Especial Mulheres: Empreendedora do Tocantins prevê crescimento do setor em 2023

Compartilhe:​

Focada no turismo ecológico, empreendedora do Tocantins prevê crescimento do setor em 2023

Cenário de ricas belezas naturais, o Brasil é destino para visitação de turistas de todos os cantos do mundo. Para os mais aventureiros e desbravadores da natureza, as opções de “turismo de aventura” e  “ecoturismo” são inúmeras.

O sucesso dessa modalidade mais radical é visto nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já que de acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Contínua) no recorte entre 2020 e 2021, as atividades relacionadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo foram escolhidas por 25,6% dos turistas.

Tocantins, o estado mais novo do Brasil, possui lagos de água cristalina, cânions e rochas que deslumbram os visitantes. Na lista de empresas que oferecem pacotes turísticos de visitação e imersão em pontos localizados no Sudeste do estado, como as Serras Gerais e o Jalapão, está a Seriema Ecoturismo.

Idealizadora da empresa, a empreendedora Fernanda Tainã Alves (foto) observou que a região das Serras Gerais possuía um potencial turístico a ser desenvolvido e colocou as mãos na massa, e em 2016 a Seriema iniciou a operação focando na preservação ambiental.

“Nossa participação na preservação do meio ambiente ocorre em virtude da escolha de atrativos que estejam alinhados às normas e tenham licença ambiental. Nós já até deixamos de trabalhar com atrativos que não se adequavam a essas normas porque a gente entende que a visitação causa impacto, mesmo que seja mínimo, mas que é necessário ter essa sustentabilidade na operação. Então, o que não se adequa, não vem para a nossa prateleira”, comenta.

A empreendedora, que é natural de Inhumas/GO e graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), diz que o estado do Tocantins é uma beleza bruta que encanta olhos e corações dos turistas, sendo referencial no conservacionismo ambiental. “São vários atrativos e contratamos serviços com o apoio local. Nós visitamos várias cidades e fazemos questão de utilizar cada estrutura oferecida para o turismo”.

 O reconhecimento veio com o tempo! Com destaque à entrevista para uma equipe de TV nacional, além de  conquistar, em dezembro de 2022, o  Prêmio Mulher de Negócios, do Sebrae-TO e, mais recentemente, assumiu o posto de superintendente na Secretária da Cultura e Turismo, do estado de Tocantins.

Com oito colaboradores na equipe da Seriema, os valores para visitação na região variam entre R$ 40 a R$ 80 para passeios avulsos até os pacotes completos, entre R$ 2.500,00 e R$ 3 mil, que é o ticket médio da empresa. Para Fernanda, as iniciativas de apoio ao turismo devem ser apoiadas por todos os envolvidos com o setor. “Nós estamos animados com o ano de 2023, conseguimos sair da pandemia, estamos em um momento de recuperação. Estamos otimistas, e esperamos um crescimento de pelo menos 70% em relação ao que temos hoje e as projeções de crescimento vão depender não só da nossa agência, mas também do desenvolvimento da região”, analisa Fernanda.

Visite o site da Seriema e conheça os pacotes turísticos ( seriemaecoturismo.com.br).

Representatividade feminina: femtechs, mais do que negócio, um estilo do inclusão

Femtech, fazendo uma alusão às fintechs, edtechs, healthtechs  e outros segmentos de startups, significa negócios feitos para saúde e bem-estar da mulher!

No rol de negócios inovadores voltados às mulheres há a Gestar, uma plataforma que conecta profissionais atuantes no setor materno-infantil com mães, gestantes e tentantes. A startup foi fundada em 2020, reúne cerca de 240 profissionais parceiras e já impactou 6 mil famílias. Já a HerSelf, fundada em 2017, foca no bem-estar e a saúde íntima das menstruantes e criou uma calcinha absorvente para PcDs.

Outra femtech de destaque é a Feel, que é pioneira no desenvolvimento de produtos naturais e veganos para a região íntima da mulher e desenvolveu uma linha de produtos específicos para mulheres, como sabonetes, óleos hidratantes e lubrificantes.

Apesar disso, esse segmento ainda é muito recente e oferece  espaço para quem quer empreender, pois de acordo com o estudo Inside Healthecare Report, há no Brasil apenas 23 femtechs. Entretanto, operam 542 healthtecs e 13,8 mil startups no país. Um franco mercado em expansão, com um propósito de elevar a representatividade feminina.

Mulheres do Alto Xingu e o empreendedorismo

A multinacional Cargill, em acordo com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), por meio do programa Florestas de Valor e a cooperativa Camppax, com um plano de ação específico, desenvolveu parceria com o Projeto Escola de Empreendedorismo das Mulheres do Alto Xingu, realizado junto à Associação das Mulheres Produtores de Polpa de Fruta (AMPPF), que alcançou em 2022 a marca de 50 associados, na sua maioria mulheres produtoras parceiras da ação.

A iniciativa visa oferecer oportunidades para a Associação e fortalecer a agricultura familiar, por meio da capacitação de jovens e mulheres em empreendedorismo.

IRME oferece oficinas gratuitas para mulheres

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado na quarta-feira, vamos divulgar iniciativas voltadas às mulheres, como as capacitações gratuitas a seguir: na terça-feira (7/3), das 13h30 às 17h, acontece a oficina “Desenvolvendo sua marca pessoal para melhorar a comunicação”, inscrição pelo link (https://forms.gle/mNyYinYiYR4visBX6).

Já na quarta (8/3), no mesmo horário, irá ocorrer a oficina “Aumentando sua autoconfiança para liderar”, inscrição pelo link (https://forms.gle/936ADCCzCfd2y33V9). As oficinas serão ministradas por Barbara Barbosa, multiplicadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) e serão realizadas na Universidade Nilton Lins, na Av. Professor Nilton Lins, nº 3259 – Parque das Laranjeiras.

A iniciativa é do programa `Ela Pode 2´, do IRME.

RÁPIDAS & BOAS

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) promove o curso `Pesquisa de Clima´. O curso contará com duas turmas e será virtual. A primeira acontecerá entre 6 e 9/3, já a segunda entre 8 e 11/5. A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta de gestão para as organizações que possuem nos seus objetivos estratégicos a satisfação dos colaboradores. A inscrição e venda de ingressos estão disponíveis pelo link (https://abrhbrasil.org.br/cpc/).

************************************************

A EXAME e as Aladas se unem mais uma vez em um evento transformador e voltado às mulheres. Intitulado `Agora é que são elas 2023´, o encontro acontecerá em duas ocasiões: na quarta-feira (8/3), das 9h às 10h30, e na quinta-feira (30/3), das 9h às 13h30 (horário de Brasília). O evento, que é online e gratuito, está recebendo inscrições pelo link (https://bityli.com/a2z1G).

************************************************

A Prefeitura de Vinhedo em parceria com o Sebrae e a Acivi, realizarão na quarta-feira (8/3), no Dia Internacional da Mulher, o evento “Mulheres inspiradoras e seus negócios”. A ação será realizada de forma online e gratuita, das 18h30 às 19h30 (horário de Brasília) , e as inscrições podem ser feitas pelo link (https://bityli.com/bN67u).

************************************************

Manaus conta com mais um espaço totalmente dedicado ao acolhimento de mulheres em tratamento ou atendimento de câncer de mama. Trata-se do Instituto Mama Vida, localizado na Cidade Nova, zona Norte de Manaus. As doações podem ser feitas diretamente na sede do instituto, que fica na Rua Itarumão nº 30 – bairro Cidade Nova, em frente à quadra da igreja presbiteriana. Mais informações podem ser obtidas através do perfil do instituto no Instagram (@institutomamavida) ou pelo WhatsApp (92) 9 8614-0726.

Cristina Monte

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário