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O pesadelo mercadológico

Tudo muda o tempo todo a todo instante, as preparações, adaptações estão nos acompanhando lado a lado, sejam nos desafios, nas derrotas e nas vitórias, nos projetos e nas realizações. Mas aonde ficam as perspectivas, os alinhamentos e todas as circunferências rotineiras que buscam a melhoria contínua? As empresas do eixo familiar e as independentes estão à beira de um grande impacto econômico e ataque de nervos, que irá influenciar seu comportamento e estrutura significativamente em uma ordem decrescente.

Visto isso, durante anos e anos nos assombrando, enraizando nas perspectivas governamentais, dos descréditos convertidos em um cenário puído por uma fragilidade nacional, vem a tal ponto de racionar o movimento comercial, estamos à frente das dores e angústias dos donos de empresas, acompanhando de perto essas necessidades e influências mercadológicas.

Existe um mecanismo, uma metodologia, uma racionalidade e diversos meios com muitas alternativas, e por quê não se utiliza? Qual o medo e porquê o desespero? Que monstro é este que vem devorando com esses pesadelos sem fim? São várias perguntas sem respostas e aonde estamos para o enfrentamento desta guerra de números sem lógica? É isso mesmo, os questionamentos sempre vêm à tona com total força em busca de respostas.

E o povo sofre, e vem sofrendo e calejando, acostumando com os desencontros do crescimento e nada acontece, pelo contrário só vai de “ladeira abaixo”, a política não vai beneficiar a população, iludido quem acha, a medida provisória para ser aprovada passou 28 anos e quando é aprovada vem tentando manipular a população, isso realmente passou sendo uma comédia e quem vai pagar é o contribuinte, por que isso é um fato. 

As evidências no mercado jamais mudarão independente da política, isso sempre esteve nos acompanhando e repito, o que muda o sentido do resultado do jogo é a forma de jogar, com qual estratégia está sendo direcionado as empresas que estão em busca de melhorar? É bem isso, a metodologia muda o sentido no final. As empresas tradicionais que ainda não implantaram um método de alinhamento continuam crescendo de forma errada e uma hora a conta chega bem alta, refletindo no crescimento de muitas dívidas ao longo dos anos, isso se deve pelo modelo de gestão fechado e limitado, não agregando competências entre seus dirigentes e colaboradores.

Os três parâmetros de faturamento nas empresas são bem definidos, o do atendimento, da comunicação e do pós-venda, hoje o modelo de negócio agrega diversas possibilidades no impacto econômico, possibilitando as adequações de acordo com cada cliente e seu modo de lidar, assistindo de fora esse ambiente, observamos muitas deficiências nesses mecanismos. Hoje no Brasil é muito difícil alguém ser bem atendido nos estabelecimentos comerciais, deixando à desejar a abordagem, à comunicação e o pós-venda, não adianta você entender do seu produto ou serviço se não souber oferecer a seu cliente, em sua necessidade, sensações e até desejos, os donos de empresas, gestores e líderes precisam entender como se lê um perfil, quem deve ocupar uma engrenagem, pois fazendo diversas objeções entende-se que tudo ao redor é questão de “vender” e isso requer competências e expertise no ambiente de negócios. 

Esclarecendo um exemplo de empresas do mesmo seguimento e mesmo tamanho de acordo com que todos se deparam dentro do âmbito tributário, a empresa A fecha as portas e a empresa B continua, assim podemos observar a diferença no andamento que é exatamente explanado acima, a única forma de se diferenciar do seu “concorrente’’ é seu modo de jogar e a estratégia a ser seguida, isso te determina competente nas suas atribuições gerais de gestão de acordo com seu plano gerencial.

Concentre-se naquilo que você é bom. Delegue todo o resto.   Steve Jobs

Giovanni Montini

Empresário, Consultor empresarial e financeiro, autor literário de Gestão e Negócios, Palestrante.

Inf.: 92 99234-5952

www.sie.manaus.br

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