Pesquisar
Close this search box.

Colônia de férias à moda antiga

Compartilhe:​

Chegou a temporada mais amada pelas crianças no ano: as férias escolares. É o período em que elas podem jogar videogame livremente, assistir a desenhos e shows infantis a tarde toda e ficar no computador. Mas, a criançada tem outra opção igualmente divertida: as colônias de férias. Melhor ainda se a programação incluir piscina,festa do pijama e joguinhos antigos e gincanas, não é? É sobre isso que o Trends JC conversa neste último podcast do ano com Thiago Coaraci Tavares, profissional de educação física da Cia Athlética.

As férias chegaram e, se as crianças estão felizes e cheias de energia, os pais estão sobrecarregados, muitas vezes, por conciliar trabalho e afazeres domésticos para cuidar das crianças. Mas, nem todo mundo precisa sofrer com os pimpolhos ‘tocando o terror’. Há diversas opções para lazer e entretenimento do público infantil nesta época. São playgrounds especializados, creches e as colônias de férias, essas recheadas de programação.

Nossa dica de fim de ano é a Colônia de Férias da Cia Athlética, academia que possui duas grandes unidades em Manaus -uma no Shopping Manauara e a outra no Studio 5. “Nossa programação é muito variada e bem dividida por grupos. Das faixas etárias de 3 a 14 anos, há muita brincadeira e pequenos eventos proporcionais às idades. É uma colônia de férias que já vem sendo realizada há muitos anos e algumas crianças vêm participando todos os anos, o que nos deixa bem à vontade para dizer que já é uma programação tradicional em Manaus”, explicou Thiago Coaraci Tavares, professor e que também é gerente dos departamentos Baby, Kids, Teens e Aquático na Cia Athletica Manaus. 

Falando em departamento Baby, Thiago explica que para os nenéns de 6 meses a 2 anos e 11 meses, não há colônia de férias, mas há programação. “Para essa faixa etária, temos uma programação de psicomotricidade especialmente feita por profissionais adequados, de 30 a 45 minutos, que vai trabalhar o andar, o falar, o pegar e outros movimentos que esses bebês começam a aprender nessa idade”, revelou.

Mas, a farra mesmo, está armada para os mais velhos. Mais especificamente as crianças de 3 a 14 anos. Segundo Thiago Coaraci, as atividades recreativas, culturais e esportivas e lúdicas, fazem com que seja já tradicional a colônia de férias da Cia Athletica Manaus. “Temos pega-pega, barra bandeira, atividades aquáticas, brincadeiras com infláveis, gemerson e a cereja do bolo: o acantomanento -quando as crianças mais velhas podem dormir na colônia de férias e passar por uma programação noturna. Aí temos festa do pijama, pool party, cinema e eles também jantam e tomam café no local. Para essa atividade, que é uma das mais prestigiadas da programação, há todo um acompanhamento especial por parte dos pais e monitores e professores. É uma oportunidade que eles amam”, contou o professor.

Thiago diz que o acantonamento é uma atividade especial, porque leva o pré-adolescente a elevar suas habilidades sociais e trabalha a independência, o respeito e a disciplina. “É muito legal ver as crianças socializando de uma forma positiva e buscando formar laços. Tem criança que pede para os pais do coleguinha para que deixe participar do acantonamento. Também já vi, nas edições passadas, crianças comemorando porque fariam 7 anos e poderiam participar da próxima edição do evento. É muito legal”, revelou.

A coordenação da Colônia de Férias espera mobilizar cerca de 100 alunos, distribuídos nos diversos grupos etários. Thiago explica ainda que as atividades são feitas em pequenos grupos por vez, para facilitar a organização, monitoramento e promover mais segurança nas atividades.

Durante a entrevista, o professor, que também é personal, deixou uma mensagem motivacional para aquelas pessoas que costumam prometer iniciar exercícios físicos no ano novo: “comece agora. Ainda dá tempo. Se você não gosta de musculação, faça uma dança; uma luta; atividades aquáticas ou ginástica. Mas, faça! Não deixe para o próximo ano ou para a próxima semana. A saúde não espera”, alertou Coaraci. 

E o bate-papo terminou com uma dica de milhões: “se você não tem motivação pessoal para iniciar uma nova vida de exercícios e cuidados, chame um amigo. Leve alguém e divida esse momento com ela, mas não deixe de fazer”, opinou.

Sobre a Colônia de Férias da Cia Athletica 

A  programação envolve atividades recreativas, culturais e esportivas e é a opção perfeita para as crianças gastarem energia no período de recesso escolar. A programação acontecerá de 9 a 20 de janeiro, na unidade da academia no Studio 5, sempre das 14h às 17h. As inscrições estão abertas para a faixa etária de 3 a 14 anos e alunos e não alunos da academia podem participar. As inscrições podem ser feitas nas recepções das duas unidades (Studio 5 e Manauara Shopping). 

Podem participar crianças de 3 a 14 anos, em turmas divididas por faixa etária: 3 e 4 anos; 5 e 6 anos; 7 a 10 anos; e 11 a 14 anos. As crianças da turma de 3 a 4 anos precisam obrigatoriamente de um acompanhante/responsável durante todo o período da colônia.

O Acantonamento é uma das atividades mais esperadas pelos participantes. Destinado somente para a faixa etária de 7 a 14 anos, tem programação durante a noite, com atividades nas salas de ginástica e esportes, quadras, piscina e até uma festa do pijama.

Todas as atividades são conduzidas e acompanhadas pela equipe de professores e auxiliares da academia.   

Colônia de Férias Cia Athletica

Período: De 9 a 20 de janeiro 

Horário: 14h às 17h

Local: Studio 5

Informações: (92) 3614-3000 e 3133-0000

Lílian Araújo

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar