A floresta amazônica é um celeiro de insumos e recursos naturais, que proporcionam o desenvolvimento de inúmeros produtos para a nossa saúde e beleza. E não foi à toa que a assistente social Rayanne Souza (foto), da Terra Firme, abraçou a ideia e lançou a sua linha de cosméticos, que conta com sabonetes e perfumes biodegradáveis, óleos e essências tipicamente amazônicos.
O empreendimento de Rayanne, entre tantos outros, faz com que o Brasil seja destaque no cenário internacional. De acordo com dados de uma pesquisa realizada em 2021 pela Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado brasileiro consumidor é o 4º maior do mundo, movimentando US$ 22,9 bilhões, e o 2º no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente.
Integrante do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), iniciativa que apoia o desenvolvimento e o protagonismo feminino nos negócios, a empreendedora começou as vendas em 2022, buscando suprir uma demanda pessoal e de suas amigas: o tratamento de acnes e espinhas nelas próprias! Para dar vazão ao sonho, um ano antes, em 2021, a Rayanne participou de etapas de mentoria no ‘Programa Potência Feminina’, do IRME, que possui apoio do Google.
“Me dediquei a cursos, estudos e experiências (testes). Em agosto de 2021, fui contemplada com o capital semente, que ajudou alavancar meu negócio. As atividades começaram no ano passado, depois de vários testes e analisando as necessidades das minhas clientes. E principalmente a minha necessidade: meu rosto ficou tomado de espinhas, e queria algo que fosse natural para tratar”, comenta.
O carro-chefe da Terra Firme é uma linha de sabonetes, como o ‘Clareador’ e o ‘Antiacne’. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 20, e para a composição são utilizados ativos naturais como argilas, pó de arroz, extratos de plantas, óleos vegetais de sementes de coco e uva, e óleos essenciais, com base na laranja e em lavanda.
Atuando sozinha na fabricação de cada item, que leva de 1 a 2 dias para ser finalizado, a Rayanne destaca que o uso de plástico nas embalagens é reduzido, com a opção de materiais biodegradáveis.
Além da linha de sabonetes, a Terra Firme possui em seu portfólio perfumes com fragrâncias inspiradas em marcas internacionais, que custam R$ 25. Nos próximos meses, a lista de produtos da empresa ganhará novos itens, que levarão essencialmente insumos amazônicos. “Estamos trabalhando no desenvolvimento de produtos à base de manteiga de cupuaçu, manteiga de mururu, óleo de buriti, copaíba e castanha do Pará”, antecipa.
Apesar do lançamento recente da marca, a empresa já possui consumidoras fiéis, que fazem o popular marketing boca a boca dos produtos. Para conhecer os produtos, basta entrar em contato: 92 9 8123-9494 (Instagram: @terrafirmeam).
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Pesquisa mostra que líderes brasileiros investirão mais em tecnologia em 2023
O estudo “Previsões de Investimentos Globais em Tecnologia”, que a IBM encomendou à Morning Consult, mostra que 78% dos empresários brasileiros investirão em tecnologia nos próximos 12 meses. A maior parte desse montante será distribuído em soluções como IA, automação e Nuvem Híbrida. Para elaboração da pesquisa participaram cerca de 4 mil líderes empresariais globais do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia, Alemanha, Japão e Canadá.
O trabalho também aponta os principais fatores externos que estão elevando os investimentos em tecnologia: líder isolado em primeiro lugar, aparecem os riscos cibernéticos (32%); já mudanças de mercado, em segundo lugar (29%); e pressões ambientais por conta do ESG, consagra-se em terceiro (26%).
Outro estudo, da Deloitte, em parceria com o Instituto Eldorado, aponta que as empresas brasileiras de PD&I estão mais favoráveis à prática da inovação aberta e interação com o ecossistema, e que aumentaram os investimentos nos últimos três anos.
O estudo chamado de “PD&I e inovação aberta no Brasil – As práticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação” contou com a participação de 102 empresas de 14 estados. Observou-se que empresas que investem nas atividades de PD&I saltaram de 45% em 2019 para 69% em 2022.
Essa realidade foi incrementada por conta da pandemia e vem se fortalecendo como maneira de acompanhar a dinâmica do mercado, conquistar consumidores, enxugar estrutura operacional e aumentar a lucratividade. Não há outro caminho!
Tecnologia permite conversas com os mortos
Estamos vivendo tempos de muita disrupção! E bota disrupção nisso! Agora um aplicativo da empresa HereAfter AI, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, promete viabilizar a comunicação entre os vivos e os mortos, sem recorrermos ao auxílio de espíritos, entidades divinas, fantasmas ou afins. É tecnologia na veia, que veio pra salvar a humanidade (ou não)!
A companhia pretende criar uma versão digital de alguém, abastecendo o app com informações e dados sobre esse ser humano e, então, combinar ferramentas de voz e de inteligência artificial avançada.
Depois de receber um monte de respostas, o aplicativo organiza tudo e cria uma biografia da pessoa, ou seja, um `eu virtual´. Além dos dados, o aplicativo também armazena fotos, vídeos e todo o tipo de documentos que contribuam para tornar a história bem real e pessoal, depois que a pessoa fizer a passagem para a outra dimensão, a família e amigos vão poder conversar com o morto. Amém!
RÁPIDAS & BOAS
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lançou um edital com 600 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, na modalidade Educação a Distância (EaD). As inscrições vão ficar disponíveis até domingo (12/2). O edital pode ser acessado através do link (https://bityli.com/hCQ3T).
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Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do GB Ventures, o Programa de Aceleração de startups do Grupo Boticário! Podem se inscrever startups de tecnologia para beleza, varejo ou DNVBs (empresas de produtos de beleza) para um ciclo de 5 meses de aceleração equity free, com mentoria personalizada de altos executivos, acesso a canais do Grupo Boticário, entre outros benefícios. As inscrições vão até terça-feira (14/2) pelo link (http://aceleracao.grupoboticario.com.br/).
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O FGV In Company, em parceria com a revista GV-executivo, promove na quarta-feira (15/2), das 14h às 15h30 (horário de Brasília), o webinar `De negócios de impacto para o impacto dos negócios´. No debate, os convidados discutirão temas como empreendedorismo social, desafios dos negócios de impacto, mecanismos de gestão e indicadores de resultados. Segue o endereço eletrônico para proceder a inscrição (https://bityli.com/7rYZX).
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A Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA) divulgou o edital nº 023/2023 – GR/UEA para o curso de especialização Lato Sensu em Economia da Inovação. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (17/2). As matrículas serão realizadas pela internet e segue o link com acesso ao edital (https://bityli.com/JCW30).