Pesquisar
Close this search box.

Vila olímpica de Manaus – 32 anos de pódio

Neste 26 de março a Vila Olímpica de Manaus completa mais um ano de existência. Este verdadeiro patrimônio do esporte brasileiro, idealizado em meados da década de 70 e inaugurado no ano de 1990, é muito mais do que apenas um estabelecimento público: é um palco de superação de limites, de desafios e de muitas vitórias. A maior riqueza deste lugar está nas milhares e milhares de pessoas (atletas, famílias, treinadores, colaboradores, servidores, frequentadores e grandes guerreiros da imprensa esportiva local do passado e do presente) que são a prova de que o nosso Amazonas é berço de grandes desportistas e entusiastas do esporte, nas mais diversas modalidades.
Apesar dos obstáculos que enfrentamos em nossa região, como a dificuldade logística e a grande dimensão territorial que temos, somos um povo que não desiste de lutar e correr atrás dos seus sonhos. Com uma das mais modernas pistas de atletismo do Brasil, a Vila Olímpica de Manaus também é o ambiente que faz parte da biografia de grandes medalhistas nacionais, como do renomado velocista Sandro Viana, que iniciou sua trajetória olímpica no basquete, com passagens pela natação também; tendo a sua história de vida ligada diretamente ao espaço da Vila. Bronze nas Olimpíadas de Pequim (2008), medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) e de Guadalajara (2011), o atleta, que coincidentemente faz aniversário no mesmo dia em que a Vila Olímpica, é um propagador do papel primordial que a estrutura proporcionada pelo Lugar teve e tem em toda a sua exitosa jornada. Sandro Viana e muitos outros campeões como ele, nas mais diversas modalidades, também tiveram suas formações e carreiras desportivas vinculadas, de alguma forma, à Vila em Manaus.
A Constituição Federal Brasileira de 1988 (como observamos nos seus Artigos 24 e 217) trouxe o fomento ao esporte como um dever do Estado Brasileiro, seja nas práticas desportivas formais ou nas não formais, uma vez que a Carta Magna versa em seu escopo acerca do acesso dos cidadãos ao esporte e lazer como um direito social inerente a todos, sendo de responsabilidade da União, dos Estados e dos Municípios, por meio de políticas públicas efetivas na área, tanto nas práticas de exercícios físicos comuns como também nas atividades de alto-rendimento. Como já abordado anteriormente neste espaço, a prática regular de esportes é aliada da saúde pública, da educação e da promoção de cidadania.
E devido a conscientização cada vez mais das pessoas acerca da importância que a prática de atividades tem nas vidas de todos, a temática desportiva tem ganhado mais relevância e frequência nas pautas e discussões sociais, médicas e políticas. Diante de tudo isso, é muito importante reconhecermos e darmos sempre os devidos méritos a todos os que os têm. Por isso quero fazer uma menção honrosa ao Deputado Estadual Felipe Souza, que é um dos mais atuantes parlamentares amazonenses, com forte trabalho na área do esporte também, não medindo esforços para contribuir na promoção da cidadania e no incentivo aos grandes potenciais que temos; seja por meio de Emendas Parlamentares, de Alocação de Recursos ou de Requerimentos ao Poder Executivo para reformas, construções ou readequações de campos e quadras em Manaus e nos demais municípios. Na Vila Olímpica, nos centros esportivos e nos bairros, as ações dele como Deputado, como Ouvidor da Assembleia Legislativa do Amazonas e como Líder do Governo no Parlamento Estadual têm sido profícuas, sempre com um olhar especial e diferenciado para as políticas públicas de esporte e lazer, por meio de uma defesa enfática e atuante desta vertente tão significativa e abrangente, de maneira que nossas crianças, nossos jovens e nossos idosos possam ser alcançados e contemplados através de oportunidades, de incentivos e de condições para o acesso a este direito, que é inalienável a todo cidadão. E isso não é de agora, pois o esporte é uma das bandeiras de luta contínuas na trajetória política do Deputado Felipe Souza, conforme os fatos comprovam.
Para finalizar, cabe-nos compreender que o aniversário de uma obra grandiosa como a Vila Olímpica de Manaus é mais do que apenas um acontecimento temporal, mas sim uma data emblemática, que representa um Estado com um enorme potencial humano, formado por grandes talentos, tanto na capital quanto no interior, com carreiras promissoras, que podem trazer ainda muito orgulho para o Amazonas, com conquistas memoráveis, refletidas em medalhas, troféus e presença nos pódios, sabendo que estes são apenas símbolos do verdadeiro triunfo de cada um deles (e ao mesmo tempo de todos nós, seus concidadãos), pois estes resultados são, geralmente, o espelho e os frutos de muita dedicação, garra, renúncia, foco, disciplina, comprometimento e crescimento. Parabéns à nossa amada Vila Olímpica de Manaus por mais um ano de história e por tudo que representa para todos nós.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar