Lightyear 0 – Primeiro carro solar do mundo tem produção iniciada

Compartilhe:​

A Valmet Automotiv confirmou que deu início à produção em série do Lightyear 0, carro mais aerodinâmico da história. Rotulado pela marca de “primeiro carro verdadeiramente solar do mundo”, o modelo tem como principal objetivo, segundo a própria fabricante, abrir caminho para a transformação da mobilidade.

“Uma nova era de mobilidade elétrica está aqui, e o lançamento do Lightyear 0 nos aproxima de nossa missão de mobilidade limpa para todos, em todos os lugares”, celebrou Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear.

Lightyear e Valmet Automotive se uniram para a produção do primeiro carro movido a energia solar do mundo em 2021. Olaf Bongwald, CEO da Valmet Automotive, também destacou a importância do marco: “Compartilhamos a motivação da Lightyear em criar soluções de mobilidade novas e mais sustentáveis ​​e estamos entusiasmados por fazer parte desse desenvolvimento inovador na indústria automotiva agora”.

Como é o Lightyear 0?

O Lightyear 0 tem como principal atrativo a autonomia absurda de 625 quilômetros por carga e ficar meses afastado da tomada. Afinal, apesar da bateria teoricamente pequena, de 60 kWh, o carro foi projetado para ter autonomia de até 70 quilômetros apenas utilizando luz solar.

O carregamento é feito por meio das placas fotovoltaicas instaladas no teto, e a montadora garante que não é preciso rodar horas a fio sob o sol escaldante. Segundo a Valmet, a captação de energia gera um alcance extra de 37 quilômetros a cada hora.

O preço para quem se interessou e quer levar o Lightyear 0 para a garagem não é nada convidativo. As primeiras 150 unidades custarão US$ 260 mil cada, e devem começar a ser entregues durante o primeiro trimestre de 2023.

Lílian Araújo

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio

Qual sua opinião? Deixe seu comentário