Pesquisar
Close this search box.

O que é ser livre?

Um dos sentimentos mais desejado do ser humano em todos os tempos é a liberdade. Todo mundo quer ser livre. Mas você sabe o que é ser livre? O que é a liberdade? Qual o preço da liberdade? Quanto custa ser livre?

Liberdade pressupõe responsabilidade no que se faz, no que se fala, no que se escreve e possibilidade de cuidar de si mesmo e do outro. Ou seja, liberdade não é e nunca será o que prega o senso comum: “fazer o que quer”.

Jean-Paul Sartre, filósofo existencialista, um dos maiores pensadores do século passado, defende que a nossa liberdade acontece nas escolhas que fazemos diante de todas as condições em que estamos envolvidos. Diz ele:

“A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo.”

Em outras palavras: estamos condenados a ser livres! “Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre, porque uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer” – diz o filósofo francês.

Já para Immanuel Kant, filósofo prussiano, num primeiro momento, liberdade é a ausência de determinações externas ao comportamento humano. Nesse sentido, diz ele:

“Você é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas”.

Num segundo momento, a liberdade tem leis, e se essas leis não são externamente impostas, só podem ser autoimpostas.  Nesse sentido, diz ele:

“Virtude e dever são duas coisas diferentes. O dever é uma coerção, a virtude uma liberdade. Ambas necessárias, claro, solidárias uma com a outra evidentemente, mas antes complementares.”

Este último exemplo seria o conceito positivo de liberdade para Kant. Ou seja, liberdade é a propriedade dos seres racionais de legislarem para si próprios. Na filosofia de Kant, portanto, liberdade e moralidade são indissociáveis.

A liberdade, assim como o direito, não é algo pronto, que se adquire com o passar do tempo ou com o passar dos anos. É preciso organização, luta, disposição e guerra para conquistá-la. E isso pode ser visto tanto na história passada da humanidade como na história presente.

Você já parou para pensar quantas pessoas morreram para termos a liberdade política que temos hoje? Quantas lutas foram travadas pela abolição da escravidão? Pelo direito do voto feminino? Pelo direito das crianças? Pelo direito dos trabalhadores? Pelo direito dos povos indígenas? Pela liberdade religiosa e de culto?

O valor da liberdade consiste em conhecer os nossos direitos e deveres, lutar por eles e não aceitar que pessoas inescrupulosas, com interesses escusos, ameacem o direito que cada um tem de viver com dignidade como convém, onde convém e com quem lhe convém. Isso sim é liberdade!

Por fim, quem é cristão de verdade não deve ter medo de lutar pela liberdade e exigir igualdade e fraternidade para todos. Afinal, foi o próprio Jesus Cristo que disse aos seus seguidores (João 8,32): “Conhecereis a Verdade e ela vos libertará.” Só em Cristo somos verdadeiramente livres!

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar