Com o Koo em alta e o Twitter em baixa, muita gente está se perguntando se vale a pena trocar uma rede social pela outra. Mesmo que a rede social de Elon Musk não acabe, há milhares de usuários interessados em encontrar uma alternativa semelhante e viável. Afinal, qual mídia é melhor: Koo ou Twitter?
O primeiro aspecto a se considerar é o tempo de vida. O Twitter foi fundado em 2006, portanto já tem 16 anos de idade e muitas evoluções. Foram inúmeros erros e acertos ao longo da jornada, com altos (2010) e baixos (entre 2012 e 2018).
Já o Koo é uma rede fundada em 2019, mas que só conseguiu visibilidade em 2020. É tudo muito novo ainda, com bem menos ferramentas e um modelo de negócios ainda em construção. Mesmo assim, a juventude também pode ser um fator positivo — o Tiktok está aí para provar.
Ferramentas do Twitter x Ferramentas do Koo
Em termos de funcionalidades, a vantagem é ampla para a rede social de Elon Musk. O Koo tem apenas ferramentas básicas como curtida, comentário, republicação (chamada Re-Koo) e compartilhamento via link ou direto para outras redes. É tudo bem limitado, lembrando muito o Twitter no começo da sua vida útil, lá pelos anos de 2008.
Já no Twitter existe tudo isso e ainda muitos outros utilitários: editar tuíte, cancelar envio, criação de threads, suporte a múltiplas mídias (foto e vídeo no mesmo tuíte) e mais. Há também as Comunidades, as salas de áudio dos Espaços e ferramentas de monetização, como o Super Follows, os Ingressos Pagos e os vídeos escondidos em paywalls.
Visual do Koo e visual do Twitter
Este é talvez um dos pontos mais difíceis de considerar. Quem gosta de simplicidade vai preferir o Koo. Quem prefere uma interface com mais recursos à mão vai optar pelo Twitter.
Uma das principais vantagens do passarinho amarelo é a interface mais limpa, sem propagandas e com muitas áreas de respiro.
Há muitas outras diferenças em termos de editor de mensagem, verificação de perfis e etc. Mas, daremos logo o veredito. Afinal, vale a pena trocar o Twitter pelo Koo?
No atual momento, a resposta é não, mas isso pode mudar no futuro. Ainda é cedo demais para tomar uma decisão dessa, principalmente se você é um usuário assíduo da mídia social do passarinho azul.
Será necessário ver como a comunidade mundial vai reagir a essa invasão brasileira no Koo. Possivelmente, muita gente não vai querer ficar por lá, dada a má fama da empresa de permitir discursos de ódio e ataques a minorias. Além disso, a plataforma ainda precisará desenvolver muitas ferramentas para igualar a experiência do rival. As informações são do Canaltech.