22 de julho de 2024
Pesquisar
Close this search box.

O líder é o mestre que ajuda

As pessoas tendem a criar a imagem do líder como chefe,  aquele que é supremo ou o pronto para todas as respostas, mas se reconstruirmos em nossa mente o que de fato é a função de um líder, vamos compreender que ele tem o papel de mestre na vida daqueles que conduz. E todo bom mestre será sempre um excelente aprendiz.

O verdadeiro líder não é aquele que impõe o que deve ser feito ou executado, ele não age com autoritarismo e soberba, pelo contrário, é ele que pensa no coletivo e estimula a sua equipe a pensar de igual forma, ele quem conduz, ensina, mostra os meios e busca solucionar as questões que surjam no caminho. No entanto, não é o dono da verdade, não é o de dúvida zero, muito menos o que precisa ser o provedor de todos os caminhos. Ele nada mais é do que um agente de mudança do meio em que está inserido e para isto, sempre disposto a compartilhar, aprender e ensinar.

Um bom líder tem características marcantes e fáceis de identificarmos. Ele é:

  • Bom comunicador: É aquele que usa a comunicação como forma de ajudar a equipe e resolver os problemas que surjam. A linguagem é uma forma poderosíssima de buscar novas soluções, meios e caminhos para seguir e tomar.
  • Possui boa relação interpessoal: Gostar de pessoas e saber lidar com elas é uma das características boas de um líder e que engloba, de certa forma, a boa comunicação. Somente uma pessoa que gosta de outras pessoas é capaz de entender a individualidade de cada uma e sabe onde agir e como agir diante delas e de suas características.
  • Conhece a equipe: Aquele que busca conhecer as pessoas com que está se relacionando, entender as motivações, anseios, limitações e particularidades, consegue ter maior sucesso diante do time, porque sabe quais ações pode tomar para incentivar e apoiar o colaborador em busca dos resultados, e por consequência auxilia no ganho conjunto.
  • Transparente: Ser transparente não é característica absoluta de um líder, mas de todo ser humano. A transparência deve ser indispensável ao líder que quer exercer bem o cargo que ocupa porque é por ela que gerará confiança em sua equipe.
  • Bom ouvinte: Aquele que sabe ouvir o outro já está bem à frente dos demais. As pessoas falam o tempo todo e querem depositar todas as informações que estão em suas cabeças em um sujeito à sua frente, quando tomamos esse posicionamento de apenas depositar informações e não ouvir, perdemos um elemento de interesse que está em ouvir alguém que realmente precisa. Ouvir atentamente, sem devaneios, mas buscando entender o outro.
  • Inspirador: O líder é aquele que inspira a sua equipe a ser melhor, não porque ele não possui defeitos, mas porque é humano e tem características que elevam as outras pessoas.

As características não servem para que torne as pessoas engessadas, mas para que sejam meios de construção de uma pessoa diferente e cada vez melhor; o caminho ao sucesso é construído quando olha-se para si e rompe-se a barreira do egocentrismo, só assim há melhora e mudança genuína. 

Querer ajudar é uma habilidade que podemos desenvolver à medida em que vai se galgando outros caminhos, outros rumos e histórias. O líder que é capaz de ultrapassar a barreira de suas próprias limitações é aquele que conduz a equipe ao sucesso e consegue chegar ao sucesso pessoal.

E você líder, o que tem feito para que a sua equipe se inspire em você? Quais são as suas estratégias para ser mestre que sempre ensina porque sempre aprende? Quais são suas competências diariamente exercitadas nas boas relações? Como tem administrado sua rotina para que as tarefas e as pessoas sejam consideradas em suas entregas?

É como diz o ditado: “A palavra convence, o exemplo arrasta”. Seja você o ponto de melhora na vida das pessoas ao seu redor que buscam crescimento e que querem romper as próprias barreiras. Seja mestre e apoio dos que precisam, direcionando o caminho. 

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar