“Jornada Amazônia” quer desenvolver empreendedorismo na Amazônia Legal

Compartilhe:​

Há anos a gente já percebeu que somente o ensino educacional tradicional não é suficiente na formação de pessoas para atuarem no dinâmico mercado de trabalho. Mesmo com laboratórios e outras ferramentas, os jovens saem dos bancos escolares despreparados e com pouca noção do que vem pela frente!

Na Amazônia Legal, a situação não é diferente. Até pior! Devido à geografia e estradas de águas, alcançar educacionalmente jovens do interior dos estados não é tarefa pequena. Mas, uma iniciativa proveniente da parceria entre as instituições bancárias Bradesco, Itaú e Santander, e o Fundo Vale, da mineradora Vale, que são investidores, promete mudar a realidade de muitos meninos e contribuir para o desenvolvimento da bioeconomia Amazônia. O acordo pretende alcançar 3 mil pessoas e 200 startups, e o ciclo de atuação será 2023-2025.

Idealizadora, líder e coexecutora, a Fundação Certi Amazônia vem implementando algumas ações do programa em municípios paraenses, mas o `boom´ mesmo deve acontecer em 2023, quando a iniciativa passará a ser executada na íntegra. Conforme Marco Antônio Giagio (foto), diretor-geral do Instituto Certi Amazônia, a proposta de idealização de um projeto de incentivo aos negócios na região surgiu em 2019, após um período de observação e pesquisas do Centro de Economia Verde, da Fundação Certi.

“Essa iniciativa é inédita e surgiu após muitos anos de estudos. A Fundação possui mais de 20 anos estruturando e implementando projetos de apoio ao empreendedorismo e de outro lado avaliando a eficácia e os impactos de uma série de projetos e programas que foram implementados nos últimos 20 anos. Concluímos que algumas estratégias não estavam adequadas e, por isso, surgiu o conceito do Jornada Amazônia em 2019. Levantamos indicadores e informações referentes ao ecossistema, formação de pessoas e instituições científicas de todos os nove estados da região entre 2019 e 2021”, comenta.

Ao longo de três etapas e cinco pilares, as atividades do Jornada Amazônia contemplarão ações virtuais e presenciais para a formação científica e empírica no campo do empreendedorismo, além do desenvolvimento social e econômico nos locais de pesquisa e ação de startups.

Entre as atividades, a linha do tempo de ações do Jornada Amazônia contemplará o desenvolvimento econômico de negócios desde a fase inicial até o contato dessas startups com financiadoras, em um processo acompanhado ponto a ponto pela plataforma. De acordo com Marco, a iniciativa preza pela competitividade econômica e fomento de negócios que visam a manutenção da floresta em pé.

“Um dos objetivos é incentivar o surgimento de novas soluções que valorizem as oportunidades locais, as demandas do mercado e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da floresta amazônica. Fortalecer a conexão entre a indústria e as cadeias sustentáveis da floresta, e, por fim, contribuir para a mitigação das mudanças climáticas no mundo através da atuação sistêmica em diversos ODS da ONU”, cita.

As datas de inscrição e realização de cada ação do programa serão divulgadas nas redes sociais do Jornada Amazônia, no site da plataforma e dos parceiros institucionais. Mais informações é só entrar em contato (jornadamaazonia.org.br/ [email protected]).

FOTO

Parceria Boticário e Netflix: séries ganham fragrâncias

Essa é pra aquele pessoal que ama uma série da Netflix e quer trazer pro dia a dia um pouco do clima da trama: o Boticário e a Netflix firmaram parceria e apresentam linha de produtos de cuidados pessoais, maquiagem e perfumaria com as séries La Casa de Papel, Stranger Things e Sex Education. A ideia é deixar a rotina de autocuidado ainda mais especial, em edição exclusiva e limitada, o portfólio da colaboração apresenta variação de dez produtos que carregam bom-humor, leveza e criatividade. Até o domingo (27/11), como oportunidade de lançamento, a linha completa está com descontos especiais: na compra de dois itens, os consumidores têm 20% de desconto; e na compra de três itens ou mais, são 30% off em todos os canais de venda do Boticário, conforme disponibilidade de estoque. Uma bela sacada de marketing que vai deixar muito fã feliz!

Instituto Rede Mulher Empreendedora e Grupo Ultra firmam parceria para impulsionar empreendedorismo feminino

Uma iniciativa entre o Grupo Ultra, detentor das empresas Ultracargo, Ultragaz e Ipiranga, e Instituto Rede Mulher Empreendedora pretende ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social a encontrarem no empreendedorismo feminino o empoderamento, a liberdade e o crescimento profissional.

Chamado `Programa de Capacitação de Mulheres´, o objetivo da iniciativa é capacitar e impactar cerca de 800 mulheres que lideram ou desejam liderar pequenos negócios. E o público escolhido pertence principalmente às regiões Norte e Nordeste do Brasil, as mais complicadas para as mulheres que ainda sofrem com a falta de oportunidades e uma sociedade machista.

Até julho de 2023, as empreendedoras escolhidas receberão conteúdo digital, com videoaulas, lives e workshops sobre Desenvolvimento de Soft e Hard Skills, e Empreendedorismo e Empregabilidade. A independência financeira é o primeiro passo para a autonomia feminina.

RÁPIDAS & BOAS

A AD Shopping e o Millennium Shopping participam de mais uma edição do mais tradicional evento do varejo: a Black Friday 2022. Entre os dias 24 e 27/11, produtos e serviços de diversas categorias estarão disponíveis com até 70% de desconto em todos os empreendimentos administrados pelo grupo dentro do território nacional. 

*********************************************

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) está com o cronograma aberto para a submissão de projetos e pesquisas em Bioeconomia no estado do Pará. As inscrições podem ser feitas até a segunda-feira (28/11) e o edital está disponível no endereço eletrônico (https://bityli.com/snMqGOOW).

*********************************************

A Carta Capital promove nova edição do `Diálogos Capitais´, que apresenta o tema – Hidrogênio Verde: Oportunidades e Desafios para o Brasil. O evento acontece entre os dias 28 e 30/11, com palestras a partir das 10h (horário de Brasília) e será virtual e gratuito. Para participar basta se inscrever (https://bityli.com/oXLCvOcCD). 

*********************************************

Na terça-feira (29/11), às 16h, acontece o MetaTalk, em parceria com a Venture Hub Manaus e a GETTER. O evento tem a finalidade de esclarecer de forma simples os mitos ao redor da inovação e como ela pode acelerar o crescimento da empresa. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas por meio do link (https://bityli.com/GPJchzbjL)

Cristina Monte

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário