13 de dezembro de 2024

Brigada das missões – 31 anos em prol da defesa e proteção da amazônia ocidental

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) tem a sua origem a partir do 1º Grupamento de Fronteira, criado em 1971, na cidade de Cruz Alta/RS, por decreto do então Presidente da República, General Emílio Garrastazu Médici. O primeiro comandante foi o General de Brigada Confúcio Danton de Paula Avelino. Em 1972, o Grupamento foi transferido para Santo Ângelo, também no Estado gaúcho, sendo extinto em 16 de dezembro de 1980, dando lugar à 16ª Brigada de Infantaria Motorizada, subordinada à 3ª Divisão de Exército, em Santa Maria/RS.

Em 30 de março de 1992, iniciou a transferência da Brigada para a região amazônica, a fim de ser intensificada a presença do Estado nesta área. A sua instalação definitiva ocorreu em 30 de julho de 1993, em Tefé/AM, na antiga Escola Técnica Rural, a qual passou a abrigar o Quartel-General da Brigada, assim como as tropas do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS) – atual Comando de Fronteira JAPURÁ/17º BIS, da Companhia de Comando e do 34º Pelotão de Polícia do Exército. Posteriormente, a 16ª Base Logística e o 16º Pelotão de Comunicações de Selva foram adicionados àquela Grande Unidade.

Na Amazônia Ocidental, a Brigada, ainda, incluía o Comando de Fronteira Solimões/8º BIS, em Tabatinga/AM, e o 61º BIS, em Cruzeiro do Sul/AC. Em 2013, foi alterada a subordinação do 61º BIS, passando para a 17ª Bda Inf Sl, em Porto Velho/RO.

A Brigada recebeu o nome de “Brigada das Missões”, em referência às Missões Jesuíticas de Santo Ângelo, região histórica do Rio Grande do Sul, na qual fazia parte dos Sete Povos das Missões. O lema “Esta terra tem dono!” foi proferido pelo herói indígena Sepé Tiaraju, um líder dos Guaranis, nas aludidas Missões, refletindo a determinação e o compromisso de Sepé na defesa das terras dos povos indígenas contra a invasão e o domínio estrangeiro, à época. Assim, a frase foi adotada pela 16ª Bda Inf Sl, rememorando Sepé, demonstrando, também, o espírito de proteção, a resistência e o compromisso da Brigada para com a defesa territorial e das comunidades locais na região amazônica.

Atualmente, a 16ª Bda Inf Sl está posicionada estrategicamente numa confluência de rios (Tefé e Solimões), sendo crucial para a defesa territorial e oferecendo profundidade estratégica vital. A área de responsabilidade da Brigada abrange 17 municípios no Amazonas, totalizando cerca de 431 mil km², possuindo a segunda maior terra indígena do Brasil, a do Vale do Javari, com cerca de 8,5 milhões de ha.

Esta Grande Unidade é responsável pela vigilância e proteção de uma linha de fronteira de 1.631,5 km com a Colômbia e o Peru. Para isso, dispõe de quatro Pelotões Especiais de Fronteira (PEF), sendo eles: 1º PEF (PALMEIRAS DO JAVARI) e 4º PEF (ESTIRÃO DO EQUADOR), na calha do Rio JAVARI; 2º PEF (IPIRANGA), no rio IÇA; e 3º PEF (VILA BITTENCOURT), no rio JAPURÁ.

A 16ª Bda Inf Sl está apta para a defesa da Pátria; ao combate aos crimes transfronteiriços e ambientais; à proteção do meio ambiente; ao respeito e apoio aos povos originários e à população amazônica; e à cooperação com o desenvolvimento regional.

Assim, a transferência do sul do País e o sucesso das ações executadas demonstram sua vital importância para o Comando Militar da Amazônia, com o compromisso inabalável da manutenção de nossa soberania e colaboração no desenvolvimento da Amazônia.

CMA CMA

Veja também

Pesquisar