Pesquisar
Close this search box.

Festival cancelado

Compartilhe:​

Criado em 1997 e uma referência como o maior na América Latina, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) teve a sua A 26ª edição cancelada este ano por falta de recursos do Governo do Amazonas, que precisaria de R$ 5 milhões para a realização do evento. Na sua história, ele só deixou de acontecer por causa da pandemia de Covid-19, em 2020 e 202. O FAO estava agendado para 16 de abril a 26 de maio.
A justificativa da gestão Wilson Lima é atribuída ao decreto de redução de gastos orçamentários devido à estiagem severa que afetou mais de 50 municípios amazonenses no ano passado.
A Secretaria de Cultura distribuiu nota “por entender que o equilíbrio fiscal é prioridade para os futuros avanços na administração pública do Amazonas” e assume que fracassou em levantar investimentos junto a iniciativa privada para viabilizar a produção do evento.
O Festival é uma tradição cultural do país atraindo turistas estrangeiros e nacionais que lotam hotéis, além de movimenta uma cadeia produtiva de serviços em torno da produção artística, incluindo profissionais do gênero.

Ônibus climatizados

Os usuários do transporte público de Manaus ganharam mais 50 novos ônibus climatizados, com câmeras de segurança e entradas USB para carregamento do celular e outros eletrônicos. O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou veículos no domingo. Eles vão integrar a frota atual, que agora passa a ter 367 com ar-condicionado.

Radares

Durante a entrega dos ônibus, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a instalação de radares eletrônicos de velocidade, os populares “corujinhas”, dentro de um mês. Os primeiros serão colocados em trechos da Avenida Torquato Tapajós e Avenida do Turismo, até a Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra. Nos primeiros 90 dias não haverá cobrança de multas, apenas um período educativo. Motorista que passar 20% do limite pagará R$ 130,16, e perderá quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Certificado

A administradora do Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, Manaus Airport, membro da rede VINCI Airports, grupo que faz a gestão de outros aeroportos, obteve a renovação do certificado de segurança para voos dos Estados Unidos. O terminal teve 532 itens avaliados e aprovados pela TSA (Transportation Security Administration), órgão oficial de segurança dos transportes do governo americano.

Sobrevivente

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que já teve seu segundo mandato cassado três vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), segue no cargo enquanto recorre das decisões. Após série de derrotas, ele conseguiu uma vitória nesta segunda-feira (11), quando a segunda cassação foi anulada. Ele foi cassado em 2023 por distribuir cestas básicas no período eleitoral, por executar reformas nas casas de eleitores e em janeiro deste ano por abuso de poder político e econômico.

Fundamentalismo

A decisão de distribuir dividendos extraordinários ou não da Petrobrás traz de volta o fantasma do intervencionismo do Estado. Dá impressão cada vez maior de intervenção, de volta das ideias já conhecidas do atual governo. A coisa chegou a tal ponto nesta segunda (11) do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, afirmar que o governo deve ‘compreender seus limites de atuação’ na Vale e na Petrobras.
Posse
Já começou a distribuição de convites para a cerimônia de posse da nova direção da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A solenidade será no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na próxima sexta-feira (15), às 10h. O defensor público-geral, Ricardo Paiva, passará o cargo para Rafael Barbosa, que obteve 58% dos votos na última eleição realizada em dezembro passado.
Julgamento
A 7ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado, a partir das 10h, desta terça-feira (12), vai julgar 56 processos na pauta dos conselheiros: 17 prestações de contas; 16 representações; sete embargos de declaração; dez recursos; duas fiscalizações de atos de gestão; uma tomada de contas; uma auditoria de levantamento; uma denúncia e uma consulta.
Limpa Nome
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realiza até a próxima sexta-feira (15), a 3ª edição do Feirão Limpa Nome, renegociando débitos de contas de energia elétrica e água. O atendimento é das 8h às 14h, na sede do órgão, na Avenida André Araújo, 1.500, Aleixo.

Escola de Contas

A presidente Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, abriu ontem (11) o ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP), no auditório da instituição. “A Escola de Contas tem desempenhado um papel central no fortalecimento das competências necessárias para enfrentar os desafios que permeiam a gestão pública, contribuindo para que o Tribunal não apenas cumpra seu papel fiscalizador, mas também se torne um centro de conhecimento”, discursou para um auditório lotado.
PIB
O Banco interamericano de desenvolvimento (BID) projeta expansão de 1,5% para PIB do Brasil neste ano, 2% em 2025 e 2,1% em 2026. Se confirmado, o desempenho econômico projetado para o país durante os três próximos anos será ligeiramente inferior ao calculado para América Latina e Caribe como um todo.
IR liberado
A Receita Federal informou que o programa para declarar o Imposto de Renda 2024 será liberado amanhã. A princípio, o download só estaria disponível na sexta-feira, quando inicia o prazo de entrega das declarações. O download estará disponível no site da Receita. A antecipação permite que o contribuinte possa verificar quais as informações necessárias e eventuais documentos faltantes.

Frases

Frases
“Se a União é acionista, em tese é legítimo se posicionar, mas deve compreender seus limites”, presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, sobre a Petrobras

“Parabéns à Escola de Contas, parabéns ao TCE, vocês estão capitaneando trabalhos extraordinários nessa área”, do ministro do TCU, Benjamin Zymler, na abertura do ano letivo da ECP

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar