A Avianca divulgou nesta terça-feira (27), voos diretos entre Bogotá e as cidades de Manaus e Belo Horizonte (MG). A companhia começará a operar as duas novas rotas a partir de março do ano que vem. Serão quatro voos semanais entre Bogotá e Manaus.
As novas rotas darão acesso ao principal centro de conexões da Avianca na capital colombiana. “2022 foi um ano de consolidação da Avianca no Brasil e segue com o nosso compromisso em oferecer cada vez mais rotas ponto a ponto, somando destinos aos brasileiros”, afirmou, Gustavo Esusy, gerente comercial da Avianca para Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, replicou em suas redes sociais a grande conquista, “TURISMO + FORTE! A Avianca acaba de anunciar o voo que liga Manaus a Bogotá, na Colômbia. O Amazonas está estrategicamente localizado e nós estamos trabalhando para que o estado seja um hub para o turismo, gerando emprego e renda para nosso povo”, postou o governador.
A rota para a capital amazonense será operada as segundas, quartas, sextas e domingos, às 22h30 (horário local) e pousa no aeroporto Eduardo Gomes às 2h25 (horário local) do dia seguinte. No sentido inverso os voos acontecem as segundas, terças, quintas e sábados, saindo de Manaus às 3h30, com pouso programado em Bogotá às 5h25 (horário local).
Brasil supera a marca de turistas estrangeiros em 2022
Um levantamento realizado em conjunto pelo Ministério do Turismo (MTur), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal (PF) mostrou que o Brasil superou, pela primeira vez desde 2019, a marca de 3,1 milhões de turistas internacionais recebidos no país. Ao todo, foram 3.100.993 visitantes de janeiro a novembro de 2022 – número que aumenta nessas festas de fim de ano no Brasil.
Os dados apontam Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Chile como os principais emissores de turistas ao Brasil neste ano. De janeiro a novembro, 883.088 argentinos desembarcaram no país verde e amarelo – entre 2020 e 2021, a Argentina havia perdido a primeira colocação para os Estados Unidos. Na sequência, aparecem os norte-americanos com 373.382 turistas, seguidos por paraguaios (256.598) e chilenos (169.671). Outros países tomaram seis posições na lista. São eles: Uruguai (158.705), Portugal (121.542), França (115.795), Alemanha (104.640), Reino Unido (76.335) e Colômbia (74.732).
O levantamento mostrou que os estados que esses turistas mais utilizaram para ingressar no Brasil foram São Paulo (1.308.621), Rio de Janeiro (544.303), Paraná (456.538), Rio Grande do Sul (400.409) e Santa Catarina (115.611). Entre as vias de acesso mais utilizadas estão o setor aéreo (2.127.491); o terrestre (926.958); o fluvial (38.928); e o marítimo (7.616).
Aeroportos movimentam milhões de passageiros no fim do ano
Com as festas de fim de ano a movimentação de passageiros pelos aeroportos do Brasil deve superar a marca de 9,76 milhões de passageiros pelos aeroportos do país. A estimativa, realizada pelo Ministério do Turismo, apontou um crescimento de 45,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 6,7 milhões voaram pelos céus brasileiros. O aeródromo Guarulhos, em São Paulo deverá receber pelo menos um terço destes passageiros, com a previsão de 2,1 milhões de pessoas.
Segundo o ministro do Turismo, Carlos Brito, a alta no número reforça a confiança dos brasileiros nas ações para a retomada do setor. “A recuperação do nosso setor já é uma realidade no Brasil, e estes números só compravam o ‘boom’ que estamos vivendo e o que vem por aí na temporada de verão, que promete ser uma das melhores dos últimos anos.”, destacou.
Para garantir melhores experiências aos turistas, os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública vêm lançando, desde o ano passado, novas edições da publicação “Consumidor Turista”, com dicas e orientações para aprimorar as relações de consumo no setor. As primeiras edições tiveram como foco o transporte aéreo, englobando a jornada que o turista percorre durante a viagem e também o momento logo após o desembarque no destino escolhido. Na última edição contou com dicas para os apreciadores do turismo de natureza.
Rodoviárias – As rodoviárias do país devem receber milhares de viajantes no período. Em Belém (PA), a estimativa é de que 45 mil passageiros passem pelo terminal da capital paraense, alta de 12,5% em relação ao ano passado. No Rio de Janeiro, são esperados mais de 560 mil passageiros. Em Belo Horizonte (MG), a previsão ultrapassa os 540 mil. Em Curitiba (PR), estão previstos 167 mil embarques e desembarques. Em Cuiabá (MT), são esperados mais de 134 mil viajantes, um crescimento de 30%.
Emissão de Passaportes liberados pela PF
A Polícia Federal (PF) anunciou a liberação de passaportes que estava com a demanda reprimida desde o início do mês e a no dia 26 de dezembro foi disponibilizada para mais de 108 mil pessoas que estavam aguardando pela liberação dos documentos.
Os requerentes precisam acessar o status da solicitação no portal eletrônico da PF e os prazos de entrega serão normalizados assim que forem processadas as solicitações anteriores. De acordo com a nota divulgada pela PF, os atendimentos de novos pedidos seguem sem alteração em todo o país. O custo para obtenção do passaporte é de R$257,25.