As pipas de Barra Grande

Compartilhe:​

Uma pequena vila de pescadores na costa do Estado do Piauí vive repleta de cores das pipas de kitesurf, esporte que encontrou ali os melhores ventos para acontecer – 18 a 28 nós constantes. Distante 450 km de Fortaleza-CE e 380 km de Teresina-PI, Barra Grande não é tão simples de chegar. Difícil mesmo é sair de lá.

A viagem, de carro, passa por praias maravilhosas, dunas e buritizais. Vale a pena percorrer o trajeto. Para quem não é tão esportivo assim, as praias de areias brancas, águas rasas e as lagoas formadas pelas águas mornas que vêm dos rios criam programas para todos os dias.

A cidade tem pousadas à beira mar, rústicas, porém não menos aconchegantes. O único banco da cidade é a Caixa, mas há vários restaurantes e bares.

Para os passeios, os moradores se organizaram em associações de condutores de turistas. Uma ONG italiana, a Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes, promove cursos e treinamentos para capacitá-los a receber os turistas.

Há o turismo de observação da natureza virgem, de pássaros, do cavalo-marinho e de caranguejos. Tudo feito em barco. A rota do cavalo marinho é feita em canoa a remo e passa por igarapés e ilhas. Quando ele é encontrado, é coletado em um recipiente de vidro para melhor visualização e depois devolvido à água. O trajeto tem dois quilômetros no Rio Camurupim.

A pousada BGK, uma das mais destacadas no local, surgiu para amantes do esporte e da natureza, em ambiente integrado com a região. Barra Grande é um vilarejo de pescadores e preserva a identidade do destino. Cada detalhe da estrutura foi pensado com olhos voltados para a harmonia com o local. Conforto e hospitalidade com padrão de qualidade estão na essência da BGK.

Para esta temporada ela tem mais chalés e piscina maior, que passa por diferentes cantos do terreno – como se fossem riachos. A expectativa de visitantes é crescente, por conta da visibilidade nacional e internacional. Por que? Além do kitesurf, é um destino de ecoturismo que atrai pessoas que gostam da experiência da vida ao ar livre.

A comunidade de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí juntou-se à iniciativa e fez um mutirão de limpeza, com o objetivo de difundir hábitos saudáveis e sustentáveis.

Além disso, faz o trabalho de divulgar os fatores poluentes apontados pela ONU Meio Ambiente acumulam cerca de 8 milhões de toneladas de plástico por ano nos oceanos, com danos à vida marinha, à pesca e ao turismo.

Todas estas atividades tornam Barra Grande um excelente local para turistar em todas as épocas do ano.

LIVROS

Em setembro, a Secretaria da Cultura do RS (Sedac) iniciou uma campanha de doação de livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pelas enchentes. A Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris é um dos apoiadores dessa iniciativa, que tem como objetivo recompor os acervos danificados durante o desastre climático. Nos dias 10 e 11 de novembro, o estande Q-322 da Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (AFEET) receberá doação de livros de literatura em bom estado de conservação. A Festuris acontece de 09 a 12 de novembro.

LUZES DE NATAL

06_01_2023_37Natal Luz de Gramado – Show de Acendimento. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O 38º Natal Luz de Gramado começará oficialmente somente daqui a 15 dias com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado e o show de Acendimento das Luzes. Assim como já ocorreu em edições anteriores, o início do maior evento natalino do Brasil deverá reunir milhares de pessoas na Rua Coberta e em frente ao Palácio dos Festivais, local que vai ocorrer diariamente o espetáculo gratuito. O acendimento das luzes é um momento sublime, quando o Papai Noel, entre personagens e público em geral, transforma a chegada da noite em um novo cenário, cheio de encanto e esperança.

SESSÃO SOLENE

Desde 2011, por meio do Projeto de Lei 2953, a Câmara de Vereadores de Gramado concede o Troféu Silvia Zorzanello a protagonistas do turismo nacional. Em 2023, a honraria será entregue à uruguaia Jussara Yanez Leite, diretora da Personal Turismo. A aprovação foi unânime por parte do Legislativo gramadense. Também nesta sessão solene, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado receberá uma Moção de Reconhecimento dos vereadores pela importância do evento no apoio turismo da cidade. A solenidade ocorrerá no dia 8 de novembro, na Câmara de Vereadores.

REDE NORD

Rede Nord de Hotéis participou de ação da capacitação junto a agentes de viagens, parceiros comerciais da Azul Viagens – operadora oficial da Azul Linhas Aéreas – nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Jundiaí, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano e Mauá, todos no Estado de São Paulo. Essa ação, coordenada pela ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), visou incentivar as vendas de pacotes para o Destino João Pessoa, aproveitando os voos dedicados que começarão a ser operados pela Azul no período de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

MÊS DAS CRIANÇAS

Bem pertinho da capital paulista, está um verdadeiro oásis de diversão e relaxamento para as famílias paulistas: o Thermas da Mata, localizado em Cotia. O parque aquático proporciona momentos inesquecíveis de entretenimento e descanso, tornando-se a escolha perfeita para celebrar o Mês das Crianças em outubro. Situado em uma vasta área de 200 mil metros quadrados, o parque é um empreendimento que se destaca pela integração com a natureza. Cercado por exuberante vegetação, oferece mais de 15 atrações projetadas para agradar a todas as idades.

VELOCIDADE

Festuris e Nascar Brasil aceleram os motores em uma parceria veloz neste final de semana! A 26 dias para a realização da 35ª edição do Festuris, a equipe de comunicação do evento vai acompanhar de perto o preparo do piloto, Cayan Chianca, 27 anos, para a corrida em Viamão, no Autódromo de Tarumã. A Nascar é a maior categoria do automobilismo mundial na modalidade turismo e, em seu primeiro ano no Brasil, está em expansão da sua marca pelo mundo. O Festuris estará junto com a empresa nos principais pontos da corrida, como no carro, traje do piloto e capacete.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário