Corumbá, a Capital do Pantanal

Compartilhe:​

Corumbá é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, Corumbá é considerada o primeiro polo de desenvolvimento da região, e por abrigar 60% do território pantaneiro, recebeu o apelido Capital do Pantanal.

Também é o maior município em extensão territorial do estado e o mais populoso centro urbano fronteiriço de todo o Norte e Centro-Oeste do Brasil. A cidade sempre foi estratégica regionalmente para a entrada das mercadorias europeias e sua localização, após a serra de Albuquerque, último trecho facilmente navegável do Rio Paraguai para embarcações de maior calado e a beira do Pantanal, garantiu rápido e rico crescimento entre o final do século 19 e começo do século 20, quando a borracha da Amazônia passou também a ser exportada por ali.

Era também um importante entreposto fluvial de Cuiabá e Cáceres, numa época em que só se chegava a Corumbá pelo rio, o que fez com que fosse centralizado temporariamente ali o parlamento estadual (nessa época por pouco Corumbá não foi a capital do estado).

As disputas por território entre portugueses e espanhóis estão na origem da cidade cujo primeiro vilarejo surgiu em 1778, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. Corumbá é conhecida como cidade branca pela cor clara de sua terra, pois está assentada sobre uma formação de calcário, que dá a cor clara as terras locais.

É a segunda cidade mais importante do estado em termos econômicos (depois da capital), a primeira em cultura e a terceira em população, depois de Campo Grande e Dourados. Constitui o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. Existe uma conurbação de Corumbá com mais três cidades: Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro.

Com isso existe uma rede urbana de cerca de 150 000 pessoas, atendida por dois aeroportos: Corumbá e Puerto Suárez. Principal exportador de Mato Grosso do Sul em 2008, o município de Corumbá atingiu a condição de cidade mais dinâmica do Estado e 86ª dentre as 300 mais dinâmicas de todo o País, conforme o Atlas do Mercado Brasileiro.

Segundo o IBGE, Corumbá possui um PIB de pouco mais de R$ 2bi. Com isso, o município ficou em terceiro lugar no estado, logo atrás da capital e Dourados. No Brasil ficou entre os 200 primeiros colocados. A cidade também ficou com o 324º maior potencial de consumo (IPC Target) entre todas as cidades brasileiras.

CHOCOLAND

Um palco onde a hospitalidade e o entretenimento temático inspiram a realização de sonhos. Este é o Chocoland Hotel Gramado, que abrirá as portas do seu castelo a partir de terça-feira, quando ocorre a sua inauguração oficial. A solenidade será exclusiva para convidados, mas, a partir desta data, os visitantes poderão vivenciar a experiência de se hospedar em um hotel temático do chocolate. O Chocoland contará com 76 apartamentos em sua primeira etapa, mas iniciará a operação com cerca de 20 suítes nas modalidades Choco Blanc e Trufa em sistema de soft opening.

CASA SHOW

A 17ª edição do Gramado Casa Show, a mostra de móveis, tem surpreendido seus visitantes com uma grande variedade de novidades em todos os segmentos presentes. Entre os destaques, a Rua Coberta no centro de Gramado-RS tem chamado a atenção do público como um cenário perfeito para todos os ambientes das residências e escritórios. A mostra, promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias (Sindmobil), segue até o dia 09 de julho, diariamente, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

ACADEMIA

A rede Summit Hotels vem investindo cada vez mais na qualidade do atendimento aos seus clientes. Sabendo que a satisfação do hóspede passa também pelo atendimento, a empresa criou a Summit Academia, com o objetivo de capacitar todos os colaboradores divididos por departamento. O primeiro treinamento foi realizado nos dias 14 e 15/06 no Summit Suítes Hotel Paulista com funcionários que atuam na recepção de diversos empreendimentos da rede. Cada unidade enviou um ou dois funcionários e a ideia é formar várias turmas até que todos estejam treinados.

NORD EASY

Os clientes do Nord Easy Connect, o primeiro hotel coworking do Nordeste – administrado pela Rede Nord Hotels -, instalado na praia de  Manaíra, em João Pessoa, aumentará o leque de opções a partir do segundo semestre deste ano com a inauguração do Vizu Café Bar. A novidade é a ampliação do Vizu Gastrobar. De acordo com Patrícia Cantalice, diretora da Nord, o Vizu Café Bar terá um jardim aconchegante e espaço de leitura e compra de livros com muitos lançamentos. O projeto de interiores é assinado por Ana Flávia Lins. O Nord Easy Connect é um empreendimento da Construtora Equilíbrio.

ROYAL CARIBBEAN

A Royal Caribbean e a Paradise Turismo se uniram na noite de segunda-feira, no restaurante Caxiri, no Centro Histórico de Manaus, para apresentar o que a tradicional companhia de turismo marítimo colocará à disposição dos clientes nas próximas temporadas. E o que ficou marcado na simpática noite foi o gigantismo desta companhia de cruzeiros, que está sempre se superando, lançando sempre um navio melhor e maior que o outro. É impressionante a quantidade e qualidade dos serviços que oferece a bordo. Para corar a noite, um jantar especial embalado pela voz de Eliana Printes. Perfeito!

TOP DESTINOS

A Região Turística do Litoral Norte de São Paulo venceu, pelo terceiro ano consecutivo – 2021, 2022 e 2023 – o Prêmio Top Destinos Turísticos, organizado em parceria pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e o SKÅL Internacional São Paulo. Constituída pelos Municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, a Região foi eleita Top Campeã de 2023 e recebeu o prêmio na cerimônia realizada no último sábado, em Jundiaí, no encerramento do 6º CONEXIDADES. O destino regional possui oferta de experiências diversificada.

VISUAL ÚNICO

A massa de ar frio que atravessa o Sul e o Sudeste do país chegou também ao Centro-Oeste, o que fez com que as temperaturas mínimas em Bonito (MS) ficassem abaixo dos 10°C nos últimos dias. Provando ser um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, Bonito reserva algumas boas surpresas aos turistas em dias mais frios. Uma delas é a transformação do cenário da Nascente Azul. O rio homônimo, onde acontece o passeio da flutuação no complexo, encontra-se coberto por uma névoa, criando um visual mágico, graças à diferença entre a temperatura do meio externo e a do rio.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário