das mulheres ao se inserirem no meio social, sabendo do seu destaque em qualquer papel que estiver desempenhando, seja o de mãe, de mulher ou no meio profissional”, exalta Joseny.

O desejo principal é que essa edição fique marcada como um evento que agregou muito para a classe contábil brasileira, não só na parte técnica da profissão, mas também na parte da sustentabilidade da fauna e da flora.

“Com certeza as expectativas serão alcançadas, pois teremos três dias incríveis de imersão nos temas que envolverão as novas tendências da Contabilidade, que permeiam a inovação, tecnologia e sustentabilidade”. Inscrevam-se nesse maravilhoso encontro!”, finaliza a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas.

As inscrições são realizadas pelo link: https://bit.ly/3KeH6lU

XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Idealização: CFC | Realização: FBC |

Apoio: Abracicon e CRCAM

De 20 a 22 de setembro

Manaus, AM – Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

A OAB-AM, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas e Escola Superior de Magistratura do Estado do Amazonas (ESMAM), convida a todos para participarem do I Congresso de Defesa do Consumidor da OAB-AM, que vai acontecer dia 11 de setembro no auditório da ESMAM, das 14h30 às 19h.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas via Symplan no link: https://www.sympla.com.br/i-congresso-de-defesa-do-consumidor-da-oab-am__2126839

GOV.BR limitará acesso robotizado para garantir a disponibilidade dos serviços públicos digitais

O acesso robotizado à Plataforma GOV.BR foi limitado a partir de 25/09/2023, restringindo, consequentemente, a utilização de robôs no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. A medida visa garantir a disponibilidade do GOV.BR a todos os cidadãos brasileiros, mitigando problemas de indisponibilidade dos mais de 4 mil serviços oferecidos pelo Governo Federal.

Após o ajuste estão sendo permitidas, no máximo, 15 sessões simultâneas por contribuinte. A ação, portanto, não terá qualquer impacto para usuários que acessam normalmente o Portal e-Cac.

Sessões são conexões para comunicação entre dois dispositivos, dois sistemas ou duas partes de um sistema. De forma simples, uma sessão seria um acesso de um contribuinte ao e-Cac por meio de um único dispositivo, como 1 computador, 1 celular ou 1 tablet.

Passeio gratuito pela cidade para PcD

Um passeio turístico gratuito para Pessoas com Deficiência (PcD), como parte da programação do Setembro Verde, está sendo oferecida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). As inscrições podem ser feitas utilizando o link: https://shre.ink/sejusc

O passeio ocorre no dia 10 de setembro, com saída às 9h, do Largo de São Sebastião. Começa no Centro Histórico de Manaus, passa pela praia da Ponta Negra e pela ponte Phelippe Daou e depois retorna ao Centro de Manaus.

3ª COLUNA

Curso aberto: Educação Fiscal – Estado e Tributação

O curso Estado e Tributação foi produzido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) em parceria com o Programa da União Européia – EUROSOCIAL, estando inserido no contexto do Programa Nacional de Educação Fiscal. Sua estrutura está configurada em 5 (cinco) módulos/unidades que abordam conhecimentos relacionados concepção histórica de Estado como entidade e seus fundamentos, o surgimento, evolução e a crise do Estado do Bem-Estar Social, bem como as novas concepções sobre tributação pós-crise. O curso apresenta a tributação e os direitos fundamentais e, finalmente, aborda os conceitos, espécie e competência dos tributos.

O curso é gratuito, tem carga horária de 40h e certificação da Enap – Escola Nacional de Administração Pública. Público alvo: Estudantes universitários de diferentes cursos, especialmente àqueles que estejam insertos em cursos afins aos temas de Sociologia, Economia, Direito, Administração, Contabilidade, Finanças e Orçamento, com acesso regular à internet e faixa etária diversificada, com interesse em se aprofundar na temática de educação fiscal, estado e tributação. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.

conteúdo programático

  • Estado e tributação: do estado liberal à contemporaneidade brasileira
  • Tributação e fundamentos do estado republicano: cidadania e educação fiscal ancoradas no dever fundamental de pagar tributos
  • Tributação, igualdade e coesão social na américa latina
  • Tributação e direitos fundamentais: dos direitos sociais aos limites do poder de tributar
  • Tributo: definição e tipologia

Saiba maisj e inscreva-se: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/172

5 e 7 de setembro são feriados e algo mais

No dia 5 de setembro, “feriado estadual”,  é celebrada a elevação do estado à categoria de província. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão Pará e se tornou independente.

Já o 7 de setembro é um “feriado nacional” para marcar uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

Contato da coluna

[email protected] ou [email protected]

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário