Que tal conhecer Tabatinga? 

Augusto Bernardo Cecílio 

   Conheça Tabatinga, a “Princesinha do Alto Solimões”, município do Estado do Amazonas situado na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, na Mesorregião Sudoeste Amazonense e na Microrregião do Alto Solimões, cidade gêmea com a cidade colombiana de Letícia, o coração da Amazônia colombiana. 

   Eis aí o primeiro atrativo. Ligadas umbilicalmente, as duas cidades interagem intensamente por meio do intercâmbio das línguas, da cultura e culinária, do comércio e dos atrativos diversos que envolvem os três países. De lá é possível viajar para vários destinos internacionais, inclusive Bogotá e caribe colombiano. 

   O acesso a Tabatinga se dá por via fluvial e aérea. Várias embarcações e lanchas rápidas realizam o transporte de cargas e passageiros no percurso Manaus-Tabatinga-Manaus e municípios intermediários. Já de aeronave o tempo de viagem Manaus-Tabatinga é de 01h45min, sendo a Azul a companhia responsável pelo transporte. 

   Pelos dados do IBGE (2021), o Município possui aproximadamente 68.502 habitantes e uma área de 3.266,062 km². É uma cidade bastante hospitaleira e muito visitada pelos turistas que vêm à tríplice fronteira, especialmente os que ingressam por Letícia.  

   Os atrativos turísticos do município já justificam uma viagem, passando pelo Castelo Brasil, Rua dos Calçados (Rua Marechal Mallet), Igreja Matriz, Mercado Municipal, Parque Zoobotânico, Mirante da Comara, Comunidades Indígenas de Umariaçú I e II, a gastronomia diversificada pelo fator cultural das fronteiras, incluindo os eventos culturais e os elementos naturais, que despertam grande interesse aos visitantes.    

   Ao chegar o turista terá a oportunidade de conhecer toda a cidade e seus atrativos, além de poder conhecer Letícia e realizar compras de perfumes, relógios, joias e outros produtos importados com preços bem acessíveis, ou curtir passeios diversos e a rica culinária colombiana. Também pode rapidamente chegar a Benjamin Constant ou conhecer o lado peruano. 

   Em Tabatinga, vale incluir as comunidades indígenas de Umariaçú I e II, da etnia Ticuna, onde o visitante conhecerá a cultura, o artesanato e outros produtos feitos pelas comunidades. Em seguida poderá visitar o Parque Zoobotânico, situado na área do 8º BIS, onde existem espécies diversas de plantas e animais silvestres.  

   Saindo do Parque é possível conhecer o Mercado Municipal e observar a diversidade de produtos. Bem próximo ao mercado está a Igreja Imaculada Conceição, a Igreja Matriz, com a praça à sua frente, onde o visitante poderá curtir a tranquilidade do local.  

   Partindo da Matriz chega-se à Rua Marechal Mallet, também conhecida pelos turistas como a Rua dos Calçados, muito visitada pelos turistas que vêm da Colômbia, onde realizam compras de calçados de marcas brasileiras. De lá é possível chegar ao Castelo Brasil, um estabelecimento comercial de chocolates brasileiros, onde também é possível conhecer uma variedade considerável de artesanatos.  

   Em seguida estão os marcos de fronteira entre o Brasil e a Colômbia, com as bandeiras dos três países da tríplice fronteira hasteadas. Para finalizar, o turista terá a oportunidade de visitar o Mirante da Comara situado no bairro de mesmo nome, onde poderá observar o maravilhoso pôr do sol e a paisagem do belo Rio Solimões. 

   *Auditor fiscal e professor.  

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário