Começa a temporada de Cruzeiros em Manaus

Compartilhe:​

 Nesta sexta-feira, 24/11, Manaus começa a receber a temporada de cruzeiros, uma iniciativa realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

O evento promete atrair visitantes internacionais e destacar as riquezas culturais e naturais da região, além de movimentar a economia da região com a presença de centenas de visitantes circulando pelas ruas da cidade.

O pontapé inicial será dado com a chegada do navio Azamara Quest, vindo diretamente de Barbados, no Caribe. O navio traz aproximadamente mil turistas de diversas nacionalidades, incluindo americanos, canadenses e ingleses, entre outros. 

Diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Oliveira destacou a importância da chegada dos cruzeiros, tanto para a economia do município quanto para aquecer o turismo e a cultura do Amazonas.

“São mais de mil pessoas circulando em nossos espaços, conhecendo e consumindo nossa gastronomia, nossos artesanatos, nossa cultura, aquecendo dessa forma a economia local e gerando renda a muitas famílias”, pontuou.

De acordo com o diretor de Turismo Evilazio Nascimento, para garantir uma ótima recepção, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no porto de Manaus, estará equipado para fornecer informações bilíngues e distribuir mapas da cidade.

Além disso, uma pesquisa qualitativa será conduzida, permitindo avaliar a experiência dos turistas. “Estaremos com uma equipe técnica, a qual estará realizando uma pesquisa sobre os serviços e infraestrutura de Manaus junto aos turistas”, comentou Nascimento. 

A programação da temporada conta com uma imersão completa na diversidade da cidade. Os passageiros terão a oportunidade de explorar pontos turísticos emblemáticos, como passeios de barco, city tours para conhecer a arquitetura histórica, visitas ao Museu da Amazônia (Musa) para uma compreensão mais profunda da fauna e flora locais.

Estão programadas ainda, caminhadas na selva, além de visitas ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e um evento especial no majestoso Teatro Amazonas, um dos símbolos mais representativos da cidade.

Essa iniciativa também fortalece o turismo local, colocando Manaus no mapa internacional dos destinos turísticos, destacando sua riqueza natural, cultural e histórica. A temporada de cruzeiros promete oferecer momentos inesquecíveis aos visitantes, e impulsionar a economia local, promovendo a imagem da metrópole da Amazônia como um destino turístico de classe mundial.

CAFÉ DA MANHÃ

Ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 20 de novembro, a 16ª edição do prêmio Sabores do Sul, um dos mais importantes reconhecimentos da gastronomia no Rio Grande do Sul. A premiação ocorreu na Sogipa, em Porto Alegre, e revelou os ganhadores deste ano. Um dos destaques foi o Hotel Valle d’incanto, que teve seu tradicional café da manhã eleito o melhor Café da Manhã de Hotel em Gramado, pelo segundo ano consecutivo. Com serviço americano, o cliente se serve à vontade uma vista incrível para um jardim de oliveiras e mata nativa. O café é exclusivo aos hóspedes.

LIVROS

O Festival de Turismo de Gramado, o grande evento de negócios turísticos das Américas, entregou à Secretaria de Estado da Cultura 2100 mil livros arrecadados durante a edição de 2023. A gerente de operações do Festuris, Vânia Oliveira, representou o Festuris na entrega dos livros. A entrega das doações ocorreu no estande da AFEET, e contou com o apoio da ABRAJET, durante a 35ª Feira Internacional de Turismo de Gramado. O objetivo da ação é ajudar na reconstrução das bibliotecas gaúchas atingidas pelas enchentes. Exemplares de todos os gêneros literários foram aceitos.

URUGUAI

O Ministério do Turismo do Uruguai lançou oficialmente a Temporada 2023-2024, em um evento aberto ao público em La Paloma, cidade litorânea localizada no departamento de Rocha. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Luis Lacalle Pou. Durante o lançamento, o Ministro do Turismo, Tabaré Viera, anunciou uma iniciativa especial voltada para os turistas estrangeiros: isenção de IVA em hospedagem no país, iniciando agora em 15 de dezembro até 30 de abril. Além disso, o ministro destacou as medidas adotadas para promover o turismo interno.

FIOCRUZ PREMIADA

O projeto “Direito a Cidade e a Saúde de Populações Indígenas”, derivado do Projeto Manaós: Saúde Indígena no Contexto Urbano, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, foi premiado como uma das 31 iniciativas promissoras em participação comunitária escolhidas pelo Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O projeto foi selecionado entre 144 experiências da Região das Américas. O anúncio foi feito durante live, aberta ao público, no último dia 14/11, no Canal do Youtube.

 NOVA ROTA

Pela primeira vez na história começaram os voos entre Santo Domingo (República Dominicana) e Buenos Aires (Argentina) realizados pela Arajet Airlines e no aeroporto internacional de Ezeiza o Secretário Executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, participou do lançamento oficial deste nova rota aérea em conjunto com o Embaixador daquele país na Argentina, Gustavo Hernando;

O primeiro voo chegou na madrugada desta quarta-feira, 15 de novembro e a rota será atendida inicialmente com três frequências semanais e se tornou o 22º destino da companhia aérea em 16 países do continente.

REELEITO

Jaime Mendonça foi reeleito para mais dois anos à frente da Associação Brasileira de Agências de Viagem, seccional Amazonas. A recondução de Jaime ao cargo deveu-se principalmente ao trabalho ativo desenvolvido por ele este ano, quando trouxe para Manaus vários eventos ligados ao turismo e se projetou como um dos líderes do segmento na região Norte do País. Para o mandado que agora se inicia, Jaime tem planos grandiosos, inclusive com a possibilidade de Manaus sediar a tradicional Feira de Turismo que todo ano movimenta o segmento em vários pontos do País.

ENCONTRO ACLEA

Outra entidade amazonense que está se movimentando pata atrair formadores de opinião é a Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas, que em março sediará o encontro anual da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil. Para viabilizar este evento, o presidente Paulo Roberto Pereira esteve com a vereadora Professora Jacqueline (UB) articulando apoio parlamentar. Este evento reunirá 30 presidentes de associações esportivas de todo o País e acontecerá no final de março, quando também será eleita a nova diretoria da entidade.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário