Semana de Conscientização Tributária do Paraná realiza próximo webinário nacional de Educação Fiscal
O Grupo de Trabalho “Educação Fiscal” (GT66/Confaz) promoverá nova edição de webinário nacional com o tema “Educação Fiscal nas escolas, dinamizando o currículo e fortalecendo a cidadania”. O evento será realizado, no próximo dia 10 de novembro, a partir de 14 horas, na programação da III Semana de Conscientização Tributária e XXIII Seminário Paranaense de Educação Fiscal.
Nelma Maria Matias, do Programa de Educação Fiscal do Tocantins, e Cícero Roberto de Melo, do Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal, serão os palestrantes. Nelma vai tratar da Educação Fiscal no contexto da BNCC, a partir dos desafios e possibilidades na sala de aula, enquanto Roberto vai abordar as perspectivas e fundamentos da Educação Fiscal.
Os eventos
A Secretaria da Fazenda do Paraná e a Receita Estadual, por meio da Escola Fazendária (Efaz), promovem nos dias 9 e 10 de novembro a III Semana da Conscientização Tributária e o XXIII Seminário Paranaense de Educação Fiscal.
As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pelo link https://cutt.ly/iNUG8xj
O evento, que será transmitido pelo Canal do Youtube da Efaz (https://cutt.ly/PNUHo2L), busca promover a conscientização da população sobre a importância socioeconômica do tributo para o desenvolvimento do Estado e para a promoção do bem-estar social dos cidadãos.
Também será apresentado o novo projeto ‘Educação Fiscal nas Escolas’ do Grupo de Educação Fiscal/PR (Gefe-PR), com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).
O projeto tem como intuito levar a cultura da cidadania fiscal para as salas de aula, conscientizando os alunos sobre a função social do tributo e o controle social sobre a aplicação dos recursos arrecadados e seu funcionamento de modo geral.
Certificação
Os participantes poderão ter uma visão sobre ações que diferentes estados brasileiros realizam neste campo, além de um momento de reflexão, enquanto cidadãos, sobre a importância de pagar o tributo e acompanhar a aplicação dos recursos. Ao final do evento será possível retirar uma certificação pela Escola de Gestão, por período, mediante link que será disponibilizado na programação do evento.
Confira a programação completa no link https://cutt.ly/ANUHQ5u
Prefeitura alerta sobre falsa mensagem em nome da campanha Nota Premiada Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), alerta sobre a falsa mensagem por SMS que está sendo enviada aos participantes da campanha Nota Premiada Manaus.
O texto, intitulado por “Prefeitura Municipal”, diz que o CPF do titular do telefone foi contemplado com um eletrodoméstico mais uma quantia em dinheiro. Um número de celular é informado para contato juntamente com o “número da sorte”. Se você recebeu uma mensagem como esta, cuidado, é golpe!
A Semef informa que as premiações da campanha Nota Premiada são apenas em dinheiro e a única maneira segura para o participante da campanha confirmar se foi contemplado, é consultando as listas de ganhadores, por sorteio, disponíveis na página oficial da campanha: http://notapremiada.manaus.am.gov.br/ganhadores. A lista é atualizada a cada sorteio mensal.
A Nota Premiada é uma campanha da Prefeitura de Manaus para estimular a prática da educação fiscal no município e conscientizar a sociedade quanto à importância socioeconômica dos tributos municipais e o direito de exigência do documento fiscal. A campanha sorteia prêmios em dinheiro entre os cidadãos manauaras que exigem a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) identificada com CPF.
Inscrições abertas para o treinamento de atualização da legislação de incentivos fiscais do Amazonas
O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) promoverá nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, das 14h às 17h, um treinamento presencial sobre as atualizações na Lei 5.750, de 2021, e repercussão na Legislação Regulamentar. Com uma carga horária de 12 horas/aula, o curso será ministrado pelo auditor fiscal Willian Barros Cunha.
O curso é voltado para contadores, operadores do direito e consultores econômicos que lidam com projeto técnico econômico para o pleito de incentivos fiscais. Serão disponibilizadas 40 vagas para o curso e as aulas serão realizadas de forma híbrida, sendo o modo presencial, com conteúdo exclusivo.
As inscrições encontram-se abertas e os valores são R$ 350 para os economistas adimplentes e para o público geral R$ 500. Mais informações por meio dos telefones: (92) 3622-7880 / 3234-2421 / 3622-2826 – WhatsApp: (92) 98547-9849 e e-mails: cobranç[email protected] e [email protected]
O Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e o mês das crianças
No mês em que se comemorou o Dia das Crianças, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realizou no Parque Cidade da Criança, localizado na Rua Castro Alves, nº 100, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul, várias apresentações artísticas.
O Evento intitulado Mundo Encantado no Parque da Criança, ocorreu nos dias 14, 21 e 27 de Outubro. A programação contou com Atividades Lúdicas, Oficinas, interação com os espaços temáticos, presença de personagens infantil, apresentações de Teatro, Música e Dança, onde a criançada pôde curtir com sua família durante o dia inteiro.
Sobre o Liceu
Em atividade desde 1998, o Liceu oferece cursos gratuitos, que contribuem para o desenvolvimento técnico-artístico de jovens, adultos e crianças do Amazonas, nas áreas de Dança, Música, Artes Visuais e Teatro.
Em Manaus, o Liceu Claudio Santoro tem unidades no Centro de Convenções – Sambódromo, nos Centros Estaduais de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e Padre Pedro Vignola, e no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci). No interior, o Liceu conta com unidades em Parintins e no município de Envira.
Acompanhe os trabalhos desenvolvidos pelo Liceu através do facebook https://www.facebook.com/liceudoam
Contato da coluna
Augusto Bernardo Cecílio e Moisés Hoyos