A Comunidade judaica de Manaus, uma das mais tradicionais do Brasil, formada por descendentes de imigrantes marroquinos, realizou uma campanha de arrecadação de recursos para ajuda humanitária às vítimas do terremoto que atingiu a região de Marrakech, no Marrocos, no mês de setembro/22. O terremoto teve magnitude de 7,2 na escala Richter, deixou milhares de vítimas e destruiu a histórica cidade Marrakech. Através do Comitê Israelita do Amazonas (CIAM), a comunidade judaica local, arrecadou 51.560 reais, que foram enviados ao fundo especial aberto pelo governo do Marrocos para a ajuda humanitária. O montante resultou das contribuições de mais de 70 famílias judias que mantêm laços afetivos com o país de origem de seus antepassados.
O embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, agradeceu a generosidade da comunidade judaica manauara em uma carta enviada ao CIAM. “O gesto demonstra o caráter constante e indelével dos laços afetuosos que cada marroquino e cada marroquina preservam com o nosso país, não obstante o tempo ou a distância que nos separa dele”, declarou o embaixador.
Segundo David Vidal Israel, presidente do Comitê Israelita do Amazonas, a campanha foi uma forma de expressar a solidariedade e o apoio da nossa comunidade às vítimas do terremoto. “A comunidade judaica de Manaus tem uma forte identidade marroquina e se sente parte da história do país além da gratidão por seus antepassados e a receptividade, quando lá chegaram, após a expulsão dos judeus da península Ibérica no final do século XV”, afirmou David.
Turistas Idosos e PcD querem desbravar o país
Viajar após os 60 anos ou com deficiência tem se tornado realidade para boa parte dos viajantes no Brasil. Seja para visitar parentes, conhecer novos destinos ou cuidar do seu bem-estar. Viajam em busca de atrativos com acessibilidade que permita segurança e prazer. Juntos, eles respondem por mais de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais.
O presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro, explica que as agências e empresas de turismo estão adaptando atividades para amimar o público da terceira idade, visando esse nicho crescente, afinal são mais de 20 milhões de idosos que movimentam o mercado turístico no país, de acordo com o Ministério do Turismo (Mtur).
Os dados divulgados pelo órgão, confirmam que os idosos, em especial, representam pouco mais de 10% dos visitantes do Estado. Um público cada vez mais conectado, agora dispõe de acesso à ferramenta “Amazonas to go”. De uso simplificado, o chat desenvolvido pelo Governo do Amazonas, fornece informações para passear pelo estado, por meio do Whatsapp. Basta acessar o chat no link: https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou o contato +55 92 99356-8775.
“Nós temos uma versatilidade muito grande no turismo amazonense. Aqui o turista com mais de 60 anos tem um ambiente seguro, com informações fáceis, no próprio celular, e agências e empresas de turismo cada vez mais preparadas para esse público, com roteiros elaborados especialmente para eles”, afirmou Ian.
Entre os direitos previstos no Estatuto do Idoso está a gratuidade e o desconto no valor das passagens rodoviárias e fluviais, limitado a duas vagas em todos os horários de cada. Nos voos não há legislação para descontos em passagens aéreas. O público da “melhor idade” recebe descontos de 50% na compra de ingresso para eventos artísticos, culturais, de lazer e esportivos, bem como acesso preferencial aos lugares onde são realizados. Para solicitar esse direito, é necessário, na hora da compra, solicitar a meia-entrada e preencher seus dados quando solicitado, e o documento com foto.
De acordo com dados da Amazonastur, turistas com mais de 60 anos, que visitam o Amazonas, têm como principais interesses o lazer (36%), trabalho ou negócios (33%), eventos (14%) e visitas à familiares (10%). Confira as principais dicas da Amazonastur, para quem tem interesse em conhecer o Amazonas.
City tour 60+ – Para apreciar as belezas urbanas, a Amazonastur indica o Amazonbus, o ônibus de turismo de dois andares, que realiza um passeio turístico pela cidade, iniciando no Largo São Sebastião, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, visitando o centro histórico, passando pela Arena da Amazônia, Ponta Negra e Ponte Rio Negro, com guias de turismo credenciados no Cadastur, que contam as histórias e curiosidades dos atrativos.
Amazonenses, idosos e estudantes pagam meia-entrada. Outras informações sobre os passeios estão disponíveis no telefone: (92) 98807-5519 ou nas redes sociais @kfturismomanaus.
Atrativos especiais – Com mais de 100 cachoeiras catalogadas em Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros de Manaus), segundo o executivo municipal, a terra das cachoeiras encanta turistas de todas as idades. As cachoeiras da Pedra Furada, Água Viva e o Balneário Abraço Verde, oferecem trilhas com caminhada em trilha leve e também estrutura de restaurante e hospedagem.
Já o Balneário Km21, na rodovia BR 174, que liga Manaus a Presidente Figueiredo oferece água corrente, estacionamento e restaurante com as delícias gastronômicas do estado. O passeio pode ser realizado pelo programa do Serviço Social do Comércio (Sesc), que inclui transporte de ida e volta, seguro contra acidentes e ingresso ao local, com acompanhamento do técnico de turismo social da empresa. Informações: (92) 9 8415-7883 / 2126-9516.
Hotéis de floresta – Mais de 400 meios de hospedagens estão no Cadastur aptos ao idoso, restritos ao PcD, para aproveitar a beleza exuberante do Amazonas e desfrutar dos espaços hoteleiros. O Juma Lodge está localizado a 102 quilômetros de distância de Manaus. O trajeto dura cerca de 3h30 e durante a viagem, belezas naturais como o Encontro das Águas e a vitória-régia podem ser contemplados. São 19 apartamentos, redário, piscina de rio, além de atividades de lazer.
Amazonas to go – Para outras informações de atrativos turísticos o viajante pode acessar o chat do ‘Amazonas to go’, que por meio da leitura de QR Code ou mensagem para o número (92) 99356-8775, redireciona para o aplicativo de mensagens Whatsapp. Por meio de chatbot, todos os atrativos turísticos dos municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Parintins, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Novo Airão, Boa Vista do Ramos, Careiro Castanho, Maués e Humaitá estão disponíveis na ferramenta. Todos os prestadores de serviços turísticos no Amazonas to go são regulares no Cadastur do Ministério do Turismo.