2 de novembro de 2024

Crase – excessões

Para relembrarmos as exceções da crase é importante termos em mente que se trata da fusão do “a” preposição com “a” artigo. Só depois que o acento grave (`) passou a também ser chamado de crase. Hoje trarei apenas três situações que se configuram como exceções à regra geral da crase (a+a=à), mas no correr das semanas vou mesclando esse assunto com outros para não ficar cansativo.

QUESTÃO DE CLAREZA

Há situações em que a crase ocorre por pura questão de clareza. Nesses casos o “a” será tão somente uma preposição, faltando o “a” artigo. Apesar disso, ocorrerá a crase, justamente para prevalecer a clareza, a semântica, o sentido exato da frase/oração. Ex: 1. “Lavar a mão x Lavar à mão”; 2. “Veio a noite x Veio à noite”. 3. “As mil maravilhas x Às mil maravilhas”.

DISTÂNCIA X CASA

Estamos diante de duas exceções quanto à regra geral da crase (a+a=à). A incidência ou não da crase dependerá se as palavras “distância” e “casa” vierem determinadas, especificadas ou não. Se vierem, ocorrerá a crase, se não vierem, não ocorrerá. Ex: 1. “Nos encontramos à distância de 300m do posto de gasolina” 2. “Vamos à casa da Sophia, ainda hoje” (determinados/especificados).

3.“A instituição começou a oferecer Ensino a Distância, o Ead”. 4. “Chegou a casa e tratou de tomar um banho demorado” (não determinados/não especificados).

PRONOMES DE TRATAMENTO

Pela regra geral, não se usa o acento grave (indicador da crase) diante de pronomes de tratamento. No entanto, há três exceções, acompanhem. Ocorrerá a crase com os pronomes de tratamento “dona”, “senhora” e “senhorita”. Ex: 1. “Por favor, transmita minhas condolências à Dn.ª Maria”. 2. “Toda gratidão à senhora, minha eterna mestra”. 3. “O buquê de rosas amarelas foi entregue à senhorita logo cedo”. Fica a dica.

Joyce Tino

Veja também

Pesquisar