11 de dezembro de 2024

Mais Negócios: Empreendedora inaugura ‘Amo Comer’

Estamos vivendo tempos de muitas mudanças! Não que elas estejam acontecendo somente nesse momento, mas a velocidade com que tudo se transforma pode ser percebida no curto espaço de tempo, bem diferente das décadas anteriores. Às vezes, essa dinâmica assusta um pouco por nos fazer sentir certa insegurança em relação ao que vai acontecer. Porém, nem tudo é tão assustador! Temos tido algumas mudanças pra lá de positivas. Como é o caso das mulheres que empreendem e estão conquistando espaços seja por meio de capital próprio, seja por intermédio de programas de incentivo, que fomentam o empreendedorismo feminino.

Uma delas, é a empresária Ruberli Santana (foto), que decidiu abrir o segundo negócio, um restaurante no Vieiralves, mesmo diante do panorama econômico em restabelecimento por conta da pós-Covid 19. “Eu sou proprietária do Lab Amo (clínica médica de terapia ocupacional), e, de repente, veio essa ideia de ter um restaurante que fosse bem aconchegante e que pudesse ofertar pratos com valores justos. Passei na frente do prédio (atual Amo Comer) e vi que o antigo proprietário estava alugando o espaço. Conversei com ele e me interessei em dar sequência na ideia”, conta.

A Ruberli divide a sociedade do empreendimento com o filho e a nora, que gerenciam o restaurante.  Inaugurado há pouco tempo, o ‘Amo Comer’ oferece em seu cardápio pratos executivos com valores entre R$ 15 a R$ 25. Localizado em uma área privilegiada no Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, o restaurante atende principalmente, funcionários de escritórios vizinhos de empresas instaladas nas adjacências.

Um nicho de mercado interessante para quem trabalha no bairro e não quer ou não pode desembolsar muita grana para comer.  Além disso, o setor de serviços de alimentação fora de casa vive um período de alta após dois anos de queda de público e faturamento. De acordo com dados disponíveis no site da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), existem no país 1,2 milhão de empreendimentos nesse ramo, com 85% deste índice composto por microempresas.

Na mesma pesquisa, a sondagem indicou que 45% dos restaurantes operam no lucro e 36% em cenário de estabilidade. Ainda há o interesse de 38% dos empresários em contratar novos funcionários até o fim de 2022. De acordo com dados fornecidos pela representação amazonense da Abrasel, 300 bares e restaurantes estão filiados ao órgão.

E, para aumentar o espaço para as mulheres que buscam empreender no ramo alimentício, a marca de cerveja Stella Artois acaba de lançar o projeto `Juntas Na Mesa´, que vai investir R$ 10 milhões na promoção da equidade de gênero na gastronomia, aumentando o protagonismo das mulheres e fomentando o empreendedorismo feminino. Novos tempos, mais espaço para as mulheres! Outras informações sobre o restaurante é só acessar o Instagram (amocomer.rest).

Sustentabilidade na marra? Pequenos negócios dizem que não!

Já revelando no título a resposta, vamos explicar o porquê de os pequenos negócios estarem atentos ao tema `sustentabilidade´. Levantamento realizado pelo SEBRAE em parceria com o IBGE mostra que 74% das micro e pequenas empresas implementaram o controle do consumo de energia elétrica. À primeira vista, a gente pode interpretar que essa postura se deve ao valor da conta da energia elétrica, uma despesa fixa que compromete o lucro. A interpretação não está incorreta, porém a pesquisa mostra dados que demonstram uma mudança de comportamento e de mentalidade dessas empresas. Veja só:   65% das MPE adotaram o controle do consumo de água; a gestão do consumo de papel é adotada por 65% dos pequenos negócios; 55% das MPE praticam a separação para a coleta seletiva de lixo; e 14% dos pequenos negócios

utilizam energia solar! Claro que é preciso avançar, mas já é um caminho que contribui para a sustentabilidade.  

Hellmann’s produz `ketchup´ com frascos 100% reciclados

Lembra daquele jargão: Hellmann´s a verdadeira maionese? Então, a conhecidíssima marca atrelada a tal da maionese, tomou uma medida muito importante: decidiu produzir o ketchup com embalagens 100% recicladas. O que isso representa ao meio ambiente? Bem! Com a ação, a companhia retira cerca de 1 mil toneladas de plástico virgem da natureza. A empresa é a primeira do segmento a proceder esse tipo de reciclagem e promete estender a ação para outros produtos da marca.

É bom a gente lembrar também que a humanidade já produziu 8 bilhões de toneladas de plástico tradicional, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), sendo que metade desse material foi produzido nos últimos 13 anos!

O golpe da compra de carros já movimentou mais de R$ 900 milhões em 2022

Os números são mais que alarmantes: nos primeiros nove meses deste ano, foram registrados 44 mil golpes em transações referentes a anúncios de veículos vistos online. Isso representa uma média de 5 mil golpes por mês. Esses números são de uma pesquisa feita pelo iCarros, OLX e SóCarrão. Claro que comprar online é muitas vezes vantajoso, por várias razões, como tempo, pesquisa de preços e prazos de entrega, por exemplo. Entretanto, é preciso ficar muito atento ao tipo de negócio feito pelo modo virtual. O estudo mapeou que 65% desses registros ocorreram por conta de `roubo de dados´. Uma dica importante para evitar esse tipo de golpe é desconfiar do vendedor, checando dados, levantando a documentação do veículo no DETRAN e, principalmente, só proceder a transferência financeira após ter visto o carro. E, o mais importante, não existe milagre: se o valor do automóvel está muito abaixo do estabelecido no mercado, não compre. Na tentativa de fazer um excelente negócio, corre-se o risco de perder tudo.   RÁPIDAS & BOAS Na quarta-feira (16/11), às 19h (horário de Brasília), acontece o Esquenta Product Camp, aquecimento para o Product Management (Gestão de Produtos Digitais) da América Latina. O encontro, promovido em parceria com a Cultura Inglesa, é gratuito e em formato híbrido (presencial e virtual). Para outras informações e inscrição é só acessar o link (https://bityli.com/RzmcLDBi). ************************************  Nos próximos dias 16 e 17/11, das 14h às 20h (horário de Brasília), a Fundação Estudar realizará o Conexão Gestão Empresarial & Empreendedorismo e Inovação, evento gratuito e online que conecta jovens de alto potencial profissional com as maiores organizações do país, dos mais diversos setores. As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas por meio do e-mail (https://bityli.com/MHxBGzRj). 
************************************  A FIEMG, em parceria com a VidaVeg, Itaminas e Emccamp realiza, na terça-feira (22/11), às 9h (horário de Brasília), o seminário `O valor do ESG para um futuro sustentável´. O evento é gratuito e para participar se inscreva pelo link (https://bityli.com/UFJjMTZrq). ************************************  Nos dias 29 e 30/11, Manaus sediará a 2ª edição do Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia. O evento, que será em formato presencial, acontece no Studio 5 Shopping e Convenções, das 8h às 23h. Os ingressos estão sendo vendidos pelo endereço eletrônico (https://bityli.com/FRRMhBvx).                         
 
 

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.

Veja também

Pesquisar