Pesquisar
Close this search box.

Tome as rédeas da sua carreira e vida

Então, certo dia você acorda pela manhã e vê aquele colega de trabalho sendo promovido, o salário dele aumentando… você vê seu vizinho perdendo a barriga e parecendo mais jovem que você (e você é mais jovem que ele)… você vê que o ânimo do seu avô é maior que o seu, e que tudo o que você quer é ficar sentado em frente a TV no seu tempo livro.

Eu não posso discordar que realmente é mais fácil. Sentar confortavelmente no sofá com um controle na mão, sem nem precisar se levantar… é tudo de bom! Tudo de bom para aquele momento. Mas, e se em todo o tempo disponível que você tiver, você fizer isso, daqui 10 anos, você continuará sentado no sofá em frente a TV. Se é isso que você decidiu para sua vida, está tudo bem. Mas, se você decidiu evoluir e crescer, as atitudes precisam ser diferentes. Para atitudes diferentes o poder da decisão é o primeiro e mais importante passo a ser tomado.

Não sejamos 8 ou 80. Não estou falando que para de desenvolver ou crescer, você não pode descansar 1 minuto. Estou falando de você decidir só descansar. São coisas completamente diferentes.

O descanso e o tempo sem fazer nada são necessários em alguns momentos. E em outros momentos, eles são de fundamental importância para que você possa continuar a subida. O que você não deve fazer, caso queira desenvolvimento, é apenas descansar. 

Algumas pensam que os outros tem alguma habilidade especial, algo que faça com que eles consigam mais, alcancem mais, possam mais. E por isso não se consideram pessoas especiais, apenas comuns.

A verdade é que todos nós temos um poder super especial. A diferença está em como cada um escolhe usar (e se vai usar) esse poder. Esse é o poder da decisão. 

As consequências positivas de usá-lo de forma correta são diversas, mas posso citar aqui algumas, como: impacto positivo no trabalho, redução do estresse, liderança inteligente, aumento da inteligência emocional, entregas impactantes e melhores resultados.

Eu entendo que algumas das coisas mais fáceis são as mais difíceis. Estranho, né? Mas, pense comigo: se nos alimentarmos bem, dormirmos bem, bebermos muita água, nos exercitarmos (só falo de coisas básicas do nosso cotidiano), melhoraremos nossa imunidade, viveremos mais e melhor, teremos aumento de performance e tantos outros pontos positivos. Mas o que decidimos fazer? O contrário… comemos errado, dormirmos pouco, quase não bebemos água, e exercício? Ah, ninguém tem tempo para isso não. E assim, vamos aos poucos prejudicando a nós mesmos. E falei de coisas simples da vida, né? Coisas que a gente sabe que daria para fazer, mas a verdade é que a gente escolhe não fazer.

Vamos lá? Ações práticas e baratas (ou até sem custo nenhum) que só precisam que você utilize do seu poder da decisão:

– Precisa de uma comunicação mais assertiva no trabalho visando melhores resultados? Leia mais livros, pesquise e leia artigos na internet. Veja vídeos sobre isso no YouTube. 

– Precisa aumentar sua performance? Durma melhor, faça 30 minutos de caminhada na rua (se possível antes do trabalho – é, cedinho mesmo!), beba muita água.

– Precisa ter mais foco no trabalho? Limite o tempo de uso de redes sociais no seu celular e tempo de conversas aleatórias com colegas.

– Precisa ter mais tempo com a família? Nem sempre é aumento de tempo, mas geralmente sobre qualidade de tempo. Faça noites especiais em determinado dia da semana ou no final de semana, exemplo: a noite da série, a noite que cozinhamos juntos, a noite da pizza… (e deixe o celular de lado, esteja presente!)

– Precisa melhorar seu Excel? Internet está cheio de cursos online e gratuitos!

– Precisa falar inglês? No YouTube você encontra aulas com professores fantásticos e aulas online mais em conta.

– Precisa ter mais tempo? Priorize atividades, organize-se e acorde mais cedo.

– Não é levado a sério no trabalho? Comece observando você mesmo, provavelmente alguma atitude sua levou seus colegas a fazer isso. Comece a cumprir sua palavra com pontualidade e dar feedback das atividades.

– Precisa se especializar em algum tema ou ferramenta específicos da sua área? Ouça podcasts, leia livros, e busque vídeos sobre.

– Quer viver mais e acompanhar o crescimento dos filhos? Se alimente bem e se exercite diariamente.

– Quer ser mais sábio nas decisões? Leia 1 provérbios por dia (o da Bíblia mesmo).

A palavra que resume como você poderá atingir o sucesso que deseja é disciplina. É a constância da disciplina que fará você se diferenciar.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar