14 de outubro de 2024

Você sabe enviar seu currículo para um anúncio de vaga?

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Articulistas%201/Articulistas%202/Articulistas%203/Paula%20Pedrosa%20perfil.jpg

Hoje em dia, a grande maioria das vagas vem sido anunciadas via digital, ou seja, via internet. Seja por meio de sites de emprego, de site de consultorias, via grupos de WhatsApp ou de e-mails, é dessa forma que as vagas têm chego aos candidatos.

A partir daí, o envio do currículo será também via digital, geralmente via e-mail.

O seu primeiro contato com a empresa é pelo e-mail, e hoje vamos abordar a melhor maneira de enviar seu currículo via e-mail, porque sim, esse já é o início do seu processo seletivo.

Qual é o seu endereço de e-mail?

E-mails que não traduzem profissionalismo devem ser evitados no envio do seu currículo. Por exemplo: gatinhamanhosa@, legalmenteloira@, entre outros.

Assunto do e-mail

No campo de assunto, coloque sempre o título da vaga ao qual seu perfil se identifica.

Evite enviar seu currículo caso você não tenha o perfil da vaga – isso se chama panfletagem e repercute negativamente para sua imagem.

O que escrever no corpo do e-mail

O recrutador geralmente tem um prazo para término do seu processo seletivo e ele provavelmente não terá tempo de ler algo muito extenso (imagina se todos os candidatos fizerem isso!). Porém enviar apenas o anexo sem nada escrito, parece desleixo. Ou seja, não redija uma carta no corpo do e-mail, mas também não envie sem nada.

O ideal é que você tenha um minicurrículo pronto, que irá no corpo do e-mail. Ele deve conter um resumo da sua carreira, graduação, idioma com grau de fluência e algum resultado bem positivo que você tenha, com aproximadamente 8 a 10 linhas no total. Atente para que a grafia das palavras estejam corretas.

Atenção na sua área

Se você é de uma área de publicidade ou arquitetura por exemplo, use e abuse da sua criatividade. Hoje existem portfólios, currículos vídeo e várias opções. Mas, tenha bom senso e utilize desses meios se você é de uma dessas áreas que pede um nível maior de criatividade.

Quantidade de envios

Hoje você tem alguns recursos que podem ser utilizados para ter certeza que seu e-mail foi recebido. Você pode habilitar duas opções de marcas em seu e-mail: para receber um e-mail dizendo quando seu e-mail foi entregue e para receber um e-mail dizendo quando seu e-mail foi lido.

Além disso, caso você tenha colocado um endereço de e-mail errado, você receberá uma mensagem dizendo que o endereço está errado ou mesmo que a caixa está lotada.

Então, não se preocupe sobre o e-mail não chegar, pois você ficará sabendo se isso ocorrer.

Segure sua ansiedade e envie seu currículo apenas uma vez, no máximo duas vezes, mas em espaços diferentes de tempo. Não vai adiantar enviar seu currículo várias vezes no mesmo dia, ou todo dia uma vez. Além de não fazer nenhum efeito positivo, fará um efeito negativo: o recrutador ao ver seu nome já não dará crédito a seus e-mails pela quantidade de envios.

Comece seu processo seletivo com o pé direito.

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Paula Pedrosa

É CEO, Headhunter, Jobhunter e Coach de Carreira da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar