Fazer turismo em Goiânia, capital de Goiás e como dizem os goianos: “o coração verde da pátria”, tem um ponto de partida. É preciso encontrar a Praça Cívica e, de lá, partir rumo aos muitos atrativos que a cidade oferece ao visitante. Primeira praça da cidade, inaugurada em 1933, tem nome e sobrenome pomposo: Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira. É considerada o marco inicial da capital goiana.
É nela que está fincado o Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador. Seu primeiro morador foi exatamente o ex-governador Pedro Ludovico Teixeira, daí o nome pomposo do local. Mas todo mundo só chama de Praça Cívica mesmo. É onde está também o moderno Palácio Pedro Ludovico, centro administrativo do estado. A praça abriga ainda o Museu Zoroastro Artiaga e o Monumento às Três Raças.
Poderosa essa praça. Mas é bom experimentar novos desafios. O ideal é sair de lá andando e, apesar do barulho do trânsito intenso, curtir uma das vias mais charmosas da cidade. É onde se pode conhecer boa parte da história de Goiânia através de conhecidos endereços em Art Déco, como o Coreto (bem no início da avenida), o famoso Relógio, o Grande Hotel e, finalmente, chegar a Praça do Trabalhador ou antiga Estação Ferroviária.
Com seu prédio tombado como patrimônio histórico, a antiga estação ferroviária guarda ainda tem uma Maria Fumaça. Fica ao lado da Rodoviária, que tem ao lado o Araguaia Shopping com boas opções de lojas para aliviar um pouco o cansaço depois de tanta história adquirida. Na mesma região, o comércio popular atrai sacoleiros de todo o país com a Estação Goiânia e a Rua 44. Aos domingos, a melhor opção é a Feira Hippie, considerada a maior do gênero na América Latina, com mais de seis mil expositores.
Esta região, inclusive, é o paraíso de quem gosta de comprar muito e gastar pouco. É possível encontrar praticamente tudo do mundo da moda com preço de atacado. Desde os mais tradicionais nas avenidas 85 e Bernardo Sayão até a Estação Goiânia – ao lado da Rodoviária – e a Rua 44, que reúne a maior concentração de lojas populares por metro quadrado da cidade. Visitar Goiânia e não visitar as famosas feirinhas, é como ir a Roma e não ver o Papa.
Goiás é um dos poucos Estados brasileiros sem ligação direta com o mar. Assim, logicamente, não tem praia. Mas o goiano resolve isso com uma frase bem-humorada: “Não tem mar, vem para o bar”. E essa parte é o mais fácil da viagem. Praticamente em cada esquina tem um bar ou boteco, onde é possível petiscar a gastronomia local acompanhada de uma cerveja sempre gelada. A cidade inclusive é conhecida por ser “boa de boteco”.
A alta gastronomia também conta com boas opções de restaurantes que merecem ser conhecidos. É tanta opção que seria preciso fazer uma lista só para isso. E o mais importante, cada um deles se esforçando para causar a melhor impressão e cativar o turista, já pensando na próxima vez que ele voltar a cidade. E pode ter certeza que ele vai voltar
OTIMISMO
O setor de viagens corporativas alcançou em outubro um faturamento de R$ 1,255 bilhão, 11% acima do registrado no mesmo mês de 2019 (antes da pandemia), com R$ 1,128 bilhão, e mais 16,5% em relação a outubro do ano passado, R$ 1,077 bilhão. No acumulado de janeiro a outubro, o faturamento chega a R$ 11, 375 bilhões, valor que supera todo o ano de 2022, com R$ 11,204 bilhões, e praticamente se iguala a 2019 também inteiro, com R$ 11, 389 bilhões. Os números são do levantamento realizado mensalmente pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
MUDANÇA
Após dois anos à frente do Grupo Laghetto Golden, com sede em Gramado, o executivo Ênio Almeida anunciou que decidiu deixar o comando do conglomerado de empresas especializado em multipropriedades e pioneiro no segmento na região. O profissional deixa o cargo de CEO do grupo no final de dezembro de 2023 com expectativa de assumir novos projetos a partir de 2024. Em nota, os sócios do grupo destacam o legado do executivo e planejam a continuidade dos projetos com metas já definidas com direcionamento de Ênio Almeida. O grupo quebrou todos os recordes de vendas em 2023.
PODEROSÍSSIMA
A fundadora e CEO do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi, faz parte da seleção dos 100+ Poderosos do Turismo. O destaque é da Revista Panrotas, na 13ª edição da lista, que ranqueia as maiores lideranças e empresas do turismo. Natural da cidade de Gramado (RS), um dos principais destinos turísticos do Brasil, sempre teve o turismo correndo em seu DNA. Ela iniciou a sua carreira profissionalmente no meio turístico na década de 80. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, fundou a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, no ano seguinte, nasceu o Festuris.
INCÊNDIO
O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, esteve, na feira do Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, para averiguar os prejuízos ao espaço público, após o incêndio na noite de domingo. O chefe do Executivo municipal garantiu que todas as providências estão sendo tomadas para dar o suporte aos permissionários e que a revitalização da feira será prioridade. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa que o incêndio ocorrido no fim da noite de domingo, foi controlado de imediato.
FIOCRUZ
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) foi uma das instituições presentes ao I Simpósio de Insegurança Alimentar e Nutricional e Segurança Hídrica da Amazônia, organizado pela Universidade Federal do Amazonas e pela Universidade Federal de São Paulo. Representando o ILMD/Fiocruz Amazônia, o epidemiologista Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia, palestrou no terceiro dia do evento sobre o tema “Condições de saúde e vulnerabilidades em populações tradicionais na Amazônia.
SUCESSO
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), encerrou a 26ª edição do Boi Manaus 2023, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (sambódromo), zona Centro-Oeste de Manaus, sem nenhuma ocorrência e com a geração de aproximadamente 1,2 mil empregos diretos e indiretos. Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, apesar da mudança na data do evento, o resultado foi positivo. “Mesmo com a mudança na data, a população compareceu para curtir ‘o som que vem da floresta”, disse.