Pesquisar
Close this search box.

Santo de casa

Aconteceu no dia 10 de fevereiro o lançamentos das novas embalagens de pizzas da Loppiano. O evento contou com a presença do artista de múltiplas artes, Rui Machado. Este havia feito uma exposição no Teatro Amazonas, em 2022 e os desenhos das caixas são de quadros apresentados naquela ocasião. Ficou por conta de Márcia Siqueira a interpretação das lindas canções autorais de Rui Machado e outras. O artista e a cantora são manuaras da gema, mas poderiam apresentar-se em qualquer lugar do mundo e fazer bonito.

O artista multifacetado é conhecido por suas músicas, quadros, poesias (muitas das quais se transformaram em música) e outras maravilhas a mais. Rui tem 66 anos, 35 dos quais foi bancário sem nunca ter abandonado a arte. É um dos raros que poderia viver tranquilamente apenas de sua arte, sem usar dinheiro de sua aposentadoria. Uma pessoa simples, muito acessível que prefere Manaus a qualquer outro lugar, ainda que sua arte tenha lhe proporcionado bons momentos fora de sua terra natal. É um artista que recebe o carinho dos seus conterrâneos, contrariando o ditado que diz que santo da casa não faz milagres.

A Loppiano Pizza é uma tradicional casa do ramo, localizada no centro, na rua Major Gabriel esquina com Ayrão comandada pelo casal Lurdinha e Rogério há 28 anos. Destaca-se por ressaltar os sabores regionais e também apoiar a cultura em seu espaço para 200 pessoas. A Loppiano Pizza tem 28 anos, mas a herança culinária, originária do Ziza’s, talvez a transforme na mais antiga pizzaria de Manaus. Contudo, apesar do tempo de funcionamento, ela está em constante renovação, com a pesquisa de sabores e ingredientes. As pizzas de tacacá, de tucumã são apenas alguns exemplos das dezenas de sabores. Muitas novidades estão esperando seu lugar em frente ao forno a lenha e brevemente irão brindar seus clientes. Tudo isso não significa deixar de lado os sabores tradicionais que são preparados com um toque de classe. As caixas são para o delivery, que segundo o casal, manteve a casa durante a pandemia, quando, por força de lei, não podia abrir as portas. 

O apoio à cultura não se resume apenas à música. Lançamentos de livros, exposição de quadros também fazem parte do cardápio cultural. Muitas vezes o cliente é surpreendido por algum músico que dá uma “canja” no local. Famosos como o saudoso Zezinho Corrêa eram habituès. O próprio Rui Machado tem longa história de convívio e amizade com a família Loppiano. A casa também atende as exigências infantis com sua brinquedoteca ampla que é ocupada pelos menores enquanto os pais se divertem e jantam. 

A ideia de destacar a cultura amazonense nas embalagens de pizzas também é original. O Teatro e até os bois bumbás já foram homenageados pela casa que faz questão em comungar toda a vida do lugar a que pertence. Assim, a regionalidade, presente no sabor da pizza, também é fixada na embalagem daqueles que querem saboreá-la em casa. Todos os serviços são prestados por pessoas treinadas para proporcionar aos clientes um ambiente descontraído.

Enfim, a harmonização não se limita apenas aos pratos, mas a todo o contexto amazônico, onde sabores e saberes se unem para oferecer alimentação, lazer e cultura num mesmo ambiente. Se o objetivo é enriquecer o local com a presença da arte e de artistas, ele está sendo alcançado. (Luiz Lauschner)

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar