Austrália, a espera do futebol feminino do Brasil

Compartilhe:​

Todos sabem que a Austrália é um país de beleza espetacular, mundialmente conhecido por paisagens extraordinárias, cidades vibrantes e praias lindas. Mas a também é, literalmente, o país dos sonhos das lendas sagradas dos Aborígenes, os primeiro habitantes da região e guardiões tradicionais das terras Australianas.

Também conhecida como “the Land Down Under” por causa de sua localização geográfica, a Austrália tem uma grande diversidade natural e cultural com aproximadamente 22 milhões de habitantes, mais ou menos o mesmo tanto que a Região Metropolitana de São Paulo.

Mas desde esta semana, ganhou mais um titulo: sede do sonho do futebol brasileiro feminino de conquistar o seu primeiro campeonato mundial. Desde o início da semana, jogadores e comissão técnica embarcaram em avião exclusivo, levando talento e disposição para atingir esse meta.

Dificil será manter o foco nos treinos e jogos. Com tantas opções e beleza para explorar fica complicado escolher um itinerário esquecer um pouco  bola. Sem falar na hospitalidade dos Aussies (australianos da gema). Veja alguns pontos turísticos que os turistas devem conhecer quando estiverem “down under“.

Localizado no Ponto Bennelong na Baía de Sydney, o Opera House é uma das mais famosas e distintas maravilhas arquitetônicas do século 20. Projetado e construído pelo arquiteto Dinamarquês Jørn Utzon, o Opera House, com toda sua grandiosidade e geometria, teve como inspiração a natureza, suas cores, funções e formas.

Ir ao Opera House no fim da tarde, o pôr do sol da Baía de Sydney que acaba ficando muito melhor quando acompanhado de coquetéis no Opera Bar. E ainda é possível fazer um tour guiado dentro do Opera House, o que possibilita ver de perto a deslumbrante arquitetura interior do lugar.

Assim como o Opera House, a Sydney Harbour Bridge é um dos maiores ícones de Sydney e é a maior (não é a mais longa) ponte de arco feita aço no mundo. Completada em 1932, a ponte atravessa a Baía de Sydney e contém mais de 6 milhões de rebites feitos a mão (A MÃO!!!).

Victoria Melbourne é a capital do estado de Victoria e é a segunda cidade mais populosa da Austrália. A cidade que foi, pelo sexto ano consecutivo, eleita a melhor do mundo para se viver é conhecida pelo seu vasto e diverso comercio assim como seus restaurantes, bares e ótima vidas noturna.

A Grande Barreira de Corais da Austrália é a maior do mundo, patrimônio mundial da humanidade e uma das sete maravilhas do mundo. Há muito pra ver nessa fantástica cidade. Os cangurus ainda passeiam livres por lá, mas sem o mesmo glamour do tempo que era a única atração.

PARINTINS

O sucesso do festival folclórico de Parintins este ano ultrapassou fronteiras mundiais. Apesar do começo tenso, com o Garantido ameaçando não se apresentar por falta (???) de recursos, a festa aconteceu com tudo a que tinha direito. Mesmo sem dinheiro (???) o Garantido chegou a ameaçar a vitória do boi Azul, disputando até o final. Mas prevaleceu a lógica. O Caprichoso deu show de organização e venceu para a alegria da nação azulada. Estivemos lá na última noite e fomos super bem tratados pelo Presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, e sua equipe. Parabéns a todos.

REENCONTRO

Além da vitória do Caprichoso, este Festival de Parintins me proporcionou, particularmente, algumas alegrias. Entre elas, poder reencontrar a amiga Anne Cantanhede, primeira dama da Secretária de Cultura, esposa do Secretário Marcos Apolo. Convivi com os dois durante mais de cinco anos, sempre ralando para dar o melhor em benefício da Cultura do Amazonas. Sem esquecer, claro, a competente Elizabeth Cantanhede. Não encontrei com ela desta vez, mas soube que esteve no bumbódromo, conferindo o trabalho exemplar do genro e da filha.

NOVO CENTRO

Um espaço de convergência e diálogo entre as mais variadas crenças, religiões e expressões daquilo que é considerado sagrado, em um ambiente ao ar livre, aberto a todos os públicos. Esta é a proposta do Parque das Religiões, um centro cultural que vai fazer parte das opções de turismo e lazer da Cidade Alta de Olinda. A iniciativa é fruto de parceria entre os Franciscanos, Universidade Católica de Pernambuco e Parque das Religiões, entidade que reúne cientistas, intelectuais, professores, pesquisadores e pessoas de diferentes credos e profissões dedicadas à extensão e a prática dos estudos da religião.

FESTURIS INCLUSIVO

O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado esteve presente na Parada de Luta LGBT+ deste ano, que ocorreu em Porto Alegre, no último final de semana, em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT+. O evento teve como tema “LGBT`s na Rua, a Luta continua”, além de ter apresentado uma inovação: a Feira e Baile da Diversidade de Porto Alegre, que ocorreu na praça Brigadeiro Sampaio. A feira trouxe expositores e empreendedores de diversas áreas e segmentos, além de performances de artistas, como o show da cantora Ilse Lampert. ]

MIRANTE EM MANAUS

O mirante Lúcia Almeida, que está sendo construído pela Prefeitura de Manaus, por meio do programa “Nosso Centro”, receberá uma exposição da Marinha do Brasil, contando parte da sua história e o trabalho na Amazônia. O mirante ficará no complexo de São Vicente, e terá, além do mirante, casarão e largo, no centro histórico. Durante visita ao canteiro de obras, o vice-almirante Thadeu Lobo, o capitão de mar e guerra Wilson Nogueira e a tenente Raquel Falcão conheceram detalhes do projeto desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

BRADESCO LUZ

Pelo 15º ano consecutivo o Bradesco marca presença no Natal Luz de Gramado, que acontece de 26 de outubro a 21 de janeiro de 2024 no Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha. O banco segue como principal patrocinador do evento que atrai cerca de 2 milhões de visitantes anualmente. O Natal Luz de Gramado é reconhecido como uma das mais importantes festas natalinas do Brasil. Todos os anos, a cidade gaúcha de 40 mil habitantes transforma-se em um destino mágico com muitas luzes, cores, danças e músicas que encantam as crianças e fazem os adultos relembrarem da sua criança interior.

SOU MANAUS

A Prefeitura de Manaus, vem ampliando a divulgação do “#SouManaus – Passo a Paço 2023”, o maior festival de artes integradas da região Norte do país, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro no centro histórico da capital amazonense. Visando atrair mais turistas para o evento deste anofoi iniciada uma ação de publicidade em três pontos de Parintins, segundo município mais populoso do estado, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que recebeu o 56º Festival Folclórico. A estimativa é que a ilha tenha recebido mais de 100 mil visitantes

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário