19 de setembro de 2024

O que se espera de um candidato numa entrevista de emprego

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Momento crucial num processo seletivo, é a entrevista de emprego. Hoje em dia, temos diversas ferramentas de avaliação de um candidato num processo seletivo, mas a entrevista continua sendo peça fundamental para a continuidade do profissional no processo.

Ouço muito falarem que a entrevista de emprego é complicada, pois você não sabe o que o outro quer escutar, o que ele está avaliando exatamente. De fato, a questão de “gostar ou não” do candidato, vai muito da percepção de cada entrevistador. Todavia, alguns pontos são comuns para uma entrevista de sucesso.

Vamos a três pontos importantes?

1) Mostre-se bom tecnicamente
É preciso mostrar que você domina sua área, que tem vasto conhecimento, experiência e atuação. Para isso, além de falar que faz ou já fez, cite algum exemplo que comprove sua fala. Mostre resultados. Cite uma situação inesperada e que foi solucionada com êxito por você.

É importante para o entrevistador, ter certeza que o candidato é expert em seu assunto e que somará com o restante do time, especificamente em sua área de atuação. Não pense em não se aprofundar em determinado assunto, ou em não utilizar termos técnicos por conta do entrevistador ser da área de RH. Um bom Headhunter estuda previamente e tem algum conhecimento para saber se você de fato tem os conhecimentos técnicos necessários, ou se está querendo ser superficial achando que ele não entende nada.

2) Tenha inteligência emocional
A ideia é passar o comportamento adequado e esperado para um profissional naquela posição. Fatores que podem influenciar o comportamento buscado, são: área de atuação e nível hierárquico da vaga. Se sua área de atuação é mais analítica, espera-se um profissional mais centrado, sério, que não seja extravagante, porém que se relacione bem com os colegas, pois ele precisará de pessoas para o apoiarem. Se você está pleiteando um cargo de liderança, é necessário demonstrar uma boa gestão de pessoas, com comunicação adequada, saber dar feedback, contornar situações sensíveis. É importante demonstrar confiança em informações, ainda mais se for um cargo estratégico. Vestir a camisa da empresa e ter sentimento de dono, é o que mais se busca num profissional. A questão emocional é muito mais difícil de ser mudada do que a técnica por exemplo, que você aprende. Por isso, pode ser que um profissional que tenha razoável nível técnico mas excelente nível emocional fique com a vaga, ao invés de alguém extremamente bom tecnicamente mas sem competências comportamentais necessárias para a vaga.

3) Faça o Rapport
Observe o entrevistador e entenda como ele é, para que você aja de acordo com ele, e assim possa atender as expectativas dele de uma melhor forma.

Se o entrevistador é uma pessoa objetiva e rápida, coloque suas respostas sem muitos rodeios. Fale o necessário, porém não dê muitas voltas pois irá cansá-lo e ele logo irá querer finalizar a entrevista. Se o entrevistador fala baixo e devagar, tente acompanhar o ritmo dele. Geralmente pessoas que falam baixo, se irritam ao falar com pessoas com o tom de voz muito alto, e o contrário também é verdadeiro. Caso o entrevistador o interrompa e pule para uma próxima pergunta, não tente terminar o assunto anterior.

Ele o interrompeu pois aquilo não era significativo para ele, e ele está indo para um assunto mais importante para ele naquele momento. Então, acompanhe o ritmo dele. Verifique também a expressão corporal. Se tremendo as pernas e movimentando a caneta, pode estar com pressa, então não se alongue demais. Se fazendo várias perguntas sobre determinado assunto, talvez ainda não tenha tirado as dúvidas que queria a respeito daquilo, então seja mais profundo no assunto.

Rapport é, em linhas gerais, agir de acordo com a ação do outro. Não é mentir ou fingir, mas sim ser empático de acordo com o comportamento do outro, aumentando assim suas chances de sucesso.
Boa semana! Fiquem com Deus!

Paula Pedrosa

É CEO, Headhunter, Jobhunter e Coach de Carreira da Paula Pedrosa Headhunter & HR Solutions. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio

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