8 de dezembro de 2021

Caderno: Negocios

Crise exige menos desperdício

Em tempos de crise, mais do que nunca, cada detalhe importa para o sucesso do negócio. No caso da gestão do estoque, cada etapa dessa cadeia precisa estar alinhada e preparada para as oscilações do mercado. Para isso, é necessário que a empresa esteja atenta a administrar melhor as suas mercadorias conforme a frequência das vendas, assim como conhecer o comportamento de compra de seus clientes. Além disso, é preciso equilíbrio nas compras, armazenagem e entregas. Mas, em situações excepcionais, como a do fechamento dos aeroportos no início da pandemia, o impacto foi gigantesco para toda a cadeia de suprimentos.

Fazendo seus próprios TIs

É fato consumado que a demanda por profissionais de Tecnologia por parte das empresas brasileiras (e também mundo afora) é muito maior do que a oferta dos mesmos. A briga é especialmente intensa pelos especialistas mais sêniores, com ofertas cada vez mais agressivas, o que inflaciona o mercado como um todo — e também aumenta a pressão em cima desses profissionais. E uma das formas que diversas empresas estão encontrando para escapar desse leilão é “apostar na base”. Ou seja, elas vêm criando programas internos para capacitar profissionais de TI que estão em início de carreira ou, até mesmo, aqueles

Loja física ainda é favorita

Com a chegada da pandemia, a atenção dos consumidores se voltou para o digital. Não à toa, os números do e-commerce bateram recordes em 2020 e o brasileiro descobriu as inúmeras vantagens de comprar online. Os preços mais baixos, cupons de desconto, agilidade e os algoritmos parecem tentadores quando observamos os números do comércio, afinal, consumir nunca foi tão simples. Mas em quesito de experiência do cliente, será que o varejo eletrônico consegue ser tão eficiente quanto o varejo físico? De acordo com um estudo realizado pela plataforma Tiendeo, o e-commerce ainda tem um longuíssimo percurso para atingir o nível

Frutas do dia no varejo online

Depois do salto do e-commerce provocado pela pandemia, onde quase tudo passou a ser vendido pela internet, há empresas dispostas a romper uma das últimas fronteiras: comercializar produtos frescos online. Carnes, peixes, verduras, frutas e legumes, por exemplo, são itens cuja escolha depende do olho do freguês. E nem sempre a compra virtual corresponde às expectativas. Isso fica claro quando o comprador compara a imagem do pedido na tela do celular com a encomenda na porta de casa. A partir do mês que vem, começa a funcionar no país uma startup mexicana de tecnologia do setor de supermercados que vai

Mais um para concorrer no setor

A Adobe afirmou durante a última semana que acrescentará serviços de pagamento às suas plataformas de e-commerce neste ano para ajudar lojistas a aceitarem cartões de crédito e outras formas de pagamento, aprofundando a rivalidade com a empresa de e-commerce Shopify. A Adobe começou a fornecer software para ajudar varejistas com suas lojas online em 2018, quando comprou a Magento Commerce da empresa de private equity Permira por US$ 1,68 bilhão. A Adobe lançará o novo sistema até dezembro nos Estados Unidos e usará o PayPal para processar pagamentos como de cartões de crédito e débito, além das próprias ofertas

Davinci inaugura fábrica de patinetes no PIM

Oficializando as operações, com capacidade para produzir 20 mil patinetes por ano e investimento de R$50 milhões, a empresa Davinci Micromobilidade inaugurou a primeira fábrica de patinetes fora do sudeste asiático com as atividades no PIM (Polo Industrial de Manaus). A pandemia impôs algumas restrições a todos e por este motivo a empresa realizou uma cerimônia pequena de inauguração, especialmente para prestigiar os funcionários em Manaus. Após um período de testes com os funcionários a fábrica iniciou as produções em série dos primeiros  patinetes. A pré-venda será iniciada no dia 22 de setembro. O evento de inauguração  aconteceu na manhã

Logística tem ‘uber de cargas’

A corrida por entregas rápidas tem provocado uma revolução na logística de transporte, sobretudo no chamado last mile –última etapa no processo de transporte de uma mercadoria até o consumidor. Com o crescimento das vendas online e as mudanças internas dentro das companhias, com redução de estoques, as empresas de transporte e logística tiveram de investir forte em tecnologia e num cardápio variado de alternativas para chegar até o cliente. Se no passado uma mercadoria demorava semanas para chegar, hoje pode levar apenas algumas horas, dependendo da localidade. Para isso, vale usar o veículo que for mais rápido, seja caminhão,

Usados crescem 48% na pandemia

A abertura de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão teve um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, de acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados da Receita Federal. Para a entidade, a pandemia de Covid-19, que aumentou o controle financeiro das famílias, e a preocupação cada vez maior com a preservação do meio ambiente podem ter sido fatores que impulsionaram o mercado de usados no país. A empresária Carolina Fonseca, de 39 anos, viu isso ocorrer na prática. Ela é proprietária do brechó de roupas Musa Moda Circular, em Brasília, e relata

Dia do Cliente e promoções

15 de Setembro é o Dia do Cliente e as empresas aproveitam a data para oferecer descontos, brindes e motivar a compra de produtos e serviços. O relacionamento está cada vez mais personalizado e exige atenção. A data criada para as empresas agradecerem a relação com seus consumidores e estreitar a relação consolida-se a cada ano no país, por isso muitas promoções, descontos e serviços diferenciados são oferecidos no dia 15 de setembro ou mesmo durante toda a semana. Com a pandemia, as mudanças no perfil do consumidor estão mais evidentes. A digitalização aproximou marcas e seus públicos e novas

MercadoLivre entra na briga digital

O gigante do e-commerce Mercado Livre e o fundo de capital de risco Kaszek firmaram uma parceria visando investir no setor digital na América Latina. Anunciado nesta segunda-feira (13), o negócio deu origem a “Meli Kaszek Pioneer”. A nova empresa entrou com pedido de registro na “Securities and Exchange Comission” (SEC, uma agência federal americana de regulamentação do mercado financeiro) para uma oferta inicial de 25 milhões de ações a US$ 10 cada (R$ 52,15 em conversão direta). Segundo o comunicado oficial do Mercado Livre e do fundo Kaszek, a meta da parceria é “levantar capital através do IPO” —uma

Cinemas retomam em alta

A bilheteria mundial dos cinemas para 2021 está projetada para chegar a US$ 20,2 bilhões (cerca de R$ 105 bilhões), 52% abaixo do ano recorde de 2019 e 68% acima de 2020 (período maior afetado pela pandemia de Covid-19), diz um novo relatório da Gower Street Analytics. A empresa de tecnologia cinematográfica com sede em Londres, no Reino Unido, especializada em arrecadação preditiva para os setores de distribuição e exibição, calculou a estimativa de final de ano após avaliação de que a bilheteria global havia correspondido aos resultados totais de 2020 no fim do mês passado. Em 31 de agosto,

Bemol amplia eficiência logística

Em março deste ano, a rede varejista Bemol deu um passo ousado e desafiador em relação ao avanço logístico. A estratégia da rede varejista consiste no fretamento de aeronaves para transporte de cargas entre Manaus e Porto Velho, em Rondônia. O investimento na linha aérea, para o serviço de transporte de cargas, estreita a distância e o tempo entre a entrega das mercadorias para sua rede de distribuição. Na segunda-feira (13), ao apresentar nas redes sociais a aeronave com as cores do grupo, o presidente-executivo da empresa, Denis Minev, comemorou. “Estamos nos esticando para tornar a logística na Amazônia mais