Pesquisar
Close this search box.

Goiânia, nosso coração verde

Compartilhe:​

Fazer turismo em Goiânia, capital de Goiás e como dizem os goianos: “o coração verde da pátria”, tem um ponto de partida. É preciso encontrar a Praça Cívica e, de lá, partir rumo aos muitos atrativos que a cidade oferece ao visitante. Primeira praça da cidade, inaugurada em 1933, tem nome e sobrenome pomposo: Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira. É considerada o marco inicial da capital goiana. 

É nela que está fincado o Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador. Seu primeiro morador foi exatamente o ex-governador Pedro Ludovico Teixeira, daí o nome pomposo do local. Mas todo mundo só chama de Praça Cívica mesmo. É onde está também o moderno Palácio Pedro Ludovico, centro administrativo do estado. A praça abriga ainda o Museu Zoroastro Artiaga e o Monumento às Três Raças.

Poderosa essa praça. Mas é bom experimentar novos desafios. O ideal é sair de lá andando e, apesar do barulho do trânsito intenso, curtir uma das vias mais charmosas da cidade. É onde se pode conhecer boa parte da história de Goiânia através de conhecidos endereços em Art Déco, como o Coreto (bem no início da avenida), o famoso Relógio, o Grande Hotel e, finalmente, chegar  a Praça do Trabalhador ou antiga Estação Ferroviária.

Com seu prédio tombado como patrimônio histórico, a antiga estação ferroviária guarda ainda tem uma Maria Fumaça. Fica ao lado da Rodoviária, que tem ao lado o Araguaia Shopping com boas opções de lojas para aliviar um pouco o cansaço depois de tanta história adquirida. Na mesma região, o comércio popular atrai sacoleiros de todo o país com a Estação Goiânia e a Rua 44. Aos domingos, a melhor opção é a Feira Hippie, considerada a maior do gênero na América Latina, com mais de seis mil expositores.

Esta região, inclusive, é o paraíso de quem gosta de comprar muito e gastar pouco. É possível encontrar praticamente tudo do mundo da moda com preço de atacado. Desde os mais tradicionais nas avenidas 85 e Bernardo Sayão até a Estação Goiânia – ao lado da Rodoviária – e a Rua 44, que reúne a maior concentração de lojas populares por metro quadrado da cidade. Visitar Goiânia e não visitar as famosas feirinhas, é como ir a Roma e não ver o Papa.  

Goiás é um dos poucos Estados brasileiros sem ligação direta com o mar. Assim, logicamente, não tem praia. Mas o goiano resolve isso com uma frase bem-humorada: “Não tem mar, vem para o bar”. E essa parte é o mais fácil da viagem. Praticamente em cada esquina tem um bar ou boteco, onde é possível petiscar a gastronomia local acompanhada de uma cerveja sempre gelada. A cidade inclusive é conhecida por ser “boa de boteco”.

A alta gastronomia também conta com boas opções de restaurantes que merecem ser conhecidos. É tanta opção que seria preciso fazer uma lista só para isso. E o mais importante, cada um deles se esforçando para causar a melhor impressão e cativar o turista, já pensando na próxima vez que ele voltar a cidade. E pode ter certeza que ele vai voltar.

EVENTOS

Os órgãos municipais que integram o colegiado da Prefeitura de Manaus, coordenados pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), se reuniram, na tarde desta quarta-feira, para tratar sobre a inauguração do Píer Turístico Manaus 355 e o Manaus Adventure 2024, eventos que fazem parte do calendário da cidade. O Píer 355, que será instalado no mirante Lúcia Almeida, já está com o evento de inauguração todo programado. Durante a reunião do colegiado, foram tratados os detalhes das atividades durante a data, incluindo a segurança, lazer e entretenimento. 

SOU MANAUS

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou uma nova atração para o maior festival de artes integradas do Norte do Brasil, o “#SouManaus – Passo a Paço 2024”. O cantor Wesley Safadão fará parte da line-up do evento. “Está confirmado, contrato assinado, o Wesley Safadão fará parte da programação do Sou Manaus 2024. Estamos em tratativas com outros artistas em nível nacional e posteriormente faremos os anúncios, e a divulgação necessária”, garantiu Almeida. O festival acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no Centro Histórico de Manaus. 

OLÍMPICO

A Prefeitura de Manaus realiza a abertura do 9º Festival Olímpico da Educação Infantil, nesta sexta-feira, a partir das 8h, no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Almeida, localizado na rua Rita Teles, bairro Novo Aleixo, zona Centro-Sul da cidade. O tema desta edição é “Brincadeiras do Passado: Conectando Gerações, Criando Memórias”. O objetivo do evento é promover a valorização das brincadeiras tradicionais como estratégia educativa e de integração entre diferentes gerações, que reflete a importância da participação nas brincadeiras tradicionais.

MINI MUNDO

O Mini Mundo, em Gramado, estará fechado temporariamente nos próximos dias e retomará suas atividades no dia 29 de maio. A Campanha do Alimento seguirá funcionando para destinação às famílias atingidas pelas enchentes. Moradores dos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Igrejinha, Três Coroas e Taquara poderão ir até a portaria do Mini Mundo e trocar 2kg de alimentos não perecíveis por um ingresso para utilização a partir da reabertura do parque até dia 30 de junho. Além disso, o Mini Mundo é ponto de coleta para outros tipos de doações.

ENPEGASTRO

Nos dias 23 a 26 de abril de 2024, ocorreu o 4º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil (ENPEGASTRO). O projeto de extensão Tempero Turístico participou do evento em três modalidades: mediação no GT Turismo e Gastronomia, via online, com a coordenadora do projeto, a Profa. Dra. Cláudia Menezes; no formato online, com as apresentações dos bolsistas Deryck Bulcão e José Vinicius; no formato presencial, com o bolsista Yuran Melo, que pôde apresentar sobre a venda de banana frita no centro histórico de Manaus; e também no formato online, com o grupo GCET. 

LUTO

A Crônica Esportiva do Brasil amanheceu de luto nesta quinta-feira. O dia final de três brilhantes profissionais e companheiros de uma vida chegou. Washington Rodrigues, o incomparável “Apolinho” que desfilou seu talento pelas rádios Globo e Tupi, do Rio de Janeiro, saiu de campo depois de brava luta contra a Câncer. E logo em seguida foram mostradas as placas de substituição para Antero Grego, comentarista do SportsCenter, da ESPN, e Silvio Luiz, talentoso narrador que emprestou sua voz e irreverência a várias emissoras brasileiras. Descansem em paz, companheiros de uma vida.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar