Pesquisar
Close this search box.

Tome decisões difíceis

Existem níveis de crescimento e as pessoas reagem de modo diferente ao desenvolvimento e cada pessoa que está em processo de crescimento ficará estagnada em um dos seis níveis de desenvolvimento. 

A razão por que escrevo sobre decisões difíceis é que você terá de tomar essas decisões com relação a cada pessoa que desenvolver que não conseguir atingir o 6º nível. Ao desenvolver pessoas, você conhece cada uma delas no nível onde as encontrou, normalmente no 1º, e então, você inicia uma jornada. Seu trabalho é andar ao lado dessa pessoa e ajudá-la, desde que ela esteja disposta a continuar e a crescer. É quando essa pessoa deixa de crescer que você tem de fazer algo difícil: tem de deixá-la para trás. Seu relacionamento com ela pode continuar, mas não sua atitude de desenvolvê-la.

Esta é uma das coisas difíceis quando o assunto é desenvolver pessoas. Damos às pessoas tanto tempo, atenção e carinho, que o fato de deixá-las para trás pode ser como desprender-se de um de nossos filhos. Mas você não pode obrigar uma pessoa a seguir rumo ao nível mais alto. Você tem de tomar a decisão difícil de deixar essa pessoa em seu próprio patamar. É difícil, mas é um preço que vale a pena ser pago quando se está desenvolvendo pessoas.

1º nível: Algum crescimento

Algumas pessoas experimentam muito lentamente o crescimento, e seu crescimento acaba por perder a direção. Essas pessoas aperfeiçoam-se quase que imperceptivelmente. Podem ser competentes, mas jamais se sobressairão no trabalho.

2º nível: O crescimento que as torna capazes no trabalho

Muitas pessoas, erroneamente, acreditam que simplesmente desempenhar bem sua tarefa é o objetivo final de seu desenvolvimento. Isto não é verdade. Muitas pessoas que não têm um bom desenvolvedor ou um forte desejo de crescer como pessoa, estagnam aqui no processo de crescimento.

3º nível: O crescimento que as torna capazes de se reproduzir no trabalho

Neste nível de crescimento, as pessoas começam a aumentar seu valor, pois são capazes de treinar outras pessoas em sua área de atuação. Algumas pessoas que são tecnicamente fortes, mas tem habilidades de liderança limitadas, podem fazer isso. Outras, com sólidas habilidades de liderança podem fazê-lo, a despeito de suas habilidades técnicas limitadas. As pessoas que são fortes em ambas as áreas muitas vezes seguem para o próximo nível.

4º nível: O crescimento que as leva para uma tarefa de nível mais alto

O salto do 3º para o 4º nível é difícil. Exige que as pessoas estejam dispostas a dedicar-se ao crescimento, tanto pessoal quanto profissional. À medida que são capazes de ampliar suas ideias e experiências, elas se tornam mais capazes e valiosas para sua organização e seus líderes.

5º nível: O crescimento que lhe permite levar outros para níveis mais altos

É neste nível que os grandes líderes começam a aparecer. Essas pessoas realmente desenvolvem pessoas, e não mais acrescentam valor a seus líderes e sua organização, elas o multiplicam.

6º nível: O crescimento que lhes permite lidar com qualquer tarefa

As pessoas que chegam a esse nível são raras. Se você tiver o privilégio de ajudar pessoas a chegar a esse nível, trate-as com o maior amor e respeito. Essas pessoas são líderes que podem ter sucesso em qualquer lugar. E elas têm talentos e habilidades que transcendem qualquer área ou ramo de atividade específicos. Nesta vida, se Deus abençoar você com uma ou mais dessas pessoas juntos vocês terão a capacidade de causar um impacto que irá muito além de suas próprias capacidades individuais.

Você mesmo precisa ter segurança

Para desenvolver bem as pessoas, você precisa ter segurança, pois fazer com que elas atinjam seu potencial máximo pode significar que elas serão superiores a você. Andrew Carnegie queria ser lembrado como “aquele que foi sábio o suficiente para trazer para trabalhar consigo homens que sabiam mais do que ele”. É preciso estar muito seguro para encarar essa possibilidade, mas, sem essa mentalidade, você talvez esteja competindo com as pessoas de sua equipe, em vez de desenvolvê-las.

Enquanto você se prepara para liderar e desenvolver as pessoas que estão ao seu redor, eu gostaria que você tivesse em mente algo que Harvey Firestone disse: “Só quando desenvolvemos os outros é que temos o sucesso permanente”. Todos os certificados de reconhecimento que recebemos na vida desaparecerão. Os monumentos que construímos desmoronarão. Os troféus se corroerão. Mas o que fazemos pelos outros causará um impacto eterno em nosso mundo.

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar