4 de outubro de 2024

Virei líder, e agora? – Parte 2

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Na semana anterior falamos algumas ótimas sugestões de como atuar quando numa nova liderança. Aliás, não somente para novos líderes, mas a liderança é algo que deve ser aprimorado constantemente. Deixei para esta semana um item super, senão o mais importante na liderança: a comunicação.

Como me comunicar com a equipe?

Talvez o momento mais complicado de todos é a comunicação com a equipe. No desenvolvimento de liderança, muitos acreditam que os líderes que não possuem o dom da comunicação, jamais se tornarão líderes completos. A verdade é que você consegue melhorar esta habilidade.

Alguns pontos necessitam de observação suprema para alcançar a comunicação ideal entre o líder e a equipe. Veja:

  • – Garantir que haja entendimento sobre todos os aspectos necessários para um trabalho bem feito;
  • – Atualizar constantemente o time sobre qualquer tema e fato que possa afetar o resultado;
  • – Garantir um ambiente de confiança. Comunicação gera confiança;
  • – Analisar e utilizar a melhor estratégia para que todas as informações sejam entendidas por todos da equipe;
  • – Garantir que todos os membros da equipe sejam ouvidos para que não haja dúvidas que não estejam alinhadas com o propósito do time.

Percebe que nenhum dos itens acima pode ser alcançado sem comunicação? E que todos são indispensáveis para almejar os resultados de seu negócio? Então, no desenvolvimento de liderança, a comunicação é considerada como um dos fatores mais importantes, senão o mais importante de todos, para que você se torne um verdadeiro líder.

Em um determinado período de tempo, é possível perceber que o dom da comunicação não faz parte de você, mas os outros aspectos da liderança, sim. Nestes casos, ajuda deve ser encontrada para desenvolver sua comunicação o mais rápido possível e, nesse ínterim, descobrir um membro da equipe que possa servir de porta-voz. Não se preocupe, pois você não será o primeiro a utilizar um porta-voz para se comunicar com seus subordinados. Aliás, reconhecer a necessidade de outra pessoa para se comunicar melhor com a equipe é uma vantagem. Apenas se certifique que seu porta-voz será alguém de sua máxima confiança – mais ainda do que os profissionais do setor financeiro. Sim, a sua voz na empresa é mais importante do que qualquer outro membro de sua equipe.

E na hora de buscar ajuda para melhorar sua comunicação, saiba que em nossos programas de desenvolvimento de liderança, a comunicação entre líder e equipe, é um dos pontos mais buscados e temos vários cases de sucesso para superar esse entrave entre líder e equipe, que é cada vez mais frequente.

Como alcançar os resultados com a equipe?

Você se tornou um líder com o propósito maior de alcançar os resultados com a equipe e quer saber como, certo? Bem, uma mistura de tudo tratado neste artigo e no anterior, mais isto:

Fazer com que a equipe esteja engajada e comprometida com o resultado. Trazer o sentimento de dono para a equipe, trazendo a responsabilidade com o resultado. Como líder, disponibilizar suas competências e recursos quando necessário para o time e garantir que todos os membros da equipe trabalhem no seu potencial máximo.

No caminho do desenvolvimento de liderança, o líder saberá que está com êxito quando os resultados desejados são alcançados. Com muito esforço, estudo e compreensão, nenhum objetivo estará além de sua liderança e competência da equipe sobre coordenação. Acredite!

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Paula Pedrosa

É CEO, Headhunter, Jobhunter e Coach de Carreira da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio

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