Pesquisar
Close this search box.

O que não é liderar

Saber liderar é um grande desafio para todos nós. 

Liderar nossos impulsos, temperamentos, pensamentos e tantas outras abordagens do liderar a nós mesmos. 

Liderar pessoas em qualquer contexto que nossa influência alcançar, como pai, mãe, vizinho, profissional. Ter a capacidade de mobilizar pessoas para melhor interação e entregas mais efetivas são obstáculos diários a serem vencidos.

Liderar um grupo de pessoas em busca de uma causa, rumo a um objetivo comum com todas as dificuldades que o coletivo impõem naturalmente é cheio de conflitos, contrariedades e necessidades de ajustes e acordos administrados pelos líderes.

Mais hoje, não falarei do é liderar e sim do que não é liderar. A ideia é fazer refletir sobre atitudes que afastam pessoas competentes, e com muito potencial de liderança, da verdadeira missão de deixar um legado positivo através das suas ações.

É uma provocação para todos nós que muitas vezes sabemos robustos conceitos do que é liderança, mas pouco questionamos sobre o que não é liderança. Temos definições elaboradíssimas e regras de ouro para ser líder, mas quase nunca avaliamos o não ser líder.

Primeiramente quero dizer que liderança não é sobre controle. Muitos gestores ainda acreditam que precisam exercer um grau de comando e controle para que possam ser líderes. 

No passado foi muito evidenciado que quanto mais o gestor tivesse controle das situações e pessoas, mais seria tido como uma boa liderança. Ainda temos muitos gestores com essa postura, obviamente essa atitude já está se extinguindo e sendo substituída pela construção de times autônomos e auto gerenciáveis, em que a figura do líder é circunstancial ao redor de projetos específicos e situacional ao organizar e aproveitar as qualidades individuais para atuarem em cenário pouco previsível. Para esta postura, o que conta não é o comando, mas a confiança.

Com toda intensidade, liderar não é gerar clima de tensão e ameaças, intimidando, excluindo e impondo suas opiniões a qualquer custo. Quando o líder deixa de favorecer um ambiente em que todos possam compartilhar de suas ideias, expressar suas sugestões, propor melhorias, deixa automaticamente sua força como liderança diminuir, pois perde a comunicação colaborativa entre todos os membros do time e consequentemente o caminho de efetividade nas conexões e produtividade.

Não precisaria, mas não custa registrar que liderança não é cargo. A posição hierárquica é apenas um conjunto de atribuições e responsabilidades das quais demonstram certo nível de possibilidades de autorizações. Sendo assim, nem todo gestor é líder. Nem todos aqueles que possuem grandes patentes são líderes.

Outra perspectiva é que você não deixa de ser líder se colocar a mão na massa e também contribuir com a relação das tarefas da equipe. Líder não é aquele que fica somente na teoria, que só treina, acompanha e delega. Estas são ações importantes, mas líder é aquele que também faz. Não viva somente de falar, dar ordens e fazer cobranças, mas apresente também resultados das próprias experiências de execução. Todos da equipe deve contar com o líder para os resultados e não somente para dizer o que precisa ser feito.

Os “não lideres” também são aqueles que não sabem ou não querem ensinar. Infelizmente ainda temos pessoas que pensam que reter conhecimento, guardar informações que podem ser compartilhadas são estratégias utilizadas por muitos. Pessoas que puxam todas as responsabilidades para si e esquecem que desenvolver para delegar favorece o ambiente para formação de novos líderes e com isto evolução pessoal e do negócio.

Esta lista não esgota aqui, ser líder não é ser o que sempre tem que gerar a solução, não tem que ser aquele que não tem medos ou inseguranças. 

Se você percebeu que suas atitudes atuais mais afastam do que aproximam você da liderança, já avançou muito hoje, pois reconhecer é o primeiro passo para começar a refletir e repensar novas atitudes para construir uma verdadeira liderança. Parabéns! Agora, busque táticas e estratégias para sua evolução e cresça como líder.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar