A Aska Fly, empresa californiana especializada em mobilidade urbana, foi à CES 2023 disposta a causar um grande impacto no recém-criado mercado de carros voadores e eVTOLs. Aproveitando o principal evento de tecnologia do mundo, a fabricante mostrou o ASKA A5, um legítimo carro voador elétrico que pode ser usado tanto em terra quanto no ar.
Projetado para levar até quatro ocupantes, o ASKA A5 é equipado com seis rotores elétricos e um a gasolina. A certificação junto ao FAA, órgão que regula a aviação nos Estados Unidos, está em processo mais avançado.
Segundo a empresa, ele é do tamanho de um SUV quando está com as asas e rotores recolhidos.
Já a operação, segundo a Aska, pode ser feita em qualquer heliporto ou vertiporto, ou até mesmo em uma pista pequena de avião, já que a decolagem pode ser vertical ou diagonal, com pouquíssimo espaço. Segundo Maki Kaplinsky, COO e cofundadora da Aska, o ASKA A5 precisa de apenas 5 segundos para decolar, em um raio de 76m.
Ele pode voar por até 400km com uma única carga, podendo atingir até 241 km/h. O teto operacional ainda será revelado, pois os testes sob supervisão do FAA ainda seguem. No solo, a velocidade máxima é de 112 km/h.
Para carregar a bateria, qualquer estação de recarga de carros elétricos pode ser utilizada. A Aska aproveitou a CES 2023 para iniciar a pré-venda do ASKA A5. Para reservá-lo, você deve depositar a quantia de US$ 5 mil para a empresa, que ainda não revelou o valor final do produto. O lançamento está programado para 2026.