Sabe o trailer de um filme? Ele tem uma função fundamental: atrair sua atenção, num curto espaço de tempo, para que você compre o ingresso na bilheteria e assista o filme. É assim que você é fisgado para dar audiência aos filmes hollywoodianos. Como currículo não pode ser diferente. O currículo precisa dizer muito sobre você e, de cara, chamar a atenção do recrutador.
Eu sempre digo que o currículo é o trailer de um filme. Você assiste o trailer e tem vontade de assistir o filme, ou não. Você lê o currículo e tem vontade de conhecer o profissional e saber mais numa entrevista, ou não.
Recebo vários CVs de jovens e até de profissionais mais experientes, e o equívoco mais frequente é errar no “trailer”, isto é, não ter um currículo chamativo, a ponto de você ser considerado para a próxima etapa do processo seletivo – a entrevista.
Muita gente também pensa que o mesmo currículo deve ser entregue para todas as empresas. Uma espécie de “genérico”. Sim, às vezes é preciso um CV que sirva para várias situações, mas se você está trabalhando arduamente para conseguir “aquela vaga naquela empresa”, fique atento: você pode fazer pequenos ajustes no seu currículo de acordo com a vaga em questão, e de acordo com os requisitos que você tem para a vaga.
Como tornar seu currículo atraente
Personalize o título do seu currículo
De acordo com o pré-requisito de uma vaga, coloque o título do cargo requerido. Também podem ser colocadas informações que indiquem sua função exercida por mais tempo, e que você quer. Apenas evite algo que leve mais de uma linha para não ficar extenso demais. Por exemplo, você pode dizer que é Gerente de projetos na área de sustentabilidade ou Gerente de projetos com 10 anos de experiência em sustentabilidade. Determine no seu título a Função ou o Cargo da vaga em questão e/ou que você sabe que tem mais experiência, e alie isso à sua prioridade de recolocação profissional.
Cada coisa no seu lugar
Não misture as estações. Só você trabalhou na área administrativa, mas a função que você deseja é em Psicologia Organizacional, priorize as informações na área que você deseja. Coloque no item Principais Realizações os cursos, o tema de sua monografia (seja de graduação ou pós-graduação), os projetos de pesquisa na área de Psicologia para valorizar o seu potencial nessa área. Qualquer experiência, por menor que seja, na área, priorize no currículo.
Deixe claro para quem está recrutando, o que você faz (e faz bem) e o que você quer
Vamos supor que, enquanto procura por uma vaga de Psicologia Organizacional, está aberto a continuar trabalhando na área financeira desde que tenha uma boa proposta. O título do seu currículo deve mudar: Analista administrativo com seis anos de experiência na área financeira. A sua informação como psicólogo deve entrar no lugar da Formação, mas não mais com o destaque anterior. E assim por diante.
Pense (e redija) de forma estruturada
Faça um currículo com objetivo coerente com o conteúdo para cada vaga que o interessa. Se você tem experiência com meio ambiente, e a vaga é na área, coloque nas Principais Realizações o que você já fez. Se é a capacidade de gerenciar, coloque no Objetivo e dê destaque nas suas realizações.
Com essas dicas, você potencializa as chances de ter um currículo mais assertivo, e fazer o trailer (currículo) fazer ter vontade do filme ser assistido (você ser chamado para uma entrevista).