Pesquisar
Close this search box.

Educação Fiscal & Cidadania

Compartilhe:​

Augusto Bernardo Cecílio e Moisés Hoyos

Vereador Professor Samuel promove Prêmio Mulher Cidadã 2024 na Câmara Municipal de Manaus

Na última quinta-feira (7/3), a Câmara Municipal de Manaus foi palco de uma emocionante sessão solene promovida pelo vereador Professor Samuel (PL), que marcou a entrega do “Prêmio Mulher Cidadã” de 2024, tendo como propósito homenagear e reconhecer mais mulheres que se destacaram em diversas áreas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da sociedade manauara.

Uma das homenageadas do dia foi a jornalista e servidora da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz), Shirley Assis. “Quando ingressei no mercado de trabalho, tanto em redação quanto na Secretaria de Fazenda, no final da década de 80, a presença delas era reduzida. Ao longo dos anos as mulheres têm ocupado mais espaços, mas vale ressaltar que os postos de chefia ainda são, eminentemente, ocupados por homens. Este prêmio confere visibilidade para as conquistas de cada uma dessas mulheres aqui presentes, estimulando a nova geração a seguir os passos dessas vitoriosas e reduzindo o preconceito e a desconfiança que ainda existe quanto ao potencial delas”, destacou a jornalista

Outra homenageada pelos vereadores foi a coordenadora de programas e projetos federais da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc), a socióloga e doutora em Sociologia Vera Lúcia Barreto. “Eu penso que esse reconhecimento é fruto do trabalho que a gente desenvolve com a pauta da Educação Fiscal junto a estudantes e professores. Desde 2019, realizamos um trabalho em parceria com a Sefaz e outras instituições. Em encontros e dinâmicas de grupo, promovemos discussões a respeito da relevância da tributação e a função social dos impostos. As mulheres são primordiais nessa difusão de conhecimento porque estão presentes em todas as camadas da população, em especial liderando os lares onde transmitem os valores para os filhos”, disse Vera.

Receita Federal e Fametro firmam parceria para instalação de um NAF

O Centro Universitário Fametro e a Receita Federal uniram forças para um marco na formação dos futuros contadores! Firmaram uma parceria para a instalação do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) dentro do Curso de Ciências Contábeis.

Na inauguração, marcada pela presença da Pró-Reitora Cinara Cardoso e da Coordenadora da área de Humanas, Exatas, Tecnologias e Engenharias, Kellen Marcião, cerca de 450 alunos estiveram presentes para prestigiar o evento. A ocasião também contou com uma palestra sobre “Imposto de Renda Pessoa Física 2024”, realizada no Auditório Naide Lins, Unidade 2, na última segunda-feira (11/03).

O objetivo desse núcleo é oferecer suporte especializado e treinamento prático aos futuros contadores, preparando-os para orientar pequenos empreendedores em questões fiscais. A coordenadora do curso, Zulia Cavalcante, compartilhou sua empolgação com a criação deste importante recurso educacional.

No evento de lançamento, destacamos as presenças do auditor-fiscal da Receita Federal, Jansen de Lima Brito, do delegado da Alfândega do Porto de Manaus, auditor-fiscal Marcelo Augusto Calbo Garcia, do delegado da Receita Federal de Manaus, auditor-fiscal Eduardo Badaró Fernandes, do coordenador do grupo de educação fiscal do município, Édson Fernandes, da pró-reitora da Fametro, Cinara Cardoso, da coordenadora do curso de contabilidade da Fametro, Zuila Cavalcante e dos representantes da Cidadania Fiscal da Receita Federal, as analistas-tributárias da Receita Federal Vânia Aguiar e Cristhiane da Silva e a servidora do Serpro Maria Letícia Mota.

Contato da coluna

Contato da Coluna Educação Fiscal & Cidadania para opiniões e sugestões

[email protected] e [email protected]

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar