14 de outubro de 2024

Olhos grudentos ou de epóxi

Voltando-se  para uma série de indagações traduzidas em sucesso, tipo assim  por que algumas pessoas conseguem tudo o que desejam na vida? Quais os seus truques, talentos ou feitiços que garantem o êxito na vida pessoal e profissional?

Logo, resta a explicação de que o segredo é simples: esses indivíduos são mais habilidosos em lidar com outras pessoas. A resposta está posta  no livro Falando Como Vencedor, da autoria de Leil Lowndes, pesquisadora dos  mistérios desse sucesso e que desenvolveu um método simples para transformar qualquer pessoa em um vencedor.

A publicação estampa 92 técnicas para alcançar tal resultado nos negócios e nos relacionamentos usadas por políticos, celebridades e outras figuras públicas para atingir seu objetivo por intermédio da palavra falada, ou seja são dicas para alcançar aquela meta acima listada, um  objetivo ambicioso, sendo que a lista de técnicas está posta no artigo anterior “Do sucesso a busca intermitente (Parte2)”, editado por esta mesma estação de escritos semanais.

Com tal prática, é possível estimular-se a autoconfiança restando a certeza de sempre se transmitir uma excelente primeira impressão, e a partir de então será fácil saber quando e como mudar os rumos de uma conversa, o momento adequado e a maneira de aprofundar um assunto e, por consequência, impressionar a todos como uma pessoa inteligente e confiável.

Assim, torne-se um vencedor estabelecendo uma empatia imediata com clientes, amigos e colegas. É que usando as palavras certas, não será difícil conseguir convencer qualquer um a fazer o que se deseja, seja nas amizades ou nos negócios, pois aquele livro levará a ensinar a falar como um vencedor e a conquistar tudo o que sempre foi desejado na vida pessoal e profissional.

Seguindo, comecemos por indagar da admiração por essas pessoas bem-sucedidas que parecem estar sempre se dando bem?. É comum as vermos conversando confiantes em reuniões de negócios, confortáveis em festas sociais. Tem elas os melhores empregos, os cônjuges mais notáveis, os amigos mais interessantes, as maiores contas bancárias e os endereços mais elegantes. Sim, observações já presentes em artigo anterior desta mesma fonte.

Agora cuidemos do anunciado “Olhos de Epóxi”, que vem a ser um composto energético destinado à produção de adesivos, ou seja, no caso, uma variação de olhos que grudam. Trata-se de uma técnica eficaz que conduz um forte golpe, observando-se a pessoa que é o alvo, mesmo que outra esteja falando, não importando isso, continue-se olhando para quem  se deseja causar-lhe um impacto.

A propósito, como às vezes o uso da técnica completa dos ”Olhos de Epóxi” é potente demais, segue uma forma mais suave mas também eficaz, assim: observe-se quem está falando mas deixe seu olhar pular para seu alvo a cada vez que o falante terminar uma idéia. É que desta forma seu alvo achará que há um intrigar com suas reações, mas haverá um alívio na intensidade.

Convém levar em conta que a técnica dos “Olhos de Epóxi” necessita de, pelo menos, três pessoas para ser usada – você, seu alvo e uma outra pessoa. Funciona assim: geralmente quando conversamos com duas ou mais pessoas, olhamos para a pessoa que está falando. Essa técnica, porém, sugere que você se concentre no ouvinte, que é seu alvo, em vez de quem está falando. Isto desorienta levemente o alvo, e ele se pergunta: Por que esta pessoa está olhando para mim em vez de olhar para quem está falando? O Alvo percebe que você está extremamente interessado nas reações dele. Isto pode ser benéfico em certas situações de trabalho, quando é bom para você julgar o ouvinte.

Os profissionais de recursos humanos sempre usam “Olhos de Epoxi”não como uma técnica, mas sinceramente interessados na reação de um funcionário em potencial a certas idéiais que estão sendo apresentadas. Advogados, chefes, investigadores de polícia, psicólogos e outros que precisam examinar as reações das pessoas também usam “Olhos de Epóxi” com propósitos analíticos.

Ocorre, quando usamos esse recurso, enviamos sinais de interesse mesclados com uma autoconfiança total. Porém, como isto o coloca numa posição de julgar outra pessoa, é preciso cautela, pois o exagero poderá ser visto como arrogante e abusivo.

Sucede, quando se tem o amor em mente, ou há um romance no horizonte, os “Olhos  de Epóxi” transmitem mais uma mensagem, dizendo “não consigo tirar os olhos de você” ou “só tenho olhos para você”. Segundo os antropólogos, os olhos são “o órgão inicial do romance”, porque as pesquisas mostram que o contato visual intenso modifica completamente as batidas do coração”. Também ocasiona a liberação de uma substância como uma droga, chamada feniletilamina, para o nosso sistema nervoso. Logo, se este é o hormônio detectado no corpo humano durante a exitação erótica, conclui-se que o contato visual intenso pode ser um afrodisíaco.

Nos homens, os “Olhos de Epóxi” são acentuadamente eficazes em direção das mulheres — se ela o acharem atraente. Dá-se que a mulher interpreta a reação nervosa que ela tem ao seu olhar perturbador como o despertar de uma paixão. Contudo, se ela não gostar da figura, seus “Olhos de Epóxi” serão extremamente desagradáveis. É assim , sim. (Conclusão).

É advogado de empresas. (OAB/AM 436). Contato:@boscojackmonthadvogados.com.br.

 

Bosco Jackmonth

* É advogado de empresas (OAB/AM 436). Contato: [email protected]

Veja também

Pesquisar